X

Categoria: Teoria Cinética dos Gases

Origem e explicação microscópica do empuxo

Boa tarde, me chamo Leonardo, tenho 19 anos e sou aluno de Engenharia Naval na UFRJ. A existência da força de empuxo para um corpo imerso nos domínios de um fluido é amplamente conhecida e matematicamente simples de deduzir a partir do Teorema de Stevin. Mas não consigo compreender, fisicamente falando, por que essa força […] Ler mais»

Força gerada por gás

Professor, tenho uma curiosidade bem a nível fundamental. Por exemplo, quando se tem dois ambientes preenchidos com ar atmosférico. Os dois vedados e isolados por uma parede. Quando se retira uma certa massa de ar de um ambiente, se gera uma diferença de pressão em relação ao outro, que faz com que surja uma força […] Ler mais»

Expansão do GLP e queda da temperatura

Bom dia professor Lang, Gostaria de entender o porquê de a temperatura de tubulação secundária de GLP , essa do trecho após o regulador, e que leva aos pontos de consumo é menor que no trecho antes do regulador, com pressão maior. Como a pressão diminui a jusante o volume aumenta e a temperatura deveria […] Ler mais»

Vibração das moléculas

Prezado professor, Como sabemos que as moléculas realmente vibram por possuírem energia térmica? Quero dizer, como sabemos que é uma 'vibração' de fato e não outro fenômeno? Por último: a vibração proveniente da temperatura/energia térmica é a mesma vibração de estiramento e de deformação angular quando uma molécula recebe infravermelho? Desde já agradeço a resposta […] Ler mais»

Pressão máxima em um recipiente com nitrogênio líquido

Professor Lang No vídeo Experiencia cientifica com nitrogênio liquido e 1500 bolinhas de ping-pong uma garrafa pet contendo nitrogênio líquido explode e lança bolinhas de ping-pong. Existe uma forma de se estimar a temperatura do nitrogênio em que ocorre a explosão? Caso a garrafa suportasse uma pressão muito grande e não explodisse, como se calcula […] Ler mais»

Dinâmica de Fluidos: Equação de Bernoulli

O que acontece em nível microscópico para que o princípio de Bernoulli seja válido? Ou seja, como um fluxo relativamente ordenado de agrupamento de átomos torna a pressão daquela região menor? desde já, obrigado. Ler mais»

Perda da atmosfera: por que o ar não escapa do planeta?

Prof. Lang: É possível o ar escapar da atmosfera para o espaço? Os terraplanistas explicam que a atmosfera não escapa por causa de um domo que cobriria a Terra Plana. Mas esta explicação é ridícula e penso que a gravidade é responsável mas gostria de entender melhor isso. Agradeço sua explicação. Ler mais»

Compressão, estoque e utilização de metano

Saudações professores. Estou em busca de auxílio para a elaboração de um compressor de metano de baixo custo. Possuo uma fonte de metano e gostaria de saber se há como comprimir tal gás sem ter de recorrer a equipamentos sofisticados (tais como utilização de nitrogênio líquido.) e de baixo custo. Além disto, gostaria de saber […] Ler mais»

Recipiente contendo gás a uma pressão menor do que a pressão atmosférica: o gás escapa quando o recipiente é aberto?

Um gás está contido num tubo exercendo uma pressão p,bem menor que a pressão atmosférica do lugar. Se abrirmos o lacre do tubo, o gás consegue sair do tubo? O que acontece então? Ler mais»

Questão 15 – Prova do MNPEF 2017

Questão 15 - MNPEF 2017 - Poderiam olhar a alternativa B. Acho que o gás realiza trabalho sobre o meio exterior. Ler mais»

1 2 3