X

Categoria: Estática

Centro de gravidade do corpo humano

Onde se localiza o centro de massa do corpo humano? Ler mais»

Questão 6 da prova do MNPEF-2017

Professor Lang, vejo seus artigos sobre o ENEM e seus argumentos sobre algumas dessas questões algumas com erros de formulação, minha pergunta é: na Prova do MNPEF 2017, esta para seleção de professores ao mestrado, na questão N° 6, pede-se o Modulo da tração, ou seja T1, T2, T3, uma ordenação, elas não são iguais? […] Ler mais»

Balão com comportamento inesperado!

Por que o balão se move para frente quando o veículo se move para a frente? O pêndulo se move para trás quando o veículo se move para a frente, conforme eu esperava. Refiro-me ao vídeo A Baffling Balloon Behavior Ler mais»

Primeira e Segunda Condição de Equilíbrio

Para provarmos que um corpo está em equilíbrio basta verificarmos o equilíbrio num único ponto qualquer do corpo. Esta afirmativa está correta? Ler mais»

Explicação simples para a Balança de Roberval

Caro prof. Fernando Vi sua postagem no FB sobre a Balança de Roberval e olhei no endereço indicado: Balança que viola a Segunda Condição de Equilíbrio? Eu não sabia que uma balança pode ficar equilibrada quando uma das massas é afastada do eixo e gostaria de uma explicação simples para que isso aconteça. Agradeço antecipadamente […] Ler mais»

Balança que viola a Segunda Condição de Equilíbrio?

Professor Lang Um colega me falou que em uma palestra o senhor apresentou uma balança que viola a Segunda Condição de Equilíbrio, aquela que diz que a soma dos torques é zero. É possível mesmo? Ler mais»

Por que uma pessoa encostada de costas para uma parede não consegue se curvar para frente sem cair?

Pergunta originalmente feita em: http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=AuJvHK898qMop99cWoKURCPJ6gt.;_ylv=3?qid=20090210190219AAe3vg7 Ler mais»

Por que o efervescente primeiro desce na água e depois de alguns segundos sobe?

Quando colocado num copo com água, o efervescente vai imediatamente para o fundo. Depois de dissolvido mais da metade, ele sobe e flutua na superfície da água. Qual a explicação física pra este fato? Pergunta originalmente feita em http://br.answers.yahoo.com/ Ler mais»