X

Categoria: Eletromagnetismo

Dúvidas sobre a Lei de Gauss e capacitância

Olá novamente, professor Lang! Tenho duas dúvidas que me atormentam desde Física 3, e agora uma delas me deixa mais confuso ainda na disciplina de Eletromagnetismo. Primeiro, sobre a lei de Gauss: Por que raios uma carga externa a uma superfície gaussiana NUNCA causa fluxo líquido na mesma? Pelo menos é isso que afirma o […] Ler mais»

Filtros elétricos com regeneradores bióticos: mais uma forma de enganar ingênuos!

Diante mão, agradeço a disponibilidade e iniciativa em compartilhar seus conhecimentos. Eu trabalho com harmonização de ambientes e dentre os serviços prestados, proponho a proteção contra poluição eletromagnética nos ambientes, utilizando filtros com REGENERADORES BIÓTICOS na redes elétricas do imóvel, e alguns outros aparelhos que prometem criar uma blindagem no imóvel como todo, contra radiação […] Ler mais»

Relatividade: fio com corrente em sistemas de referência diferentes

Estou com uma dúvida equivalente aquela que originou Equivalência dos campos magnéticos e elétricos na relatividade. Assisti um vídeo que explica, segundo a relatividade restrita, a existência de força magnética em uma carga andando paralela à um fio percorrido por corrente. Explicação do vídeo: Suponha um fio horizontal, no qual os elétrons deslocam-se para a […] Ler mais»

Bobina de Tesla funciona no vácuo?

Bom dia Doutor Fernando. Gostaria de saber se a bobina de Tesla funcionária no vácuo, considerando que o mesmo é um isolante. Agradeço desde já. Ler mais»

Dúvida sobre ser maior a velocidade de deriva de um elétron em um local do que em outro

Professor Fernando Lang da Silveira, essa afirmação - encontrada na postagem O entendimento completo do circuito elétrico - não me parece intuitiva: "por exemplo, a velocidade de deriva dos elétrons livres no filamento de uma lâmpada é maior do que nos condutores de conexão da lâmpada, entretanto a intensidade da corrente elétrica é a mesma […] Ler mais»

Efeito Doppler e a energia do fóton

Olá, caro professor Fernando Lang. Uma questão tem me inquietado recentemente, após um aluno me indagar sobre o assunto. Imaginemos uma fonte luminosa que se move em velocidade não relativística em relação a um observador. A fonte emite ondas com frequência f bem definida. O observador, contudo, detecta ondas com frequência f ' dada por […] Ler mais»

Influência da ejeção de massa coronal na tecnologia terrestre

Boa tarde, minha questão pode ser extremamente básica, mas não tenho certeza. Como a ejeção de massa coronal interage com os aparelhos eletrônicos em órbita e são capazes de darem Blackout na Terra? Sei que a ejeção de massa coronal é um fenômeno eletromagnético solar, e, claro... Vai influenciar nos satélites.. Mas o que acontece […] Ler mais»

Uso do termo “voltagem”

Olá, professores. Tudo certo? Uma dúvida bem rápida. É comum encontrar em livros de física o termo “voltagem” para designar Diferença de Potencial Elétrico. Porém, muitos reclamam do uso do termo, alegando ser apenas corriqueiro. No documento do SI do Inmetro, aparece apenas o termo “Diferença de Potencial Elétrico”. Nem “Tensão elétrica” aparece. Afinal, é […] Ler mais»

Fontes do campo magnético da Terra e a estrutura interna de nosso planeta

Professor Lang Um terraplanista (gosto muito da expressão terrachato ?) afirmou que os "globaloides" (assim eles designam as pessoas que conhecem a forma real da Terra) creem que materiais ferromagnéticos no núcleo da Terra produziriam seu campo magnético e até citou a Wikipedia. Depois o terrachato disse ser isso impossível pois quando se aquece um […] Ler mais»

Gravitação: gráviton e fóton

Considerando que (1) o fóton não tem massa; (2) é um mediador de interações eletromagnéticas; (3) a gravidade é resultado da mediação do gráviton na interação entre corpos massivos: a) como explicar o fato de a luz alterar sua trajetória na presença de uma estrela ou de um cluster? b) os mediadores, fóton e gráviton interagem […] Ler mais»

1 2 3 10