X

Categoria: Eletrostática

Dúvidas sobre a Lei de Gauss e capacitância

Olá novamente, professor Lang! Tenho duas dúvidas que me atormentam desde Física 3, e agora uma delas me deixa mais confuso ainda na disciplina de Eletromagnetismo. Primeiro, sobre a lei de Gauss: Por que raios uma carga externa a uma superfície gaussiana NUNCA causa fluxo líquido na mesma? Pelo menos é isso que afirma o […] Ler mais»

Dúvida sobre o potencial elétrico em circuitos elétricos

Olá. Atualmente estou estudando a disciplina Física 3 e acabo de começar meus estudos de capacitores. Nos livros, já se começa a ter uma ideia sobre circuitos a partir daí. Sempre tive certas dúvidas em relação ao potencial elétrico nos circuitos e achei que os livros fossem saná-las naturalmente. Entretanto, acredito que não ocorrerá (já […] Ler mais»

História da Eletricidade

Olá, gostaria de saber sobre a história de energia elétrica, como ela começou e quais foram os avanços mais importantes para ela chegar onde esta! Ler mais»

Capacitor heterodoxo: como se calcula a capacitância?

Olá, uma duvida, se temos duas placas paralelas, uma carregada por uma fonte +Q e a outra carregada por outra fonte -q, sendo que Q é diferente de q. Como calcular a capacitância? Desculpe me se não consegui ser claro. Placa A tem +4Q e a placa B tem -2Q, por exemplo. Ler mais»

Uso do termo “voltagem”

Olá, professores. Tudo certo? Uma dúvida bem rápida. É comum encontrar em livros de física o termo “voltagem” para designar Diferença de Potencial Elétrico. Porém, muitos reclamam do uso do termo, alegando ser apenas corriqueiro. No documento do SI do Inmetro, aparece apenas o termo “Diferença de Potencial Elétrico”. Nem “Tensão elétrica” aparece. Afinal, é […] Ler mais»

Fluxo elétrico e a Lei de Gauss

Como explicar ?? Suponha duas cargas de mesmo módulo, mas de sinais opostos, dentro de uma superfície gaussiana. Pela lei o fluxo de campo elétrico na superfície é zero. Agora coloque uma carga qualquer (vamos supor uma carga Q positiva) próxima a superfície gaussiana (do lado externo). Pela lei de Gauss, novamente o fluxo de […] Ler mais»

Energia eletrostática pode ser o futuro da energia sustentável?

Olá me chamo Muriel tenho 26 anos estudo biologia na universidade paulistana na cidade universitária sp. Durante um trabalho sobre energia e sustentabilidade surgiu uma ideia e varias duvidas. A ideia surgiu a partir de uma visita a uma fabrica de isopor em um parte especifica da produção aonde fica armazenado uma grande quantidade de […] Ler mais»

Automóveis não são atingidos por raios por causa do isolamento da borracha dos pneus?

O título desse video é "Raio atinge um carro em movimento" - youtube.com. Não sou adepto a teoria da conspiração, mas raio não cai em carros por conta das rodas de borracha, pelo que eu saiba. Elas também funcionam como isolante. Tanto é que o local mais seguro numa tempestade é dentro do carro. Com […] Ler mais»

A razão do “esquecimento” do campo externo aos condutores com corrente elétrica

Olá, professor! Fiquei com uma dúvida bem chatinha e espero que me ajude. Por qual motivo não se estuda o campo elétrico externo aos circuitos? Por exemplo, em um resistor há um acumulo de cargas o que resulta em um campo elétrico externo. Seria desprezível a ação desse campo elétrico? Por que? Ler mais»

Sobre equilíbrio eletrostático: por que o potencial elétrico é constante?

Professor uma pergunta, não sei se fácil, mas: Por que quando dois corpos de dimensões diferentes entram em equilibrio eletrostático podemos dizer que seus potenciais são iguais ? Tentei deduzir de alguma forma uma equação que me provasse isso mas até agora não consigo assim entender o porque de no equilibrio os potenciais serem iguais Ler mais»

1 2 3 5