X

Categoria: Radiação

Como a Terra perde energia térmica?

Prof. Lang, estou com uma pequena dúvida e peço que me responda. Primeiramente, eu imaginei a terra como sendo um sistema térmico quase que perfeitamente isolado, pois o que há em volta dela é o vácuo do universo, sendo assim a energia térmica não tem como "escapar". Entretanto, o sol emite radiações que são absorvidas […] Ler mais»

Partículas fundamentais e perda de energia

Estava refletindo sobre isso e não consegui chegar em nenhuma conclusão satisfatória. Partículas elementares (como neutrinos, por exemplo) podem perder energia de alguma forma? Corpos do mundo do macro, constantemente perdem parte de sua energia na forma de radiação luminosa. Gostaria de saber se existe algum processo semelhante que se aplique ao mundo quântico. Ler mais»

Óptica: dúvida sobre a dispersão da luz

Por que o índice de refração varia para cada cor dentro do espectro visível? Isto é, por que acontece a dispersão (mudança no índice de refração com a frequência) da luz? Ler mais»

Melhor medição ou cálculo da velocidade da luz?

Bom dia Professor. O valor c = 299.792.458 m /s foi obtido em um processo, direto, de medição de "c" ou foi calculado a partir do "TEM" de Maxwell (c = 1/ raiz (permissividade*permeabilidade) do vácuo)? Caso tenha sido de acordo com a primeira alternativa, onde posso encontrar a descrição do método? Se foi aplicada a […] Ler mais»

Ondas eletromagnéticas podem impulsionar um veículo!

Boa tarde professores! É possível ondas eletromagnéticas interagirem com, por exemplo, um imã de neodimio próximo, de modo que a fonte emissora das ondas não sofra movimento físico de repulsão e o imã sim sofra esse movimento. De forma imaginária, uma antena empurrando um ima e ela mesmo não sofrendo movimento algum visto que as […] Ler mais»

Improvisando uma “bolsa de Faraday” com papel alumínio

Olá Professor Lang, Em seu experimento de enrolar o telefone celular com papel alumínio, o senhor reproduziu o efeito gaiola de Faraday, ou seja, criou uma blindagem a qual impediu que as ondas eletromagnéticas externas à gaiola ingressassem em seu interior. O teste está relatado nesta postagem de 2013. E quanto à situação inversa? A […] Ler mais»

Filtros elétricos com regeneradores bióticos: mais uma forma de enganar ingênuos!

Diante mão, agradeço a disponibilidade e iniciativa em compartilhar seus conhecimentos. Eu trabalho com harmonização de ambientes e dentre os serviços prestados, proponho a proteção contra poluição eletromagnética nos ambientes, utilizando filtros com REGENERADORES BIÓTICOS na redes elétricas do imóvel, e alguns outros aparelhos que prometem criar uma blindagem no imóvel como todo, contra radiação […] Ler mais»

Forma de refrigerar o interior de carro que estava “torrando” ao sol

Saudações, Mestre Lang! Quero recorrer mais uma vez à tua sapiência para aniquilar (ou não) mais um possível mito cotidiano, talvez fruto de mera autossugestão, mas que gera muita discussão. A situação é simples. O carro ficou trancafiado por horas sob sol forte, quando eu e os amigos vamos embarcar para seguir viagem. Instintivo é […] Ler mais»

Radiação de partículas carregadas

Se uma partícula carregada que esteja em movimento produz radiação eletromagnética, por que o feixe de elétrons (ou os raios catódicos) em uma ampola de Crookes já não é naturalmente "colorido", sendo necessária a colisão com o vidro para a emissão de luz? Ainda no contexto da pergunta, acrescento outro exemplo em que ela se […] Ler mais»

Dúvida sobre o experimento de Herschel e a descoberta do infravermelho

Por quê no Experimento de Hercshel o infravermelho eleva mais a temperatura do termômetro do que o ultravioleta? O esperado seria que a radiação ultravioleta, que tem mais energia, fosse transferir mais energia térmica. Seria por conta da relação entre o comprimento de onda da radiação ultravioleta não ser eficiente para aquecer os arranjos moleculares […] Ler mais»

1 2 3 6