X

Categoria: Radiação

Melhor medição ou cálculo da velocidade da luz?

Bom dia Professor. O valor c = 299.792.458 m /s foi obtido em um processo, direto, de medição de "c" ou foi calculado a partir do "TEM" de Maxwell (c = 1/ raiz (permissividade*permeabilidade) do vácuo)? Caso tenha sido de acordo com a primeira alternativa, onde posso encontrar a descrição do método? Se foi aplicada a […] Ler mais»

Ondas eletromagnéticas podem impulsionar um veículo!

Boa tarde professores! É possível ondas eletromagnéticas interagirem com, por exemplo, um imã de neodimio próximo, de modo que a fonte emissora das ondas não sofra movimento físico de repulsão e o imã sim sofra esse movimento. De forma imaginária, uma antena empurrando um ima e ela mesmo não sofrendo movimento algum visto que as […] Ler mais»

Improvisando uma “bolsa de Faraday” com papel alumínio

Olá Professor Lang, Em seu experimento de enrolar o telefone celular com papel alumínio, o senhor reproduziu o efeito gaiola de Faraday, ou seja, criou uma blindagem a qual impediu que as ondas eletromagnéticas externas à gaiola ingressassem em seu interior. O teste está relatado nesta postagem de 2013. E quanto à situação inversa? A […] Ler mais»

Filtros elétricos com regeneradores bióticos: mais uma forma de enganar ingênuos!

Diante mão, agradeço a disponibilidade e iniciativa em compartilhar seus conhecimentos. Eu trabalho com harmonização de ambientes e dentre os serviços prestados, proponho a proteção contra poluição eletromagnética nos ambientes, utilizando filtros com REGENERADORES BIÓTICOS na redes elétricas do imóvel, e alguns outros aparelhos que prometem criar uma blindagem no imóvel como todo, contra radiação […] Ler mais»

Forma de refrigerar o interior de carro que estava “torrando” ao sol

Saudações, Mestre Lang! Quero recorrer mais uma vez à tua sapiência para aniquilar (ou não) mais um possível mito cotidiano, talvez fruto de mera autossugestão, mas que gera muita discussão. A situação é simples. O carro ficou trancafiado por horas sob sol forte, quando eu e os amigos vamos embarcar para seguir viagem. Instintivo é […] Ler mais»

Radiação de partículas carregadas

Se uma partícula carregada que esteja em movimento produz radiação eletromagnética, por que o feixe de elétrons (ou os raios catódicos) em uma ampola de Crookes já não é naturalmente "colorido", sendo necessária a colisão com o vidro para a emissão de luz? Ainda no contexto da pergunta, acrescento outro exemplo em que ela se […] Ler mais»

Dúvida sobre o experimento de Herschel e a descoberta do infravermelho

Por quê no Experimento de Hercshel o infravermelho eleva mais a temperatura do termômetro do que o ultravioleta? O esperado seria que a radiação ultravioleta, que tem mais energia, fosse transferir mais energia térmica. Seria por conta da relação entre o comprimento de onda da radiação ultravioleta não ser eficiente para aquecer os arranjos moleculares […] Ler mais»

Corpos negros emitem energia?

Professor, vi uma questão, numa prova, que dizia assim: Com relação aos corpos negros, pode-se afirmar que são a) absorvedores e emissores de energia perfeitos. b) absorvedores perfeitos de energia, mas maus emissores de energia. c) emissores perfeitos de energia, mas maus absorvedores de energia. d) maus absorvedores e emissores de energia. O gabarito diz […] Ler mais»

E o infravermelho dos controladores não atravessa o vidro?

Professor Lang, recentemente o senhor colocou uma publicação que o infravermelho - Vidro e radiação infravermelha: efeito estufa - é barrado por um vidro. Mas como é possível, por exemplo usarmos um controle de portão, que utilize o infravermelho,pois ele acaba acionando o portão mesmo que você esteja dentro do carro, não era para o vidro barrar […] Ler mais»

Para onde apontam as antenas parabólicas que recebem sinais de televisão?

Prof. Lang Um bom tema é as antenas parabólicas de tv. Eu vi um idiota escrevendo que se satélites existissem mesmo as antenas deveriam ser apontadas LITERALMENTE na vertical, e não na diagonal, tanto no Maranhão como no Rio Grande do Sul. Ler mais»

1 2 3 6