X

Categoria: Filosofia da Ciência

Inércia e Princípio de Mach.

Olá, professor! Você poderia explicar sobre o princípio de Mach e a relação com a inércia de Newton? Ler mais»

Galileu e a teoria de marés: uma maré alta por dia?

Caríssimo professor, mais uma vez parabéns pelo excelentíssimo trabalho que você realiza aqui no CREF! Seu artigo "Marés, fases principais da lua e bebês" me ajudou muito na minha monografia outrora. E com relação ao tema, é verdade que o modelo de marés de Galileu previa uma maré alta a cada 24 h? Desde já, […] Ler mais»

Qual é a explicação para a produção de campos eletromagnéticos?

Olá professor Lang, nos é ensinado que corrente elétrica produz campo eletromagnético. Fisicamente, por que há essa produção de campo eletromagnético? Obrigado! Ler mais»

Significado do termo “descoberta científica”.

Sou licenciando em física iniciante, alinhado com os propósitos do IF. Meu cenário é a sala de aula e as questões se inserem no escopo do ensino da física. A leitura do interessante artigo “TRÊS EPISÓDIOS DE DESCOBERTA CIENTÍFICA: DA CARICATURA EMPIRISTA A UMA OUTRA HISTÓRIA” de Lang e Peduzzi, parcialmente apresentado e discutido em […] Ler mais»

Experimentos de Michelson-Morley e a Terra Plana

Boa tarde, Peço desculpas por incomodar vocês com assunto tão irrelevante, mas é que meu primo enveredou para essa teoria terraplanista e quero trazê-lo para a sanidade novamente. Ocorre que os terraplanistas afirmam que os experimentos desses cientistas, Michelson e Morley foram realizados para provar o movimento da terra e que por repetidas vezes eles […] Ler mais»

Corrente elétrica é definida com um vetor no Griffiths. Está correto?

Boa tarde. Me chamo William, e sou aluno de graduação em Física da UFPel. Estou fazendo a disciplina Teoria Eletromagnética, e então entrando no assunto de magnetostática, acabamos se deparando com uma nova definição de notação do conceito de corrente elétrica i, descrita pelo livro de Teoria Eletromagnética Capitulo 5  (David J.GRIFFITHS 3° edição). Estamos […] Ler mais»

A Segunda Lei de Newton seria uma simples definição operacional de força?

Olá, professor, tudo bem? Alguns autores de livro texto consideram a segunda Lei de Newton como uma definição operacional de força. Em que se baseia essa afirmação? Não consegui perceber o real motivo desses autores considerarem a segunda Lei como uma definição. Agradeço a resposta. Grande abraço! Ler mais»

Um bloco de madeira entre água e óleo: porque o óleo contribui para o empuxo?

Oi professor. Estava fazendo exercícios sobre empuxo quando me deparei com uma questão e não concordei com o raciocínio. Há um bloco de madeira que está imerso em água e óleo. Metade do bloco está imerso na água e a outra metade no óleo. O exercício pedia para encontrar a densidade do bloco. A princípio […] Ler mais»

Gedankenexperiment: Pressão na caixa que é conectada à atmosfera de grande altitude

Olá Tenho um experimento imaginário: Imaginemos que uma caixa na superfície da Terra seja preenchida com ar atmosférico por um orifício. Agora trancamos esse orifício  e colocamos uma mangueira finíssima de 1 km de comprimento acoplada no local deste orifício e esticamos essa mangueira até a altura de 1 km (saiba que a mangueira possui […] Ler mais»

História da Astronomia: Le Verrier e a descoberta de Netuno

Olá, estou querendo criar meu TCC a respeito dos processos históricos matemáticos que levaram à descoberta do planeta Netuno. Queria saber um pouco mais como foi desenvolvido esse processo matemático. Como foram calculadas as perturbações no planeta Urano que levou o astrônomo francês Le Verrier a descobrir a existência de Netuno? E onde posso encontrar […] Ler mais»

1 2 3 5