X

Categoria: Estrutura da matéria

Dúvidas sobre antimatéria

Bom dia, Terminei o episódio sobre Antimatéria do Fronteiras da Ciência e fiquei com alguns questionamentos : 1 - Ao produzir uma partícula antialfa, a mesma poderia ser aplicada para controlar radiação alfa, ou a energia gerada por esse encontro seria mais danosa que a radiação alfa em si? Caso possível o mesmo poderia ser […] Ler mais»

Origem e explicação microscópica do empuxo

Boa tarde, me chamo Leonardo, tenho 19 anos e sou aluno de Engenharia Naval na UFRJ. A existência da força de empuxo para um corpo imerso nos domínios de um fluido é amplamente conhecida e matematicamente simples de deduzir a partir do Teorema de Stevin. Mas não consigo compreender, fisicamente falando, por que essa força […] Ler mais»

De onde vem tantos elétrons? Eles nunca acabam?

Boa Noite, eu não sou aluno da vossa universidade, mas tenho uma dúvida que corrói as minhas entranhas. Sabe-se que um campo magnético alternado no tempo produz um campo elétrico. E através deste princípio gera-se energia elétrica nos geradores, onde um imã gira perto de uma bobina, que nada mais é do que um fio […] Ler mais»

Vibração das moléculas

Prezado professor, Como sabemos que as moléculas realmente vibram por possuírem energia térmica? Quero dizer, como sabemos que é uma 'vibração' de fato e não outro fenômeno? Por último: a vibração proveniente da temperatura/energia térmica é a mesma vibração de estiramento e de deformação angular quando uma molécula recebe infravermelho? Desde já agradeço a resposta […] Ler mais»

Quarks são as menores partículas?

Há partículas menores que os Quarks? Há um limite para a divisão delas? Ler mais»

Temperaturas inferiores ao zero absoluto

Recentemente saiu em alguns sites que conseguiram atingir uma temperatura abaixo do zero de Kelvin. Isto é possível? Qual a explicação Física para este valor negativo, considerando que a temperatura mede a agitação das partículas? Ler mais»

Física de particulas: o que o glúon perde?

Estava lendo esse trabalho de mestrado http://www.if.ufrgs.br/mpef/Hipermidias/Mutzenberg/arq/tr00.pdf e em uma parte consta "Devido ao fato do fóton não possuir carga elétrica ele não emite fótons, já os glúons possuem carga cor, dessa forma, podem emitir glúons (pag 10)". O que o glúon original perde ao emitir o novo glúon? Ler mais»

Mobilidade dos elétrons e de outros portadores de carga em condutores

Prof. Lang Estudando sobre condução elétrica encontrei um conceito que não existe nos livros de física: a mobilidade dos portadores. Como é definida a mobilidade? Achei muito estranha a unidade de medida pois ele estava em  centímetros quadrados divididos por volt vezes segundo. Aprecio as suas postagens e agradeço sua resposta. Abs Ler mais»

Descarga elétrica através do ar NÃO é consequente do arrancamento de elétrons dos eletrodos!

Professor: No seu vídeo - Demonstrações de Eletrostática - o senhor disse que as descargas elétricas através do ar não são consequentes do arrancamento de elétrons dos condutores metálicos entre os quais acontecem. Gostaria de saber mais sobre isto pois já encontrei explicações que afirmam que o elétrons são arrancados dos metais e por isto […] Ler mais»

Efeito termoiônico: como acontece e para onde vão os elétrons?

Prezados colegas,em relação à formação de imagens em um tubo do tipo CRT,como são gerados os "termoelétrons"? E depois de colidirem contra a película no vidro do tubo,o que acontece com os elétrons? O que acontece com o material de onde seriam retirados esses elétrons? Isso parece entrar em conflito com alguns conceitos da Química […] Ler mais»

1 2