X

Categoria: Física Nuclear

Energia é abstrata?

Obrigado Professor Lang, pela resposta a minha questão anterior. Agora uma nova pergunta, inspirada pelo seguinte vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=rUwwMWAiU2g Nele o físico explica que a energia é uma "quantidade abstrata", entretanto, é comum ver explicações sobre a teoria das cordas afirmando que estas "cordas" seriam feitas de energia! Se a energia não é substancial, como algo poderia […] Ler mais»

Elementos químicos e as estrelas

Se os elementos químicos são gerados na fornalha nuclear das estrelas. É possível que existam elementos estáveis diferentes dos conhecidos ?? Ou em toda a extensão do universo só podem existir os 92 dois elementos químicos naturais da tabela periódica. Ler mais»

Física de particulas: o que o glúon perde?

Estava lendo esse trabalho de mestrado http://www.if.ufrgs.br/mpef/Hipermidias/Mutzenberg/arq/tr00.pdf e em uma parte consta "Devido ao fato do fóton não possuir carga elétrica ele não emite fótons, já os glúons possuem carga cor, dessa forma, podem emitir glúons (pag 10)". O que o glúon original perde ao emitir o novo glúon? Ler mais»

Estabilidade Nuclear entre Isótopos do Urânio

O decaimento ocorre com o intuito de estabilizar o núcleo. O Urânio 238 tem uma relação entre nêutrons e prótons maior do que o Urânio 235 o que o tornaria mais "instável".E essa maior instabilidade do U235 o faz ser utilizado em usinas nucleares e não o U238. Por que o U235 é mais "instável" […] Ler mais»

Estabilidade nuclear

Professor, em uma reação nuclear de captura de Nêutron, por exemplo, Hidrogênio tornando-se Deutério e emitindo raios gama, por que o raio gama é liberado? Eu sei que é por equilíbrio de energia no núcleo, mas não consigo visualizar bem esse tal equilíbrio. Poderia o senhor esclarecer? Abraço! Ler mais»

Elementos químicos

Elementos químicos com número atômico superior a 92 não são estáveis e não são encontrados na natureza devendo ser sintetizados em laboratório. Por quanto tempo "sobrevive" cada um desses elementos e como são estipuladas suas propriedades? Ler mais»