X

Categoria: Óptica

Prevendo as tonalidades nas sombras coloridas

Prof. Lang Lendo o post Como fazer as sombras coloridas? me veio a ideia que deve ser possível prever as tonalidades que vemos nas sombras coloridas. O sr. poderia nos dar alguma dica sobre isto? Antecipo agradecimento por sua resposta. Ler mais»

Correção da aberração cromática na objetiva de um telescópio refrator

Estou pretendendo fazer um telescópio refrator de distancia focal da objetiva igual a 1 metro. Sabendo que a objetiva seria acromática, precisaria adquirir uma lente convergente de resina (menor densidade) e uma lente divergente de policarbonato (maior densidade), em uma ótica. Gostaria de saber, por favor, qual a relação entre os graus que eu deveria […] Ler mais»

Espelho côncavo com o objeto sobre o foco: onde está a imagem?

Em espelhos côncavos quando o objeto está posicionado no foco a imagem de formará no infinito ,mas assim como em limites que um valor estando no infinito ainda da pra descobrir a qual tendência do infinito ele estaria . Dá pra descobrir isso da mesma forma com a imagem formada no espelho côncavo estando o […] Ler mais»

Qual é o significado de cor para a Física?

Gostaria de saber qual é o significado da ''cor'' na/para Física. Ler mais»

Pode um resultado negativo em um ”teste de curvatura” refutar o globo?

Esta postagem é motivada por uma mensagem recebida no CREF de um membro da Academia Terra Plana (academia tão virtual quanto o mundo mítico da Terra Plana?) com o seguinte teor: Olá Sr. Fernando Lang! Já que neste pequeno artigo nos dá a explicação de como calcular a distância da linha do horizonte e graças […] Ler mais»

Nuvem iridiscente

Olá professor Fernando Lang no dia 31 de janeiro de 2018 o site Uol publicou uma matéria sobre a cidade de Ribeirão Claro onde um cidadão fez um vídeo de uma nuvem colorida, na matéria se fala em um fenômeno chamado irisação (nuvem-colorida-intriga-turistas-no-norte-do-parana) poderia explicar sobre esse fenômeno é como ele pode ocorrer em nuvens? Ler mais»

Alcance dos faróis no mundo real e na mítica Terra Plana

Professor Lang Um terra-chato afirmou que segundo informação da Marinha do Brasil o alcance do farol de Santa Marta em SC é 90 km. Alega que isto prova que a Terra Plana pois tal farol estaria totalmente encoberto nesta distância pela curvatura da Terra que nesta distância é mais de 600 m e o farol […] Ler mais»

Luz da Lua na mítica Terra Plana e no mundo real

Professor Lang, não sei se você sabe, mas Terra-chatos andam dizendo que não só a lua tem luz própria, mas também que uma evidência disso é que a luz da lua esfria o que fica exposto à ela. Como a lua reflete a luz do sol? A luz da lua tem as mesmas ondas que […] Ler mais»

Dúvida sobre o experimento de Herschel e a descoberta do infravermelho

Por quê no Experimento de Hercshel o infravermelho eleva mais a temperatura do termômetro do que o ultravioleta? O esperado seria que a radiação ultravioleta, que tem mais energia, fosse transferir mais energia térmica. Seria por conta da relação entre o comprimento de onda da radiação ultravioleta não ser eficiente para aquecer os arranjos moleculares […] Ler mais»

Corpos negros emitem energia?

Professor, vi uma questão, numa prova, que dizia assim: Com relação aos corpos negros, pode-se afirmar que são a) absorvedores e emissores de energia perfeitos. b) absorvedores perfeitos de energia, mas maus emissores de energia. c) emissores perfeitos de energia, mas maus absorvedores de energia. d) maus absorvedores e emissores de energia. O gabarito diz […] Ler mais»

1 2 3 8