X

Categoria: Cinemática

Cinemática: significado do tempo negativo.

Por que não é comum nos problemas em física se ter como solução tempo com o valor negativo? Pois em uma análise o ponto zero poderia ser considerado o tempo de acionamento de um cronômetro e o instante negativo sendo os acontecimentos do fenômeno antes de acionar o cronômetro. Essa Explicação seria correta ? Ler mais»

Cinemática: significado da equação do terceiro grau da posição no tempo.

Olá! Como é possível uma equação horária o tempo estar elevado ao cubo? Como por exemplo: S = 1 + t³. Por que isso acontece e qual o comportamento do corpo quando a equação está desse jeito? Desde já obrigada. Ler mais»

Impacto do automóvel F1 no muro de concreto

Olá! Estava me perguntando qual a força g que um piloto experimenta na colisão de um carro de Fórmula 1 num muro de concreto a 210 km/h. Um carro de F1 tem entre 500-600 kg e uns 4,5 m de comprimento. Muito obrigado desde já! Ler mais»

Pista inclinada para cruzar o vão livre da ponte caída!

Professor Lang Parabéns pelas postagens do CREF as quais leio todas. Sobre a sua postagem Cruzando de automóvel o vão livre de uma ponte caída? eu imaginei a possibilidade da pista ser inclinada para que o automóvel cruzasse o vão livre de 25m . Encontrei para o ângulo de inclinação da pista aproximadamente 8° para […] Ler mais»

Cruzando de automóvel o vão livre de uma ponte caída?

Bom dia professor Lang. Minha dúvida é elementar: um veiculo que trafegue a 110 km/h, desprezando todas as formas de atrito, a sua frente caiu uma ponte e a extensão do vão livre a frente é 25 metros. Nesta velocidade o veiculo conseguiria transpor o vão livre? Muito agradecido. Ler mais»

O que é arrancada ou arranque?

Ola. Tudo bem? Gostaria de que vocês pudessem me explicar sobre o fenômeno chamado arrancada. Ler mais»

Duração do contato da bola de golfe com o taco

Qual a distancia percorrida e o tempo que a bola de golfe fica em contato com a face do taco após o impacto? Ler mais»

Efeito de Coriolis: o caso do projétil e do helicóptero

Prof. Minha dúvida e a seguinte, sabemos que o motivo pelo qual não saímos voando pela Terra é simplesmente inércia, pois estamos na mesma velocidade de rotação da terra. A minha dúvida é, se um atirador der um tiro de 2400m, sabendo que eu e o alvo giramos de modo inercial, por que a bala […] Ler mais»

Simulação da gravidade terrestre

olá Mestres! Se quisermos simular a força da gravidade no interior de uma astronave fora de órbita devemos acelerá-la de modo que seus ocupantes sintam uma inércia equivalente à gravidade terrestre. A questão é: se o conceito de aceleração é a variação de velocidade por unidade de tempo, então para manter a inércia igual à gravidade por tempo […] Ler mais»

Questão 3 – Prova do MNPEF 2017

Gostaria da resolução da seguinte questão: Um objeto move-se em uma trajetória unidimensional, sobre um eixo x, e sua posição como função do tempo é descrita por x(t) = 1 + 4t − 0, 1t^2. Todas as grandezas estão expressas em unidades do SI. A distância total percorrida pelo objeto entre os instantes t = […] Ler mais»

1 2 3 4