X

Categoria: Física Nuclear

Momento de dipolo magnético do nêutron

Bom dia. O nêutron possui carga elétrica nula, ou quase isso. O momento angular do spin de elétrons e prótons está relacionado a carga elétrica que irradia campo magnético. o bóson fóton não participou da constituição dos neutrinos. Se este bóson é o que carrega a energia eletromagnética, e se é a ela que de […] Ler mais»

Conservação da massa e da energia no núcleo atômico

Nos processos nucleares, por exemplo no decaimento alfa, onde um núcleo de hélio é ejetado pelo núcleo, levamos em conta que a massa dos "reagentes" é igual a do produto, mas temos energia liverada, e e muito comum dizermos q a energia liberada vem da diferença de massa. Mas qual a massa q se transformou […] Ler mais»

Dúvidas sobre antimatéria

Bom dia, Terminei o episódio sobre Antimatéria do Fronteiras da Ciência e fiquei com alguns questionamentos : 1 - Ao produzir uma partícula antialfa, a mesma poderia ser aplicada para controlar radiação alfa, ou a energia gerada por esse encontro seria mais danosa que a radiação alfa em si? Caso possível o mesmo poderia ser […] Ler mais»

Energia é abstrata?

Obrigado Professor Lang, pela resposta a minha questão anterior. Agora uma nova pergunta, inspirada pelo seguinte vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=rUwwMWAiU2g Nele o físico explica que a energia é uma "quantidade abstrata", entretanto, é comum ver explicações sobre a teoria das cordas afirmando que estas "cordas" seriam feitas de energia! Se a energia não é substancial, como algo poderia […] Ler mais»

Elementos químicos e as estrelas

Se os elementos químicos são gerados na fornalha nuclear das estrelas. É possível que existam elementos estáveis diferentes dos conhecidos ?? Ou em toda a extensão do universo só podem existir os 92 dois elementos químicos naturais da tabela periódica. Ler mais»

Proporcionalidade entre as ordens de grandeza das 4 forças fundamentais da natureza

Tem um aluno aqui dizendo que a força gravitacional ser considerada a mais fraca das 4 forças da natureza  é algo SUBJETIVO, porque no caso de buracos negros ela seria altissima etc etc......nele discorda daquela escala intensidades das forçasn1) força nuclear forten2) força eletromagnetican3) força nuclear fraca 4) força gravitacional. Então eu pergunto:  essa escala […] Ler mais»

Spin Nuclear – Bit Quântico

No modelo de processadores quânticos utilizando o átomo de fósforo, para gerar o Bit Quântico, o spin do núcleo irá influenciar? Ler mais»

Física de particulas: o que o glúon perde?

Estava lendo esse trabalho de mestrado http://www.if.ufrgs.br/mpef/Hipermidias/Mutzenberg/arq/tr00.pdf e em uma parte consta "Devido ao fato do fóton não possuir carga elétrica ele não emite fótons, já os glúons possuem carga cor, dessa forma, podem emitir glúons (pag 10)". O que o glúon original perde ao emitir o novo glúon? Ler mais»

Estabilidade Nuclear entre Isótopos do Urânio

O decaimento ocorre com o intuito de estabilizar o núcleo. O Urânio 238 tem uma relação entre nêutrons e prótons maior do que o Urânio 235 o que o tornaria mais "instável".E essa maior instabilidade do U235 o faz ser utilizado em usinas nucleares e não o U238. Por que o U235 é mais "instável" […] Ler mais»

Estabilidade nuclear

Professor, em uma reação nuclear de captura de Nêutron, por exemplo, Hidrogênio tornando-se Deutério e emitindo raios gama, por que o raio gama é liberado? Eu sei que é por equilíbrio de energia no núcleo, mas não consigo visualizar bem esse tal equilíbrio. Poderia o senhor esclarecer? Abraço! Ler mais»

1 2