X

Categoria: Óptica

Nuvem iridiscente

Olá professor Fernando Lang no dia 31 de janeiro de 2018 o site Uol publicou uma matéria sobre a cidade de Ribeirão Claro onde um cidadão fez um vídeo de uma nuvem colorida, na matéria se fala em um fenômeno chamado irisação (nuvem-colorida-intriga-turistas-no-norte-do-parana) poderia explicar sobre esse fenômeno é como ele pode ocorrer em nuvens? Ler mais»

Alcance dos faróis no mundo real e na mítica Terra Plana

Professor Lang Um terra-chato afirmou que segundo informação da Marinha do Brasil o alcance do farol de Santa Marta em SC é 90 km. Alega que isto prova que a Terra Plana pois tal farol estaria totalmente encoberto nesta distância pela curvatura da Terra que nesta distância é mais de 600 m e o farol […] Ler mais»

Luz da Lua na mítica Terra Plana e no mundo real

Professor Lang, não sei se você sabe, mas Terra-chatos andam dizendo que não só a lua tem luz própria, mas também que uma evidência disso é que a luz da lua esfria o que fica exposto à ela. Como a lua reflete a luz do sol? A luz da lua tem as mesmas ondas que […] Ler mais»

Dúvida sobre o experimento de Herschel e a descoberta do infravermelho

Por quê no Experimento de Hercshel o infravermelho eleva mais a temperatura do termômetro do que o ultravioleta? O esperado seria que a radiação ultravioleta, que tem mais energia, fosse transferir mais energia térmica. Seria por conta da relação entre o comprimento de onda da radiação ultravioleta não ser eficiente para aquecer os arranjos moleculares […] Ler mais»

Corpos negros emitem energia?

Professor, vi uma questão, numa prova, que dizia assim: Com relação aos corpos negros, pode-se afirmar que são a) absorvedores e emissores de energia perfeitos. b) absorvedores perfeitos de energia, mas maus emissores de energia. c) emissores perfeitos de energia, mas maus absorvedores de energia. d) maus absorvedores e emissores de energia. O gabarito diz […] Ler mais»

Horizonte no nível dos olhos em qualquer altitude porque a Terra é plana! Será mesmo?

Professor Lang Assisti sua palestra em vídeo da UNISINOS e achei muito didática, cheia de argumentos bem fundamentados. Parabéns! Gostaria que o sr. comentasse pois um terra-chato afirmou que o horizonte sempre se encontra no mesmo nível do observador e que isto somente pode ser explicado porque a Terra é plana. Ele disse que "mesmo […] Ler mais»

E o infravermelho dos controladores não atravessa o vidro?

Professor Lang, recentemente o senhor colocou uma publicação que o infravermelho - Vidro e radiação infravermelha: efeito estufa - é barrado por um vidro. Mas como é possível, por exemplo usarmos um controle de portão, que utilize o infravermelho,pois ele acaba acionando o portão mesmo que você esteja dentro do carro, não era para o vidro barrar […] Ler mais»

Mudando a frequência de uma onda luminosa por reflexão?

Professor, qual a tecnologia utilizada para mudar a frequência da uma onda de luz? Existe alguma superficie que ao refletir a onda, consiga alterar sua frequência? Ler mais»

Refração da luz na atmosfera: o horizonte geométrico e o horizonte visual

Se um objeto se encontra no horizonte do mar e um observador da praia olha para ele, a refração da luz pode fazer ele parecer estar mais a cima da curvatura ou mais a baixo? Ler mais»

Vidro e radiação infravermelha: efeito estufa

Professor Lang, tenho estudado recentemente o efeito estufa, nas estufas para planta por exemplo. Nos livros que consultei (Tópicos de Física 2 e Física Conceitual do Hewitt), é explicado que o vidro é opaco a radiação infravermelha, portanto quando a luz visível é absorvida pelo chão e este reemite infravermelho, essa radiação ficaria retida dentro […] Ler mais»

1 2 3 7