X

Categoria: Eletrostática

Passageiro com o braço para fora do automóvel durante um raio

Se o campo elétrico é nulo no interior do condutor apenas quando ele está em equilíbrio eletrostático, conforme a postagem Não seria possível aplicar a Gaiola de Faraday nos presídios para evitar o uso de celulares, o que efetivamente nos impede de sermos eletrocutados quando um raio cai sobre o carro? Seria pela alta condutividade […] Ler mais»

O potencial do neutro pode ser diferente de zero?

Bom, eu não conhecia esse site, vai ser a primeira pergunta q faço. Se a tensão alternada fica vamos dizer assim "indo e voltando", 60 vezes por segundo, pq o neutro não tem tensão como no condutor fase ? Como há  corrente no neutro sem ter tensão ? E para onde vai a corrente depois […] Ler mais»

Automóvel em contato com fios de alta tensão

Professor Lang, boa tarde! Estive lendo recentemente uma matéria sobre o que fazer, quando fios de alta tensão caírem no seu carro, para se manter seguro. Eu percebi um comentário de um professor, que foi consultado para a entrevista, gostaria de saber se o que ele disse é pertinente. Ele disse que estando dentro do […] Ler mais»

Dúvidas sobre blindagem elétrica e magnética

Olá! Gostaria de tirar uma dúvida que tenho desde a disciplina de Física 3. Bem, sabe-se que quando um condutor está eletricamente carregado, as cargas neste se distribuem de maneira tal que o campo elétrico em seu interior seja nulo. Mas... esse é um resultado para o caso eletrostático (depois das cargas entrarem em equilíbrio). […] Ler mais»

Dúvidas sobre a Lei de Gauss e capacitância

Olá novamente, professor Lang! Tenho duas dúvidas que me atormentam desde Física 3, e agora uma delas me deixa mais confuso ainda na disciplina de Eletromagnetismo. Primeiro, sobre a lei de Gauss: Por que raios uma carga externa a uma superfície gaussiana NUNCA causa fluxo líquido na mesma? Pelo menos é isso que afirma o […] Ler mais»

Dúvida sobre o potencial elétrico em circuitos elétricos

Olá. Atualmente estou estudando a disciplina Física 3 e acabo de começar meus estudos de capacitores. Nos livros, já se começa a ter uma ideia sobre circuitos a partir daí. Sempre tive certas dúvidas em relação ao potencial elétrico nos circuitos e achei que os livros fossem saná-las naturalmente. Entretanto, acredito que não ocorrerá (já […] Ler mais»

História da Eletricidade

Olá, gostaria de saber sobre a história de energia elétrica, como ela começou e quais foram os avanços mais importantes para ela chegar onde esta! Ler mais»

Capacitor heterodoxo: como se calcula a capacitância?

Olá, uma duvida, se temos duas placas paralelas, uma carregada por uma fonte +Q e a outra carregada por outra fonte -q, sendo que Q é diferente de q. Como calcular a capacitância? Desculpe me se não consegui ser claro. Placa A tem +4Q e a placa B tem -2Q, por exemplo. Ler mais»

Uso do termo “voltagem”

Olá, professores. Tudo certo? Uma dúvida bem rápida. É comum encontrar em livros de física o termo “voltagem” para designar Diferença de Potencial Elétrico. Porém, muitos reclamam do uso do termo, alegando ser apenas corriqueiro. No documento do SI do Inmetro, aparece apenas o termo “Diferença de Potencial Elétrico”. Nem “Tensão elétrica” aparece. Afinal, é […] Ler mais»

Fluxo elétrico e a Lei de Gauss

Como explicar ?? Suponha duas cargas de mesmo módulo, mas de sinais opostos, dentro de uma superfície gaussiana. Pela lei o fluxo de campo elétrico na superfície é zero. Agora coloque uma carga qualquer (vamos supor uma carga Q positiva) próxima a superfície gaussiana (do lado externo). Pela lei de Gauss, novamente o fluxo de […] Ler mais»

1 2 3 6