X

Categoria: Forças inerciais

Seria a mítica Terra Plana um Elevador de Einstein?

Olá professor tudo bem? Espero que sim! Minha dúvida é a seguinte. Se imaginarmos a terra sendo plana e acelerada (valor de 9,81m/s2) na direção perpendicular ao plano que contém sua superfície. Se imaginarmos neste cenário a queda de um corpo partindo do repouso no referencial da Terra Plana, o tempo de queda deste corpo […] Ler mais»

Questão do vestibular da UFT sobre referencial acelerado (não inercial).

Olá professor Fernando Lang da Silveira, Uma questão de física do Vestibular da Universidade onde sou servidor técnico (UFT) versava sobre o comportamento de duas esferas (uma presa ao teto do recipiente e outra ao fundo) em um recipiente acelerado. A questão está abaixo. Ora, esse comportamento é facilmente entendido a partir do estudo dos […] Ler mais»

Por que eu não noto mudanças no meu peso devido à gravidade do Sol?

Prezado Fernando. Gostaria de saber porquê que em uma Terra esférica com forte influência gravitacional do Sol, o meu peso a noite é o mesmo peso pela manhã? Já que a pela manhã a força gravitacional do Sol está atenuando a força gravitacional da Terra em relação a mim. Já a noite as forças se […] Ler mais»

Explicando as marés sizígias

Caros professores, Gostaria de uma explicação do que são marés sizígias e qual é a carcterística que as diferencia das demais. Desde já agradeço. P.S.: Caso esta pergunta já tenha sido respondida antes, desconsiderem. É que não consegui achar no sistema interno de busca do site. De qualquer forma agradeço. Ler mais»

Dúvida sobre efeito de Coriolis no avião

Prezado Prof. Fernando Lag da Silveira, creio que sua interpretação da Força Inercial de Coriolis esta equivocada nas explicações prestadas em A rotação da Terra influencia o tempo de voo de uma aeronave?. De fato o efeito de Coriolis atua sobre viagens horizontais na superfície terrestre, mas apenas em deslocamentos que tenham uma componente longitudinal, […] Ler mais»

Efeito de Coriolis: o caso do projétil e do helicóptero

Prof. Minha dúvida e a seguinte, sabemos que o motivo pelo qual não saímos voando pela Terra é simplesmente inércia, pois estamos na mesma velocidade de rotação da terra. A minha dúvida é, se um atirador der um tiro de 2400m, sabendo que eu e o alvo giramos de modo inercial, por que a bala […] Ler mais»

Simulação da gravidade terrestre

olá Mestres! Se quisermos simular a força da gravidade no interior de uma astronave fora de órbita devemos acelerá-la de modo que seus ocupantes sintam uma inércia equivalente à gravidade terrestre. A questão é: se o conceito de aceleração é a variação de velocidade por unidade de tempo, então para manter a inércia igual à gravidade por tempo […] Ler mais»

Força centrífuga é a reação à força centrípeta?

Professor Lang, antes de tudo, parabéns atrasado, obrigado pelo excelente trabalho que o senhor faz, ajudando-nos a desmistificar a física. Eu comprei recentemente num sebo, um livro do Martins-Pauli-Farid, é um livro antigo, que eu não conhecia. Estudando esse livro, me deparei com uma informação colocada ali, q diz o seguinte: para um referencial inercial, […] Ler mais»

Desvio de Coriolis para um projétil

Como posso calcular o desvio causado pelo Efeito Coriolis, no hemisfério Sul, em um disparo realizado por um fuzil, considerando a velocidade de um projétil sendo de 800 m/seg e a distância do alvo em 300 metros? Ler mais»

A cinemática e a dinâmica da aeronave em voo paralelo ao solo

Boa tarde, Tenho acompanhado a discussão a respeito da teoria da Terra plana, que, obviamente, não aceito. Porém, há um ponto insistentemente mencionado por eles, que é o fato de os aviões não realizarem uma correção durante o voo, mantendo-se em trajetórias retilíneas. Em sua argumentação, deveriam inclinar o bico para baixo a fim de […] Ler mais»

1 2 3 6