X

Categoria: Termodinâmica

Metalização a vácuo

Boa tarde. Pretendo construir uma máquina de metalização a vácuo, utilizando uma panela de pressão, que será a máquina, um motor compressor, para fazer vácuo no sistema, duas lâmpadas incandescentes, cujos filamentos é onde pretendo evaporar pequenos pedaços de papel alumínio, um motor para girar a base onde o objeto a ser metalizado irá ficar. […] Ler mais»

Ainda sobre a empulhação do automóvel tupiniquim “movido a água”

Professor, Entenda que sou leigo em relação à matéria do artigo  Carro movido a água: milagre ou empulhação?, por isso peço paciência pela ignorância da pergunta. Sobre a quantidade menor de energia resultante para gerar um novo ciclo de energia mecânica, seria possível somar uma segunda e terceira energia (solar, aeólica… células fotovoltaicas no teto […] Ler mais»

O que mantém os gases que compõem as nuvens juntos?

Sempre tive a curiosidade de saber o que faz com que as nuvens tenham as formas que vemos; algumas, em meu entendimento bastante rudimentar, estão sendo rasgadas pelas correntes de ventos que predominam no céu, porém outras permanecem em um aglomerado que parece não dissipável. Por serem gases as nuvens não deveriam todas serem separadas […] Ler mais»

Efeito Doppler e a energia do fóton

Olá, caro professor Fernando Lang. Uma questão tem me inquietado recentemente, após um aluno me indagar sobre o assunto. Imaginemos uma fonte luminosa que se move em velocidade não relativística em relação a um observador. A fonte emite ondas com frequência f bem definida. O observador, contudo, detecta ondas com frequência f ' dada por […] Ler mais»

Aparente contradição sobre potência e consumo de aparelhos condicionadores de ar

Minha família e eu morávamos em um apartamento com um ar condicionado de 9000 BTU. Nos mudamos para uma casa onde apenas utilizamos um aparelho de ar condicionado mais antigo, de 7500 BTU. Nossa conta de luz, porém, aumentou. A sensação que temos é de que o aparelho mais antigo, apesar de menos potente, consome […] Ler mais»

Forma de refrigerar o interior de carro que estava “torrando” ao sol

Saudações, Mestre Lang! Quero recorrer mais uma vez à tua sapiência para aniquilar (ou não) mais um possível mito cotidiano, talvez fruto de mera autossugestão, mas que gera muita discussão. A situação é simples. O carro ficou trancafiado por horas sob sol forte, quando eu e os amigos vamos embarcar para seguir viagem. Instintivo é […] Ler mais»

Dúvida recorrente sobre potência de condicionadores de ar

Olá. Estou pesquisando entre os aparelhos de ar condicionado portátil e querendo saber qual será o consumo de energia. No entanto me deparei com dois tipos de potência e com valores bem distintos. Então quero saber qual a diferença entre potência de refrigeração e potência absorvida na refrigeração. Diante desta distinção também quero saber qual […] Ler mais»

Origem e explicação microscópica do empuxo

Boa tarde, me chamo Leonardo, tenho 19 anos e sou aluno de Engenharia Naval na UFRJ. A existência da força de empuxo para um corpo imerso nos domínios de um fluido é amplamente conhecida e matematicamente simples de deduzir a partir do Teorema de Stevin. Mas não consigo compreender, fisicamente falando, por que essa força […] Ler mais»

Enchendo garrafas de 600 mL com refrigerante

Ao  Pergunte CREF (IF-UFRGS) Minha mãe vai encher de refrigerante 4 garrafas de 600ml com uma garrafa grande de 2 litros. Cada garrafa de 600ml ficará com 500ml cada aproximadamente. Existe alguma diferença entre uma garrafa de 600ml ser enchida com 500ml ou é necessário encher as garrafas de 600ml com 600ml mesmo e deixar […] Ler mais»

Cerveja congelada escoa lentamente da garrafa

Olá, Prof. Lang! Essa dúvida simplista, bem do dia-a-dia, surgiu em uma conversa com meu irmão, quando ele proferiu a seguinte frase: "Não há nada no mundo mais teimoso que cerveja congelada. Quando ela tá em pé, ela sobe; quando ela tá de ponta cabeça, ela não desce". Achei a frase divertida e rimos na […] Ler mais»

1 2 3 17