X

Categoria: Mecânica de fluidos

Algo mais leve que o hidrogênio para se ter mais empuxo?

Prezado professor, Sou o mesmo que agora pouco enviou uma mensagem querendo saber um monte de coisas. Gostaria de saber uma outra que talvez saiba me dizer. Existe algo que cause um empuxo mais forte do que um balão de hidrogênio? Um gás mais leve que esse, por exemplo? Ou ainda criar um balão a […] Ler mais»

Pressão no impacto de projéteis

Vi várias postagens aqui discorrendo sobre a força de impacto de projéteis, mas e quanto a pressão? Como estimar corretamente a pressão exercida na bala e num alvo particular (placa de aço por exemplo), dado que a área de contato deve variar com a deformação? E a pressão aplicada ao projétil por um meio fluido? Ler mais»

Pressão de recipientes de GLP em paralelo

Boa tarde professor. A pressão de dois cilindros de GLP 13 kg ligados em paralelo aumenta no encanamento final? Ler mais»

Processo que levou o meteoro de Cheliabinsk na Rússia em 2013 a explodir

Caro professor Lang Gostei muito da postagem recente sobre o aquecimento de corpos supersônicos na atmosfera (Aquecimento de objetos pelo “atrito” com a atmosfera ), aprendendo que de fato o processo não é atrito. Gostaria de entender como ocorreu a explosão do meteoro de 2013 sobre a Rússia. Agradeço antecipadamente se o sr. puder responder. […] Ler mais»

Frenagem em meio líquido: a imersão do saltador parece quase não depender da altura de queda!

Atuo como professor de Educação Física e pratico canionismo. A minha pergunta busca o esclarecimento sobre as razões de uma variação tão pequena na relação altura do salto e profundidade de imersão do saltador. Entre um salto de 3 metros e um salto de 10 metros parece-me, pela experiência que a diferença de emersão não […] Ler mais»

Aquecimento de objetos pelo “atrito” com a atmosfera

Caro professor, tenho uma dúvida que meus professores de física não conseguiram me responder: um objeto ao penetrar na atmosfera e seguir ao solo com aceleração da gravidade tende a aquecer com o atrito das partículas do ar e na maioria dos casos se desintegra antes de chegar ao solo. Então como é possível que […] Ler mais»

Efeitos da altitude nos jogos de futebol

Olá, professor. Todo jogo de futebol em altitude é sempre a mesma coisa. A mídia dizendo das dificuldades, primeiro a dos jogadores que têm dificuldade em respirar (nisso não há dúvidas!) e depois dizendo que a "a bola vai mais rápido pelo menor atrito com o ar". Sempre tive dúvidas sobre essa afirmação: 1 - […] Ler mais»

Achatamento polar da Terra e centrifugação dos oceanos para o equador

Prof. Lang, a Terra tem um achatamento pequeníssimo de 0,3% nos pólos, devido ao movimento de rotação. Se isso foi capaz de alterar a forma do planeta, por que a o mar não flui para o equador? Ler mais»

Por que latas cheias de líquido explodem quando atingidas por projéteis de arma de fogo?

Professor, bom dia. Dias atrás durante um encontro com amigos, um levou uma espingarda Boito pump de calibre 12, que disparamos contra latas de cerveja. Um fenômeno que eu observei é que quando as latas estavam vazias, eram simplesmente perfuradas pelos projéteis, e quando cheias dágua acabavam abrindo no lado de trás. Qual o princípio […] Ler mais»

Balística: é possível receber o projétil .22 na boca sem prejuízos para o David Blaine?

Em um número razoavelmente famoso do mágico ilusionista David Blaine, ele segura uma bala em movimento com uma espécie de "metal cup" em sua boca. Link do vídeo: David Blaine catches a bullet in his mouth. A pergunta é: é possível? Realmente aconteceu a tão curta distância? Obrigado Detetive Virtual, eu sempre assisto ao Fantástico! […] Ler mais»

1 2 3 5