X

Categoria: Estrutura da matéria

Dúvidas sobre a produção dos raios catódicos.

Oi. Estava estudando sobre os raios catódicos e fiquei com algumas dúvidas. Queria saber se a corrente elétrica é fruto dos elétrons arrancados do cátodo que vão em encontro ao ânodo ou se é oriunda da ionização do gás entre as placas metálicas, pois cada site que entro fala uma coisa. Queria entender também  o […] Ler mais»

Neutrino com spin 1/2: como pode?

A explicação do Prof. Gustavo em  Momento de dipolo magnético do nêutron resolve a questão do momento magnético do nêutron. Mas como entender o momento magnético (ou spin) do neutrino? Ele não é constituído por partículas carregadas como o nêutron. Como pode o neutrino apresentar spin 1/2? Ler mais»

Transições eletrônicas e dipolos oscilantes.

Olá, tenho uma dúvida sobre transições eletrônicas. Eu li que uma transição eletrônica pode ser interpretada em termos de oscilações da densidade de probabilidade, e que essas oscilações podem ter a forma de um dipolo elétrico ou magnético. Sei que essa analogia com os conceitos clássicos de dipolo elétrico/magnético não deve ser feita de forma […] Ler mais»

A força nuclear forte ocorre entre quais constituintes da matéria?

A força nuclear forte se dá somente entre os quarks de um mesmo próton ou nêutron ou também mantém os prótons juntos no núcleo devido a atração forte entre os quarks de cada próton? Além disso, se os glúons unem os quarks, é correto pensar que eles são os mediadores da força nuclear forte? Ler mais»

Eletrólise, combustão do hidrogênio e Lavoisier.

Olá, Gostaria de saber o que acontece com as moléculas de hidrogênio, produzidas por eletrólise da água, ao serem submetidas a uma combustão, levando em conta uma observação de Lavoisier, que diz “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. Ler mais»

Qual a diferença entre o processo de decaimento radioativo e fissão nuclear?

Gostaria de saber, qual a diferença entre o processo de decaimento radioativo e fissão nuclear. Os textos dos livros didáticos de Física, em sua maioria, não fazem clara distinção entre esses dois processos. A diferença estaria basicamente no resultado dos processos? Por exemplo, no decaimento radioativo há emissão alfa, beta ou gama, de maneira que […] Ler mais»

Absorção de infravermelho e raios gama pela atmosfera

Estava me perguntando como as ondas infravermelho são bloqueadas pela atmosfera terrestre enquanto os raios gama, muito mais energéticos devido a maior frequência, são bloqueados. Qual a explicação para isso? Quanto maior a frequência de propagação, maior o poder de penetração, não é? Ler mais»

Física de partículas: fusão de dois fótons?

Como a fusão de dois fótons gera um elétron ou um pósitron? E por que no decaimento beta um quark down emite um neutrino/antineutrino e um elétron/pósitron? Ler mais»

Aquecimento da água no micro-ondas NÃO se dá por ressonância!

Afinal, como acontece o aquecimento da água por micro-ondas? Não é por ressonância? Ler mais»

Bomba de pósitrons: é possível?

Lendo a postagem Aniquilação de Pares, fiquei com a seguinte dúvida: seria possível criar uma bomba de aniquilando de pósitrons com elétrons? Raios gama teriam alguma capacidade de explodir alguma coisa, ou de desencadear uma reação em cadeia. Ler mais»

1 2 3 5