X

Categoria: Relatividade

Gravitação: feixe de luz lançado verticalmente da superfície da Terra

Um feixe de luz lançado na vertical, para cima, a partir da superfície da Terra, sofrerá desvio em seu trajeto por influência do campo gravitacional terrestre? Ler mais»

Expansão do universo mais rápida do que a luz – II

Bom dia, professor, gostei da sua explanação em  Expansão do Universo mais rápida do que a luz. Esse é um assunto que me interessa, e tenho muitas dúvidas. Por exemplo, no caso em apreço, o “modelo” do atilho, há uma ligação entre os pontos no atilho e o atilho, propriamente dito. Uma ligação física, quero […] Ler mais»

Relatividade Geral: sistema de referência acelerado

Caros professores, Gostaria de resolver uma dúvida sobre a Relatividade Geral. Há alguma diferença nas leis da física entre um referencial em ausência de qualquer tipo de aceleração e um outro em queda livre? Reformulando a pergunta, podemos perceber alguma diferença entre estar em uma nave espacial no meio do nada (onde a gravidade resulta […] Ler mais»

Einstein em 1920 admitiu a existência do éter descartado em 1905 pela Teoria da Relatividade Restrita?

Professor Em mais de um vídeo da internet há a afirmação de que em 1920 Einstein admitiu o “éter luminífero” de Maxwell, eliminado pela Teoria da Relatividade Restrita, em uma palestra. Terra-chatos  usam também esta afirmação em vídeos sobre o éter e a Terra Plana. O senhor poderia esclarecer se isso é verdade?   Ler mais»

Enunciado do segundo postulado da Teoria da Relatividade Restrita

Caro professor Lang Em uma comunidade do FB discutiam sobre o real enunciado do segundo postulado da TRR. Conforme muitos referências (por exemplo na Wikipedia) ele seria: "2. Segundo postulado (invariância da velocidade da luz ) A luz tem velocidade invariante igual a c em relação a qualquer sistema de coordenadas inercial." Entretanto uma pessoa […] Ler mais»

Outra vez a velocidade da luz para uma fonte em movimento: por que ela não aumenta?

Boa tarde, Drs. Bom, minha pergunta é bem direta e simples, mas exige um conhecimento surpreendente. Sei que a velocidade da luz é constante 300 000 km/s, mas se eu estivesse em um carro e ligasse a lanterna dele, por que a luz não ultrapassaria a sua velocidade constante, já que eu estou dando um "empurrazinho" nela? […] Ler mais»

Segundo Postulado da Relatividade Especial

Sobre os postulados da teoria da relatividade especial: O primeiro postulado afirma que as leis da física são as mesmas em todos os referenciais INERCIAIS. Contudo, o segundo postulado nos diz que a velocidade da luz é uma constante universal -- mas esse segundo postulado, se aplica somente a referenciais inerciais também? Já vi fontes […] Ler mais»

Teoria da Relatividade: Paradoxo de Eherenfest

Um disco parado para um observador tem um certo perímetro (comprimento de circunferência) e um certo comprimento de raio, coloca-se o disco pra girar e o mesmo observador o observa, levando-se em consideração os efeitos relativísticos. Quando o observador observar no sentido do perímetro deve perceber o mesmo diminuir, entretanto quando ele olhar no sentido […] Ler mais»

Poderia um puxão em um fio resistente viajar mais rápido do que a luz?

Exemplo: Se eu tivesse um fio muito resistente esticado com uma sineta na extremidade. Digamos que esse fio tem uma comprimento equivalente à distância da Terra ao Sol. Queria saber (caso o puxasse) se a sineta demoraria para sinalizar mais ou menos tempo que os 8,3 minutos que a luz demora para chegar ao sol? […] Ler mais»

BREVES REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE TEMPO – Palestra Professor Emérito Horacio Dottori

No dia 07/07/2016 0 Prof. Horacio Dottori recebeu na UFRGS o título de Professor Emérito. O CREF se sente honrado em postar sua palestra. Ler mais»

1 2 3