X

Categoria: Eletromagnetismo

Corrente elétrica é definida com um vetor no Griffiths. Está correto?

Boa tarde. Me chamo William, e sou aluno de graduação em Física da UFPel. Estou fazendo a disciplina Teoria Eletromagnética, e então entrando no assunto de magnetostática, acabamos se deparando com uma nova definição de notação do conceito de corrente elétrica i, descrita pelo livro de Teoria Eletromagnética Capitulo 5  (David J.GRIFFITHS 3° edição). Estamos […] Ler mais»

Ondas eletromagnéticas podem impulsionar um veículo!

Boa tarde professores! É possível ondas eletromagnéticas interagirem com, por exemplo, um imã de neodimio próximo, de modo que a fonte emissora das ondas não sofra movimento físico de repulsão e o imã sim sofra esse movimento. De forma imaginária, uma antena empurrando um ima e ela mesmo não sofrendo movimento algum visto que as […] Ler mais»

Improvisando uma “bolsa de Faraday” com papel alumínio

Olá Professor Lang, Em seu experimento de enrolar o telefone celular com papel alumínio, o senhor reproduziu o efeito gaiola de Faraday, ou seja, criou uma blindagem a qual impediu que as ondas eletromagnéticas externas à gaiola ingressassem em seu interior. O teste está relatado nesta postagem de 2013. E quanto à situação inversa? A […] Ler mais»

Dúvidas sobre blindagem elétrica e magnética

Olá! Gostaria de tirar uma dúvida que tenho desde a disciplina de Física 3. Bem, sabe-se que quando um condutor está eletricamente carregado, as cargas neste se distribuem de maneira tal que o campo elétrico em seu interior seja nulo. Mas... esse é um resultado para o caso eletrostático (depois das cargas entrarem em equilíbrio). […] Ler mais»

Magnetismo terrestre: novamente a Terra Plana é refutada por um terra-chato!

Prof. Lang Qual a sua avaliação deste argumento de terraplanistas na figura abaixo? Ler mais»

Dúvidas sobre a Lei de Gauss e capacitância

Olá novamente, professor Lang! Tenho duas dúvidas que me atormentam desde Física 3, e agora uma delas me deixa mais confuso ainda na disciplina de Eletromagnetismo. Primeiro, sobre a lei de Gauss: Por que raios uma carga externa a uma superfície gaussiana NUNCA causa fluxo líquido na mesma? Pelo menos é isso que afirma o […] Ler mais»

Filtros elétricos com regeneradores bióticos: mais uma forma de enganar ingênuos!

Diante mão, agradeço a disponibilidade e iniciativa em compartilhar seus conhecimentos. Eu trabalho com harmonização de ambientes e dentre os serviços prestados, proponho a proteção contra poluição eletromagnética nos ambientes, utilizando filtros com REGENERADORES BIÓTICOS na redes elétricas do imóvel, e alguns outros aparelhos que prometem criar uma blindagem no imóvel como todo, contra radiação […] Ler mais»

Relatividade: fio com corrente em sistemas de referência diferentes

Estou com uma dúvida equivalente aquela que originou Equivalência dos campos magnéticos e elétricos na relatividade. Assisti um vídeo que explica, segundo a relatividade restrita, a existência de força magnética em uma carga andando paralela à um fio percorrido por corrente. Explicação do vídeo: Suponha um fio horizontal, no qual os elétrons deslocam-se para a […] Ler mais»

Bobina de Tesla funciona no vácuo?

Bom dia Doutor Fernando. Gostaria de saber se a bobina de Tesla funcionária no vácuo, considerando que o mesmo é um isolante. Agradeço desde já. Ler mais»

Dúvida sobre ser maior a velocidade de deriva de um elétron em um local do que em outro

Professor Fernando Lang da Silveira, essa afirmação - encontrada na postagem O entendimento completo do circuito elétrico - não me parece intuitiva: "por exemplo, a velocidade de deriva dos elétrons livres no filamento de uma lâmpada é maior do que nos condutores de conexão da lâmpada, entretanto a intensidade da corrente elétrica é a mesma […] Ler mais»

1 2 3 12