X

Categoria: Filosofia da Ciência

Energia é abstrata?

Obrigado Professor Lang, pela resposta a minha questão anterior. Agora uma nova pergunta, inspirada pelo seguinte vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=rUwwMWAiU2g Nele o físico explica que a energia é uma "quantidade abstrata", entretanto, é comum ver explicações sobre a teoria das cordas afirmando que estas "cordas" seriam feitas de energia! Se a energia não é substancial, como algo poderia […] Ler mais»

Seria a Primeira Lei de Newton um caso particular da Segunda Lei?

Boa noite, professor. Em discussões com alguns amigos, levantou-se o questionamento se a primeira lei de Newton seria ou não um caso particular da segunda. O senhor poderia me elucidar quanto a essa questão? Desde já, agradeço a atenção. Ler mais»

Relatividade de Einstein: demonstração dos princípios?

Boa noite. Gostaria de saber se existe alguma demonstração dos seguintes princípios: 1) As Leis da Física são idênticas em relação a qualquer referencial inercial. 2) A velocidade da luz é uma constante universal  independente da velocidade da fonte. Alem disso, ela é a mesma em todos os sistemas de referência. Obrigado. Ler mais»

Princípio da Legalidade e Mecânica quântica

No livro Epistemologia, do Mario Bunge, o autor aborda a questão do indeterminismo, expondo esta tese: "posto que os fatos físicos observáveis (que são os únicos acerca dos quais tem sentido falar) estão à mercê do experimentador, não existe legalidade objetiva. Em outras palavras, a ocorrência dos fatos físicos depende do experimentador, cujas decisões e ações […] Ler mais»

Copérnico NÃO aboliu e usou epiciclos!!!

Professor Lang da Silveira O senhor poderia justificar sua afirmação, que vai contra o que aprendi, de que “Copérnico não tinha restrições ao uso de epiciclos e efetivamente os utilizou. Copérnico aboliu o equante!”   Agradeço sua contribuição e obrigado pela contribuição dos comentários. Ler mais»

NÃO é verdade que os experimentos de Michelson-Morley derrubaram a “teoria do éter luminífero”!

Alguém no Facebook afirmou: Várias "experiências" foram feitas para se determinar a velocidade da luz. Mas o "grande" experimento da velocidade da luz, foi feito por Michelson e Morley, acho que um ano antes de Einstein nascer, que além de determinar a velocidade da luz com grande precisão, também derrubou por vez a teoria do […] Ler mais»

Determinação da distância Terra-Sol na antiga Grécia

Mestre Fernando Tu que sabes tudo (ou quase, mas falta pouco), por favor me diga de como os gregos calcularam a distância da terra ao sol. Dê uma esmolinha, por favor, para um cego da ciência dos astros(e das estrelas da TV, que delas tu sabes tudo). Grande abraço. Franklin Ler mais»

A grande descoberta de Ørsted em 1820 aconteceu por acaso?

O físico e químico dinamarquês Hans Christian Ørsted (1777-1851)em 1820 percebeu que um bússola colocada nas imediações de um fio metálico era defletida quando no condutor havia uma corrente elétrica. Esta constatação experimental foi de capital importância para todo o ulterior desenvolvimento do Eletromagnetismo. Teria a descoberta de Ørsted ocorrido ao acaso? Ler mais»

Reflexões sobre os 100 anos do ÁTOMO DE BOHR

Postagem do Prof. Alexandre Medeiros EXCELENTE artigo sobre as ORIGENS históricas do ÁTOMO de BOHR escrito pelo nosso amigo Alexandre C Tort (IF-UFRJ) e dois de seus colegas, Antônio Carlos dos Santos e Francisco Parente. O texto é ótimo, sobretudo, porque: 1. Tem um tratamento ao mesmo tempo preciso e didático; perfeitamente acessível à compreensão de […] Ler mais»

REALISMO CRÍTICO

O que é REALISMO CRÍTICO? Ler mais»

1 2