X

Categoria: Óptica

Pôr do sol: dúvida sobre a cor do céu acima do observador.

Por que ao observar o pôr do sol, o céu visto à distância na direção em que sol se encontra é avermelhado, mas o céu acima da cabeça está todo azul claro. O espalhamente de Rayleigh não deveria provocar um céu todo avermelhado já que a luz percorre uma distância ainda maior até chegar acima […] Ler mais»

Duas fantasiosas explicações substituem a curvatura na mitológica Terra Plana!

Professor Lang Os terraplanistas inventam mirabolantes explicações para dar conta do simples efeito que decorre da curvatura da superfície da Terra. Entre tantas,  existe aquela que afirma que objetos distantes, não mais perceptíveis, escondidos pela curvatura da Terra, podem ser "recuperados" desde que se tenha um instrumento como uma luneta, telescópio ou objetivas de câmeras […] Ler mais»

Óptica: índice de refração e a densidade do material

Parabéns pelo excelente trabalho caríssimo professor Lang e feliz natal para a gente! Minha dúvida é concernente ao termo "densidade" para definir o índice de refração absoluto de um meio material. É um equívoco dizer que "quanto maior a densidade de uma mesma substância, maior é o seu índice de refração"? Ler mais»

Por que não enxergamos o trajeto do raio de luz?

Nós aprendemos que enxergamos um objeto vermelho (por exemplo) porque a luz branca o atinge , ele absorve a luz e reemite a luz vermelha , que atinge nossos olhos. A minha pergunta é porque não enxergamos o trajeto,do objeto até nossos olhos, do raio vermelho reemitido? Se for porque o ar é transparente , […] Ler mais»

Espalhamento de Rayleigh: por que somente os comprimentos de onda menores?

Por que o oxigênio e o nitrogênio espalham os comprimentos de onda menores (azul e violeta), mas não os comprimentos do vermelho na atmosfera terrestre? Ler mais»

Reflexão total e tensão superficial.

Por favor, poderiam me responder se a tensão superficial afeta o ângulo de reflexão total? Em caso positivo, como se explica conceitualmente esse efeito? Ler mais»

Questão 91 da prova cinza do ENEM-2019.

Professor Lang, boa noite! Eu acompanho o CREF há algum tempo e sei que o senhor tem algumas críticas quanto à prova de física do Enem. Não sei se já teve oportunidade de vê-la esse ano. Meu questionamento é sobre uma questão que trata a capacidade de um povo enxergar nitidamente debaixo d'água, na questão […] Ler mais»

Polarização por reflexão: visão do usuário de óculos polarizadores.

É comum lermos que uma lente que atue como um filtro polarizador linear vertical barra os reflexos pois a luz do Sol quando refletida tem polarização horizontal. Mas se uma lente barra os reflexos do Sol o óculos escuro não nos deveria fazer enxergar apenas as fontes primarias de luz? De dia as fontes secundarias […] Ler mais»

Alcance do Farol de Cabo Frio refuta o globo! Será mesmo?

olá tudo bem! tenho uma duvida quanto ao farol de cabo frio no rio de janeiro, ele situa-se a 155 mts acima do nivel do mar, a podendo ser visto até aproximadamente 90 km de distância, seguindo o calculo ele não poderia ser avistado dessa distancia por seria coberto pela linha de horizonte, não sou […] Ler mais»

Ondas eletromagnéticas: ganham energia ao aumentar a rapidez de propagação?

Boa tarde, gostaria de esclarecer uma dúvida a respeito das ondas eletromagnéticas, pois o que não ficou claro é como uma onda eletromagnética pode perder ou ganhar energia "velocidade" ao mudar o seu meio de propagação? Oque acontece para que ela ganhe ou perca sua energia? Mas ai que vem o problema, pois mais duas […] Ler mais»

1 2 3 11