X

Categoria: Termodinâmica

Forma de refrigerar o interior de carro que estava “torrando” ao sol

Saudações, Mestre Lang! Quero recorrer mais uma vez à tua sapiência para aniquilar (ou não) mais um possível mito cotidiano, talvez fruto de mera autossugestão, mas que gera muita discussão. A situação é simples. O carro ficou trancafiado por horas sob sol forte, quando eu e os amigos vamos embarcar para seguir viagem. Instintivo é […] Ler mais»

Dúvida recorrente sobre potência de condicionadores de ar

Olá. Estou pesquisando entre os aparelhos de ar condicionado portátil e querendo saber qual será o consumo de energia. No entanto me deparei com dois tipos de potência e com valores bem distintos. Então quero saber qual a diferença entre potência de refrigeração e potência absorvida na refrigeração. Diante desta distinção também quero saber qual […] Ler mais»

Origem e explicação microscópica do empuxo

Boa tarde, me chamo Leonardo, tenho 19 anos e sou aluno de Engenharia Naval na UFRJ. A existência da força de empuxo para um corpo imerso nos domínios de um fluido é amplamente conhecida e matematicamente simples de deduzir a partir do Teorema de Stevin. Mas não consigo compreender, fisicamente falando, por que essa força […] Ler mais»

Enchendo garrafas de 600 mL com refrigerante

Ao  Pergunte CREF (IF-UFRGS) Minha mãe vai encher de refrigerante 4 garrafas de 600ml com uma garrafa grande de 2 litros. Cada garrafa de 600ml ficará com 500ml cada aproximadamente. Existe alguma diferença entre uma garrafa de 600ml ser enchida com 500ml ou é necessário encher as garrafas de 600ml com 600ml mesmo e deixar […] Ler mais»

Cerveja congelada escoa lentamente da garrafa

Olá, Prof. Lang! Essa dúvida simplista, bem do dia-a-dia, surgiu em uma conversa com meu irmão, quando ele proferiu a seguinte frase: "Não há nada no mundo mais teimoso que cerveja congelada. Quando ela tá em pé, ela sobe; quando ela tá de ponta cabeça, ela não desce". Achei a frase divertida e rimos na […] Ler mais»

Por que o balão cheio de água não explode quando é aproximado da chama de uma vela?

Por que que quando o balão cheio de ar, proveniente de sopro pulmonar, estoura quando é encostado um palito de fósforo em chamas? por que o mesmo balão enchido com liquido (água), com o mesmo palito de fósforo em chamas, não estoura? explique-me? Ler mais»

Monitoramento da quantidade de gás em um botijão de 13 kg: é possível através da pressão?

Eu comprei um sensor de pressão eletrônico que pode ser integrado à uma automação na esperança de conseguir medir a quantidade de gás dentro de botijões de 13kg. Mas pelo o que eu li no texto A pressão é diferente em um botijão de gás de 13 kg e 45 kg?, eu entendi que enquanto […] Ler mais»

Propulsão de foguetes no espaço: como é possível o empuxo se não existe atmosfera?

Boa noite! Os livros didáticos e mesmo as pesquisas na internet deixam bem claro que os princípios físicos envolvidos no lançamento de um foguete espacial é a terceira lei de Newton e o empuxo que ocorre para erguer o mesmo. Porém no vácuo (espaço) esse sistema não poderia funcionar, como não há fluídos e massa, […] Ler mais»

Mudança de estado da água ao ser exposta ao vácuo

Bom dia. Acabei de assistir ao filme The Cloverfield Paradox na Netflix. É um filme de ficção científica e se passa no espaço abordo de uma espécie de satélite. Há muitas coisas esquisitas e fisicamente questionáveis nesse filme, porém em uma certa cena, que ocorre algo fisicamente palpável, me deixou com uma dúvida. Pois bem, […] Ler mais»

Pressão de recipientes de GLP em paralelo

Boa tarde professor. A pressão de dois cilindros de GLP 13 kg ligados em paralelo aumenta no encanamento final? Ler mais»

1 2 3 15