X

Categoria: Eletromagnetismo

Uso do termo “voltagem”

Olá, professores. Tudo certo? Uma dúvida bem rápida. É comum encontrar em livros de física o termo “voltagem” para designar Diferença de Potencial Elétrico. Porém, muitos reclamam do uso do termo, alegando ser apenas corriqueiro. No documento do SI do Inmetro, aparece apenas o termo “Diferença de Potencial Elétrico”. Nem “Tensão elétrica” aparece. Afinal, é […] Ler mais»

Fontes do campo magnético da Terra e a estrutura interna de nosso planeta

Professor Lang Um terraplanista (gosto muito da expressão terrachato 😉) afirmou que os "globaloides" (assim eles designam as pessoas que conhecem a forma real da Terra) creem que materiais ferromagnéticos no núcleo da Terra produziriam seu campo magnético e até citou a Wikipedia. Depois o terrachato disse ser isso impossível pois quando se aquece um […] Ler mais»

Gravitação: gráviton e fóton

Considerando que (1) o fóton não tem massa; (2) é um mediador de interações eletromagnéticas; (3) a gravidade é resultado da mediação do gráviton na interação entre corpos massivos: a) como explicar o fato de a luz alterar sua trajetória na presença de uma estrela ou de um cluster? b) os mediadores, fóton e gráviton interagem […] Ler mais»

Energia é abstrata?

Obrigado Professor Lang, pela resposta a minha questão anterior. Agora uma nova pergunta, inspirada pelo seguinte vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=rUwwMWAiU2g Nele o físico explica que a energia é uma "quantidade abstrata", entretanto, é comum ver explicações sobre a teoria das cordas afirmando que estas "cordas" seriam feitas de energia! Se a energia não é substancial, como algo poderia […] Ler mais»

A que se deve a atração entre discos HD?

Boa tarde. Porque os discos do HD ficam grudados, digo sei de sua composição, porém não são atraídos por imã, eles deslizam entre si e se faz necessário uma pequena força para separar. Ler mais»

Radiação de partículas carregadas

Se uma partícula carregada que esteja em movimento produz radiação eletromagnética, por que o feixe de elétrons (ou os raios catódicos) em uma ampola de Crookes já não é naturalmente "colorido", sendo necessária a colisão com o vidro para a emissão de luz? Ainda no contexto da pergunta, acrescento outro exemplo em que ela se […] Ler mais»

Corrente no neutro em uma residência com rede trifásica

Boa tarde Professor! Em residência onde há três fases, ligando em cada uma delas um chuveiro, que consome 22 amperes. Nesse caso, estando os três em funcionamento, haveria um consumo de 66 amperes. Quantos amperes circulariam pelo fio neutro? E a espessura do neutro tem de ser maior? Já ouvi dizer que pelo fato do […] Ler mais»

Calculando a energia de um raio

Professor Lang, caso quiséssemos calcular a energia liberada por um raio, tendo a d.d.p entre a nuvem e o solo e sabendo a quantidade de carga que se movimentou, poderia fazer isso usando E=q.U? Estou perguntando, porque já é a segunda vez que vejo resoluções, fazendo esse tipo de conta para resolver questões, mas, meu […] Ler mais»

Linhas de campo e limalhas de ferro

Gostaria de saber o motivo das limalhas escolherem determinados lugares naquela demonstração de campo magnético com limalhas de ferro. Fico em dúvida pois imaginava que o campo fosse contínuo, não tendo regiões privilegiadas. Ler mais»

Natureza da força de tração

Olá professor Fernando! Considerando as 4 naturezas de forças (Gravitacional, Eletromagnética, Nuclear Forte, Nuclear Fraca), a força tração é de que natureza? Ler mais»

1 2 3 8