X

Categoria: Relatividade

Aumento da massa de um corpo quando este absorve energia

Segundo a fórmula de Einstein sobre equivalência de massa e energia,energia pode virar matéria e matéria pode virar energia,eu gostaria de saber se quando algum corpo absorve energia ele ganha massa,e quando ele perde essa energia ele perde massa? Ler mais»

Experimentos de Michelson-Morley e a Terra Plana

Boa tarde, Peço desculpas por incomodar vocês com assunto tão irrelevante, mas é que meu primo enveredou para essa teoria terraplanista e quero trazê-lo para a sanidade novamente. Ocorre que os terraplanistas afirmam que os experimentos desses cientistas, Michelson e Morley foram realizados para provar o movimento da terra e que por repetidas vezes eles […] Ler mais»

Partículas fundamentais e perda de energia

Estava refletindo sobre isso e não consegui chegar em nenhuma conclusão satisfatória. Partículas elementares (como neutrinos, por exemplo) podem perder energia de alguma forma? Corpos do mundo do macro, constantemente perdem parte de sua energia na forma de radiação luminosa. Gostaria de saber se existe algum processo semelhante que se aplique ao mundo quântico. Ler mais»

Eletromagnetismo e relatividade no livro do Gaspar

Bom dia. Lendo o capítulo de relatividade restrita do livro Compreendendo a Física (Alberto Gaspar) me deparei com um questionamento a respeito da ideia do autor. Ele aborda a questão do problema da mecânica clássica com as ideias de Maxwell do eletromagnetismo. Para ilustrar esse problema ele utilizou a seguinte situação. Um grande eletroímã que […] Ler mais»

Melhor medição ou cálculo da velocidade da luz?

Bom dia Professor. O valor c = 299.792.458 m /s foi obtido em um processo, direto, de medição de "c" ou foi calculado a partir do "TEM" de Maxwell (c = 1/ raiz (permissividade*permeabilidade) do vácuo)? Caso tenha sido de acordo com a primeira alternativa, onde posso encontrar a descrição do método? Se foi aplicada a […] Ler mais»

Relatividade restrita: aparente contradição?

Olá , professor. Tudo certo? Estou com a seguinte dúvida sobre relatividade restrita. Para ilustrar a dilatação do tempo, geralmente se usa o exemplo do pulso de luz emitido na direção vertical, perpendicular ao movimento de um referencial (uma nave imaginária , por exemplo). Neste caso, o trajeto da luz visto de fora fica maior […] Ler mais»

Por que o emaranhamento quântico não supera a velocidade da luz?

Considerando que no fenômeno do emaranhamento ocorre uma troca instantânea de informação entre as partículas, como isso não viola a velocidade da luz? Pelo que li sobre o assunto, nenhuma "informação útil" é transferida durante o processo e o limite da velocidade da luz não seria violado, mas não entendo o que isso significa. Ler mais»

Natureza do spin eletrônico

Com referência à postagem Equivalência dos campos magnéticos e elétricos na relatividade não sei se estou correto mas parece que o campo elétrico variável é um equivalente ao campo magnético variável por mudança de referencial. Uma dúvida a que me remete também em cima disso é: a natureza intrínseca do spin é uma consequência da […] Ler mais»

Relatividade: fio com corrente em sistemas de referência diferentes

Estou com uma dúvida equivalente aquela que originou Equivalência dos campos magnéticos e elétricos na relatividade. Assisti um vídeo que explica, segundo a relatividade restrita, a existência de força magnética em uma carga andando paralela à um fio percorrido por corrente. Explicação do vídeo: Suponha um fio horizontal, no qual os elétrons deslocam-se para a […] Ler mais»

Teoria das cordas: por que ainda não foi comprovada?

Eu gostaria de saber do que se trata a teoria das cordas, como ela funciona, e porque ainda não foi  comprovada? Ler mais»

1 2 3 4