X

Categoria: Termodinâmica

Agitação das moléculas nos estados sólido e líquido

Professor Lang, é certo dizer que o estado líquido tem maior agitação que o estado sólido? Sendo que quando o gelo está recebendo calor e começa o processo de fusão a sua temperatura não muda. Obrigado Ler mais»

A razão para o chiado da chaleira antes de ferver

Bom dia Professor Lang! Sou contumaz tomador de chimarrão. Na feitura do amargo, quando se aquece a água na chaleira, antes de ferver, a chaleira chia. O chiado da chaleira é indício de que a fervura está prestes a acontecer. A minha dúvida é sobre a razão deste chiado que desaparece quando a água entra […] Ler mais»

Umidade relativa versus umidade absoluta

Prezado, boa tarde! É possível apenas com os dados de umidade relativa do ar e temperatura ambiente, chegarmos nos valores de umidade absoluta? Se sim, qual o caminho? Tenho buscado esta informação em bibliografias didáticas e não tenho conseguido. Agradeço . Ler mais»

Teoria cinética dos gases: redução do volume e aumento da pressão

Gostaria de saber o que acontece quando se submete uma mistura gasosa à alta pressão ou seja comprimindo o mesmo, reduzindo seu volume? Ler mais»

Pressão máxima em um motor diesel: como calcular?

Para o cálculo de bielas, é fundamental conhecer-se a pressão máxima de combustão do motor em questão. Como se calcula a PCP (peak combustion pressure) de um motor diesel de 16 litros-6 cilindros em linha? Qual é a fórmula e quais são os dados necessários? Ler mais»

Umidade relativa, pressão de vapor e ponto de ebulição

Professor Lang, pode-se dizer que quanto maior é a umidade relativa do ar, maior a pressão de vapor? Isso acarreta então um maior ponto de ebulição para a água, por exemplo (já que o ponto de ebulição é definido como o momento em que o ponto de vapor, se iguala à pressão externa? Podemos dizer […] Ler mais»

Metalização a vácuo

Boa tarde. Pretendo construir uma máquina de metalização a vácuo, utilizando uma panela de pressão, que será a máquina, um motor compressor, para fazer vácuo no sistema, duas lâmpadas incandescentes, cujos filamentos é onde pretendo evaporar pequenos pedaços de papel alumínio, um motor para girar a base onde o objeto a ser metalizado irá ficar. […] Ler mais»

Ainda sobre a empulhação do automóvel tupiniquim “movido a água”

Professor, Entenda que sou leigo em relação à matéria do artigo  Carro movido a água: milagre ou empulhação?, por isso peço paciência pela ignorância da pergunta. Sobre a quantidade menor de energia resultante para gerar um novo ciclo de energia mecânica, seria possível somar uma segunda e terceira energia (solar, aeólica… células fotovoltaicas no teto […] Ler mais»

O que mantém os gases que compõem as nuvens juntos?

Sempre tive a curiosidade de saber o que faz com que as nuvens tenham as formas que vemos; algumas, em meu entendimento bastante rudimentar, estão sendo rasgadas pelas correntes de ventos que predominam no céu, porém outras permanecem em um aglomerado que parece não dissipável. Por serem gases as nuvens não deveriam todas serem separadas […] Ler mais»

Efeito Doppler e a energia do fóton

Olá, caro professor Fernando Lang. Uma questão tem me inquietado recentemente, após um aluno me indagar sobre o assunto. Imaginemos uma fonte luminosa que se move em velocidade não relativística em relação a um observador. A fonte emite ondas com frequência f bem definida. O observador, contudo, detecta ondas com frequência f ' dada por […] Ler mais»

1 2 3 19