X

Categoria: Mecânica de fluidos

Tensão superficial: água não vaza da garrafa.

Prof. Lang Furei a lateral de uma garrafa pet com um alfinete e coloquei água. Percebi que a água somente vaza quando o nível se encontra mais ou menos 2 cm acima do orifício. Isto acontece por causa da tensão superficial da água, não é? Pesquisei sobre como calcular quanto a água deve ultrapassar o […] Ler mais»

Decolagem de aeronave em esteira transportadora

Boa tarde, Uma dúvida recorrente que surge no meio dos amantes da aviação é a seguinte: Imagine-se uma aeronave tipo Boeing 747 em cima de uma esteira grande e robusta que pode andar em sentido contrário ao das rodas do avião. A esteira foi concebida de tal forma que igualará a velocidade das rodas do […] Ler mais»

Por que a tinta não vaza da caneta em posição vertical?

Boa tarde, professor Lang ! É o XYZ, repórter da revista SuperInteressante. Um leitor nos enviou a seguinte questão: "Por que a caneta não vaza quando está de cabeça para baixo?" Pode nos ajudar novamente? Forte abraço! Ler mais»

Como o vácuo não destrói a nave ou o astronauta que dela sai para fazer reparos?

Boa noite professor, gosto muito dos seus escritos, parabéns. Você pode explicar como o vácuo não implode a nave e o astronauta que sai para fazer reparos? Ler mais»

Algo mais leve que o hidrogênio para se ter mais empuxo?

Prezado professor, Sou o mesmo que agora pouco enviou uma mensagem querendo saber um monte de coisas. Gostaria de saber uma outra que talvez saiba me dizer. Existe algo que cause um empuxo mais forte do que um balão de hidrogênio? Um gás mais leve que esse, por exemplo? Ou ainda criar um balão a […] Ler mais»

Pressão no impacto de projéteis

Vi várias postagens aqui discorrendo sobre a força de impacto de projéteis, mas e quanto a pressão? Como estimar corretamente a pressão exercida na bala e num alvo particular (placa de aço por exemplo), dado que a área de contato deve variar com a deformação? E a pressão aplicada ao projétil por um meio fluido? Ler mais»

Pressão de recipientes de GLP em paralelo

Boa tarde professor. A pressão de dois cilindros de GLP 13 kg ligados em paralelo aumenta no encanamento final? Ler mais»

Processo que levou o meteoro de Cheliabinsk na Rússia em 2013 a explodir

Caro professor Lang Gostei muito da postagem recente sobre o aquecimento de corpos supersônicos na atmosfera (Aquecimento de objetos pelo “atrito” com a atmosfera ), aprendendo que de fato o processo não é atrito. Gostaria de entender como ocorreu a explosão do meteoro de 2013 sobre a Rússia. Agradeço antecipadamente se o sr. puder responder. […] Ler mais»

Frenagem em meio líquido: a imersão do saltador parece quase não depender da altura de queda!

Atuo como professor de Educação Física e pratico canionismo. A minha pergunta busca o esclarecimento sobre as razões de uma variação tão pequena na relação altura do salto e profundidade de imersão do saltador. Entre um salto de 3 metros e um salto de 10 metros parece-me, pela experiência que a diferença de emersão não […] Ler mais»

Aquecimento de objetos pelo “atrito” com a atmosfera

Caro professor, tenho uma dúvida que meus professores de física não conseguiram me responder: um objeto ao penetrar na atmosfera e seguir ao solo com aceleração da gravidade tende a aquecer com o atrito das partículas do ar e na maioria dos casos se desintegra antes de chegar ao solo. Então como é possível que […] Ler mais»

1 2 3 5