X

Categoria: Óptica

Lunetas astronômicas do Poliopticon da DFV

boa tarde ... pude notar na postagem Amplificação do telescópio q vc tem uma Polopticon da D.F. Vasconcellos de 22x eu tenho uma luneta da mesma empresa q alguém desmontou e não conseguiu montar as lentes na ordem correta pois sempre q tento uma serie diferente a imagem fica de ruim pra pior ... vc […] Ler mais»

Reflexão da luz solar pela Lua.

Como pode a Lua ser tão iluminada por reflexão, quase como um espelho, se na sua superfície somente existem rochas? Ler mais»

Comprimento de onda da cor magenta?

Não encontro o magenta no espectro da luz branca, mas cores do arco-íris. Qual é o comprimento de onda da cor magenta? Ler mais»

Radiação ultravioleta atravessa o vidro?

Raios UV atravessam o vidro normalmente? Posso me bronzear através de vidraça? Espelhos refletem eles também? Ler mais»

Colorimetria: o que é a saturação?

Compreendo o conceito de saturação quando se considera a cor-pigmento: por exemplo, quando se misturam matizes complementares tem-se um resultante neutralizado ou dessaturado. No entanto, não compreendo como se pensa a saturação no campo da cor-luz. Ler mais»

Por que lentes transparentes fazem sombra?

Olá, Descobri você através do podcast Fronteiras da Ciência, e gostaria de saber porque um óculos de grau com lente transparente, faz sombra quando iluminado por uma luz comum. Ler mais»

Por que o mate muda de cor quando é batido no liquidificador?

O mate batido no liquidificador adquire um tom marrom leitoso conforme a foto seguinte.  Por que isto ocorre? Ler mais»

A ausência das estrelas nas fotos dos astronautas.

Caro Professor Lang Um dos argumentos dos defensores da "farsa da Lua" é a ausência de estrelas nas fotos feitas pelos astronautas das missões Appolo. Por exemplo na  foto do astronauta ao lado da bandeira - Cernan with the US Flag and Earth -  não aparecem estrelas no céu e por isso dizem que ela é […] Ler mais»

Pôr do sol: dúvida sobre a cor do céu acima do observador.

Por que ao observar o pôr do sol, o céu visto à distância na direção em que sol se encontra é avermelhado, mas o céu acima da cabeça está todo azul claro. O espalhamente de Rayleigh não deveria provocar um céu todo avermelhado já que a luz percorre uma distância ainda maior até chegar acima […] Ler mais»

Duas fantasiosas explicações substituem a curvatura na mitológica Terra Plana!

Professor Lang Os terraplanistas inventam mirabolantes explicações para dar conta do simples efeito que decorre da curvatura da superfície da Terra. Entre tantas,  existe aquela que afirma que objetos distantes, não mais perceptíveis, escondidos pela curvatura da Terra, podem ser "recuperados" desde que se tenha um instrumento como uma luneta, telescópio ou objetivas de câmeras […] Ler mais»

1 2 3 13