X

Categoria: Relatividade

Relatividade restrita: aparente contradição?

Olá , professor. Tudo certo? Estou com a seguinte dúvida sobre relatividade restrita. Para ilustrar a dilatação do tempo, geralmente se usa o exemplo do pulso de luz emitido na direção vertical, perpendicular ao movimento de um referencial (uma nave imaginária , por exemplo). Neste caso, o trajeto da luz visto de fora fica maior […] Ler mais»

Por que o emaranhamento quântico não supera a velocidade da luz?

Considerando que no fenômeno do emaranhamento ocorre uma troca instantânea de informação entre as partículas, como isso não viola a velocidade da luz? Pelo que li sobre o assunto, nenhuma "informação útil" é transferida durante o processo e o limite da velocidade da luz não seria violado, mas não entendo o que isso significa. Ler mais»

Relatividade: fio com corrente em sistemas de referência diferentes

Estou com uma dúvida equivalente aquela que originou Equivalência dos campos magnéticos e elétricos na relatividade. Assisti um vídeo que explica, segundo a relatividade restrita, a existência de força magnética em uma carga andando paralela à um fio percorrido por corrente. Explicação do vídeo: Suponha um fio horizontal, no qual os elétrons deslocam-se para a […] Ler mais»

Teoria das cordas: por que ainda não foi comprovada?

Eu gostaria de saber do que se trata a teoria das cordas, como ela funciona, e porque ainda não foi  comprovada? Ler mais»

Efeito Doppler e a energia do fóton

Olá, caro professor Fernando Lang. Uma questão tem me inquietado recentemente, após um aluno me indagar sobre o assunto. Imaginemos uma fonte luminosa que se move em velocidade não relativística em relação a um observador. A fonte emite ondas com frequência f bem definida. O observador, contudo, detecta ondas com frequência f ' dada por […] Ler mais»

Gravitação: feixe de luz lançado verticalmente da superfície da Terra

Um feixe de luz lançado na vertical, para cima, a partir da superfície da Terra, sofrerá desvio em seu trajeto por influência do campo gravitacional terrestre? Ler mais»

Expansão do universo mais rápida do que a luz – II

Bom dia, professor, gostei da sua explanação em  Expansão do Universo mais rápida do que a luz. Esse é um assunto que me interessa, e tenho muitas dúvidas. Por exemplo, no caso em apreço, o “modelo” do atilho, há uma ligação entre os pontos no atilho e o atilho, propriamente dito. Uma ligação física, quero […] Ler mais»

Relatividade Geral: sistema de referência acelerado

Caros professores, Gostaria de resolver uma dúvida sobre a Relatividade Geral. Há alguma diferença nas leis da física entre um referencial em ausência de qualquer tipo de aceleração e um outro em queda livre? Reformulando a pergunta, podemos perceber alguma diferença entre estar em uma nave espacial no meio do nada (onde a gravidade resulta […] Ler mais»

Einstein em 1920 admitiu a existência do éter descartado em 1905 pela Teoria da Relatividade Restrita?

Professor Em mais de um vídeo da internet há a afirmação de que em 1920 Einstein admitiu o “éter luminífero” de Maxwell, eliminado pela Teoria da Relatividade Restrita, em uma palestra. Terra-chatos  usam também esta afirmação em vídeos sobre o éter e a Terra Plana. O senhor poderia esclarecer se isso é verdade?   Ler mais»

Enunciado do segundo postulado da Teoria da Relatividade Restrita

Caro professor Lang Em uma comunidade do FB discutiam sobre o real enunciado do segundo postulado da TRR. Conforme muitos referências (por exemplo na Wikipedia) ele seria: "2. Segundo postulado (invariância da velocidade da luz ) A luz tem velocidade invariante igual a c em relação a qualquer sistema de coordenadas inercial." Entretanto uma pessoa […] Ler mais»

1 2 3 4