X

Categoria: Oscilações

Reflexão regular da luz e sua explicação

Como pode ser explicado o processo de reflexão regular da luz, como ocorre em um espelho por exemplo, num contexto que quântico? O que acontece ao nivel atômico quando esse fenômeno ocorre? Entendo que diferentes átomos podem absorver e/ou emitir luz em determinados comprimentos de onda, que podem estar compreendidos na estreita faixa observável por […] Ler mais»

Dependência do período de um pêndulo com a amplitude

Ola, Lang! Estava realizando o experimento do pêndulo para pequenas oscilações e me veio o questionamento de colocá-lo com um ângulo de 90° com a vertical. Notei que o período do movimento aumentou. Gostaria de saber o porquê dessa variação do período com amplitudes grandes. Desde já, obrigado. Ler mais»

Pêndulo no ponto mais baixo de sua trajetória

Olá, professores. Tudo bem? Já vi muitos professores afirmarem que a força resultante no ponto mais baixo de oscilação do pêndulo simples é diferente de zero, visto que o movimento é circular e deve ter uma aceleração centrípeta nesse ponto. Porém, esse ponto é um ponto de equilíbrio, certo? A força resultante não deveria ser […] Ler mais»

Acústica: percutindo o copo enquanto é preenchido com água

Esta pergunta se encontra no livro Física Conceitual de Paul Hewitt: "Enquanto está derramando água dentro de um copo, você repetidamente bate de leve no vidro com uma colher. À medida que o copo vai se enchendo, a altura do som irá aumentando ou diminuindo?" Como explico esse fenômeno? Ler mais»

Ondas estacionárias em cordas excitadas por eletroímã

Prof. Lang, fizemos uma experiência de geração de ondas estacionárias em cordas, usando um eletroíma para produzir as ondas. Ele estava ligado na rede elétrica, mas a frequência das ondas que obtivemos foi na média 117Hz e não 60Hz, como eu esperava. Como explicar este fator 2 de diferença? Professor não quero me identificar porque […] Ler mais»

O efeito “voz de Pato Donald” com hélio

Refração não altera frequência da onda correto? Por que então o som ao se propagar no gás hélio tem aumento de frequência? Se o som está mais agudo, logo aumentou frequência, correto? Ler mais»

Ondas estacionárias na corda do violão

Professor Lang, se em uma corda de violão eu prendo o dedo em algum ponto da corda, e dou um toque na corda, forma-se ondas estacionarias onde dei o toque, mas também no pedaço de corda depois do dedo certo? Como isso acontece? Obrigado Ler mais»

Aproximação para a expressão do período de um pêndulo em pequenas amplitudes. Quais são os limites de validade da aproximação?

Professor Lang Encontro em textos que falam do período do pêndulo simples que a fórmula T = 2pi Raiz_quadrada(L/g) somente vale para quando a amplitude do pêndulo é menor do que 10 graus. Por que a amplitude deve ser esta para valer a fórmula? Ler mais»

Ganho de Energia Mecânica por um skatista e pelo incensário de Santiago de Compostela

Boa noite! Nesse reveillon eu e um amigo estávamos observando um skatista andando naquela pista que se parece com uma banheira. Ele descia de um lado e na hora de subir ele chegava mais alto que sua altura inicial, eu queria entender o que aconteceu exatamente. Grato. Ler mais»

Ondas sonoras aceleram ao passar de um meio para outro?

Olá professor Lang. A minha pergunta dessa vez é a seguinte, como se explica a um aluno de ensino médio, o motivo de uma onda, sonora por exemplo, ao passar do ar para agua , aumenta sua velocidade, já que não existe nada que esteja acelerando-a. De modo geral, como a onda aumenta ou diminui […] Ler mais»

1 2