X

Categoria: História da Física

Rotação do planeta: por que não a sentimos?

Olá, minha pergunta é sobre a rotação da Terra. O que explica que nós permanecemos no planeta mesmo ele girando a cerca de 1700km/h e porque não sentimos esse movimento? Existe relação entre a gravidade terrestre e a forca inercial nessa percepção? Agradeço desde já. Ler mais»

História da Eletricidade

Olá, gostaria de saber sobre a história de energia elétrica, como ela começou e quais foram os avanços mais importantes para ela chegar onde esta! Ler mais»

Um bloco de madeira entre água e óleo: porque o óleo contribui para o empuxo?

Oi professor. Estava fazendo exercícios sobre empuxo quando me deparei com uma questão e não concordei com o raciocínio. Há um bloco de madeira que está imerso em água e óleo. Metade do bloco está imerso na água e a outra metade no óleo. O exercício pedia para encontrar a densidade do bloco. A princípio […] Ler mais»

Gedankenexperiment: Pressão na caixa que é conectada à atmosfera de grande altitude

Olá Tenho um experimento imaginário: Imaginemos que uma caixa na superfície da Terra seja preenchida com ar atmosférico por um orifício. Agora trancamos esse orifício  e colocamos uma mangueira finíssima de 1 km de comprimento acoplada no local deste orifício e esticamos essa mangueira até a altura de 1 km (saiba que a mangueira possui […] Ler mais»

História da Astronomia: Le Verrier e a descoberta de Netuno

Olá, estou querendo criar meu TCC a respeito dos processos históricos matemáticos que levaram à descoberta do planeta Netuno. Queria saber um pouco mais como foi desenvolvido esse processo matemático. Como foram calculadas as perturbações no planeta Urano que levou o astrônomo francês Le Verrier a descobrir a existência de Netuno? E onde posso encontrar […] Ler mais»

Significado de distância média na Terceira Lei de Kepler

Lang Recentemente lí em duas resoluções em sites "especializados" na internet que a distância "R" seria o semi-eixo maior da elipse orbital. Porém creio que aprendi (e ensinei) que "R" seria a distância média orbital. O que faz sentido se compararmos uma órbita circular de raio "a" com uma órbita elíptica excêntrica de semi-eixo maior […] Ler mais»

Einstein em 1920 admitiu a existência do éter descartado em 1905 pela Teoria da Relatividade Restrita?

Professor Em mais de um vídeo da internet há a afirmação de que em 1920 Einstein admitiu o “éter luminífero” de Maxwell, eliminado pela Teoria da Relatividade Restrita, em uma palestra. Terra-chatos  usam também esta afirmação em vídeos sobre o éter e a Terra Plana. O senhor poderia esclarecer se isso é verdade?   Ler mais»

Objeto que cai da torre na Terra em movimento: a resposta pré-galileana, de Galileu e da Mecânica Newtoniana

Olá, professor Lang, tudo bem? Vi um comentário sobre a velha discussão da queda corpo do topo da torre e um terraplanista usando o argumento de que a torre deve estar imóvel pois senão o corpo cairia a oeste dela . Até aí nada de novo pois o Galileu já deu a resposta. Mas estranhei […] Ler mais»

Achatamento polar da Terra e centrifugação dos oceanos para o equador

Prof. Lang, a Terra tem um achatamento pequeníssimo de 0,3% nos pólos, devido ao movimento de rotação. Se isso foi capaz de alterar a forma do planeta, por que a o mar não flui para o equador? Ler mais»

Heliocentrismo versus Terra Plana

Professor Lang Tenho sido leitor assíduo das suas postagens combatendo a Terra Plana e também assisti sua palestra no youtube. Parabéns pela sua persistência e didática! Tenho observado que os terra-chatos afirmam que o heliocentrismo foi proposto por Copérnico a mando do papado através dos jesuítas. Dizem também que os heliocentristas são adoradores do Sol […] Ler mais»

1 2 3 5