X

Categoria: Filosofia da Ciência

A Segunda Lei de Newton seria uma simples definição operacional de força?

Olá, professor, tudo bem? Alguns autores de livro texto consideram a segunda Lei de Newton como uma definição operacional de força. Em que se baseia essa afirmação? Não consegui perceber o real motivo desses autores considerarem a segunda Lei como uma definição. Agradeço a resposta. Grande abraço! Ler mais»

Um bloco de madeira entre água e óleo: porque o óleo contribui para o empuxo?

Oi professor. Estava fazendo exercícios sobre empuxo quando me deparei com uma questão e não concordei com o raciocínio. Há um bloco de madeira que está imerso em água e óleo. Metade do bloco está imerso na água e a outra metade no óleo. O exercício pedia para encontrar a densidade do bloco. A princípio […] Ler mais»

Gedankenexperiment: Pressão na caixa que é conectada à atmosfera de grande altitude

Olá Tenho um experimento imaginário: Imaginemos que uma caixa na superfície da Terra seja preenchida com ar atmosférico por um orifício. Agora trancamos esse orifício  e colocamos uma mangueira finíssima de 1 km de comprimento acoplada no local deste orifício e esticamos essa mangueira até a altura de 1 km (saiba que a mangueira possui […] Ler mais»

História da Astronomia: Le Verrier e a descoberta de Netuno

Olá, estou querendo criar meu TCC a respeito dos processos históricos matemáticos que levaram à descoberta do planeta Netuno. Queria saber um pouco mais como foi desenvolvido esse processo matemático. Como foram calculadas as perturbações no planeta Urano que levou o astrônomo francês Le Verrier a descobrir a existência de Netuno? E onde posso encontrar […] Ler mais»

Energia é abstrata?

Obrigado Professor Lang, pela resposta a minha questão anterior. Agora uma nova pergunta, inspirada pelo seguinte vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=rUwwMWAiU2g Nele o físico explica que a energia é uma "quantidade abstrata", entretanto, é comum ver explicações sobre a teoria das cordas afirmando que estas "cordas" seriam feitas de energia! Se a energia não é substancial, como algo poderia […] Ler mais»

Seria a Primeira Lei de Newton um caso particular da Segunda Lei?

Boa noite, professor. Em discussões com alguns amigos, levantou-se o questionamento se a primeira lei de Newton seria ou não um caso particular da segunda. O senhor poderia me elucidar quanto a essa questão? Desde já, agradeço a atenção. Ler mais»

ARISTARCO e as POSSÍVEIS ORIGENS de seu HELIOCENTRISMO

  Nesta postagem o Prof. Alexandre Medeiros discute sobre as possíveis razões que levaram Aristarco de Samos a propor o seu heliocentrismo. Ler mais»

Deus estava lá?

Recentemente vi um video do fisico Steve Hawking em que ele deduz que não foi necessario um criador para que nós e nosso universo existamos. Segundo ele, assim como particulas aparecem expontaneamente em nosso universo, o proprio big bang teria surgido de mesma forma originando o proprio espaço e tempo sem a necessidade de um […] Ler mais»

Como Eratóstenes mediu 7° entre Assuã e Alexandria para achar a circunferência da Terra?

Professor, como Eratóstenes conseguiu medir 7° entre Assuã e Alexandria para descobrir a circunferência da Terra? Ler mais»

Dúvidas sobre Princípio e Lei

Caros, boa tarde. Estou com uma duvida sobre semântica. Falo sobre o significado de princípio e de lei, na Física. Tomo como exemplo a Lei de Hooke. Acredito não haver dúvida que se trata de uma Lei. Trata-se de uma expressão matemática que descreve bem o comportamento de uma mola que não é permanentemente deformada. […] Ler mais»

1 2 3