X

Categoria: Forças inerciais

Simulação da gravidade terrestre

olá Mestres! Se quisermos simular a força da gravidade no interior de uma astronave fora de órbita devemos acelerá-la de modo que seus ocupantes sintam uma inércia equivalente à gravidade terrestre. A questão é: se o conceito de aceleração é a variação de velocidade por unidade de tempo, então para manter a inércia igual à gravidade por tempo […] Ler mais»

Força centrífuga é a reação à força centrípeta?

Professor Lang, antes de tudo, parabéns atrasado, obrigado pelo excelente trabalho que o senhor faz, ajudando-nos a desmistificar a física. Eu comprei recentemente num sebo, um livro do Martins-Pauli-Farid, é um livro antigo, que eu não conhecia. Estudando esse livro, me deparei com uma informação colocada ali, q diz o seguinte: para um referencial inercial, […] Ler mais»

Desvio de Coriolis para um projétil

Como posso calcular o desvio causado pelo Efeito Coriolis, no hemisfério Sul, em um disparo realizado por um fuzil, considerando a velocidade de um projétil sendo de 800 m/seg e a distância do alvo em 300 metros? Ler mais»

A cinemática e a dinâmica da aeronave em voo paralelo ao solo

Boa tarde, Tenho acompanhado a discussão a respeito da teoria da Terra plana, que, obviamente, não aceito. Porém, há um ponto insistentemente mencionado por eles, que é o fato de os aviões não realizarem uma correção durante o voo, mantendo-se em trajetórias retilíneas. Em sua argumentação, deveriam inclinar o bico para baixo a fim de […] Ler mais»

Movimentos da Terra e sua percepção

Caro prof. Lang, Estou com dificuldade em entender a relação entre aceleração centrípeta, força centrífuga, atração gravitacional da Terra e inércia aplicadas ao movimento do planeta e aos corpos em sua superfície. Está correto dizer que a aceleração centrípeta é muito menor que a força de atração gravitacional da Terra sobre os corpos em sua […] Ler mais»

Rotação do planeta: por que não a sentimos?

Olá, minha pergunta é sobre a rotação da Terra. O que explica que nós permanecemos no planeta mesmo ele girando a cerca de 1700km/h e porque não sentimos esse movimento? Existe relação entre a gravidade terrestre e a forca inercial nessa percepção? Agradeço desde já. Ler mais»

Razão para a eficiência maior do freio dianteiro sobre o traseiro em veículos automotores

Professor Lang Leio atentamente as postagens do CREF e lhe agradeço por repartir conosco seus conhecimentos. Depois de sua postagem sobre os freios da motocicleta -Frenagem de motocicletas: somente o freio traseiro?  - fui pesquisar sobre a razão para os freios dianteiros serem mais eficientes do que os traseiros. Encontrei um material – https://coisasdeengenheiro.wordpress.com/category/dinamica-da-frenagem/  –  explicando […] Ler mais»

Módulo lunar rodopiando sob efeito de Coriolis?

Por que o módulo lunar, ao retornar para nossa atmosfera, não sofreu impacto do efeito Coriolis e saiu rodopiando desgovernado? Como explicam que nenhum dano relativo a isto aconteceu, nem há qualquer relato sobre isto? Ler mais»

Efeito do campo gravitacional do Sol na Terra

Não tenho estudo superior e sou leigo no assunto, mas eu estava me perguntando: Se o movimento de translação dos planetas é elíptico, sendo assim a proximidade da terra em relação ao sol varia com o passar do ano, e a gravidade do sol como a de qualquer estrela é extremamente maior que a da […] Ler mais»

Objeto que cai da torre na Terra em movimento: a resposta pré-galileana, de Galileu e da Mecânica Newtoniana

Olá, professor Lang, tudo bem? Vi um comentário sobre a velha discussão da queda corpo do topo da torre e um terraplanista usando o argumento de que a torre deve estar imóvel pois senão o corpo cairia a oeste dela . Até aí nada de novo pois o Galileu já deu a resposta. Mas estranhei […] Ler mais»

1 2 3 5