X

Categoria: Ondas mecânicas

Processo que levou o meteoro de Cheliabinsk na Rússia em 2013 a explodir

Caro professor Lang Gostei muito da postagem recente sobre o aquecimento de corpos supersônicos na atmosfera (Aquecimento de objetos pelo “atrito” com a atmosfera ), aprendendo que de fato o processo não é atrito. Gostaria de entender como ocorreu a explosão do meteoro de 2013 sobre a Rússia. Agradeço antecipadamente se o sr. puder responder. […] Ler mais»

Acústica: percutindo o copo enquanto é preenchido com água

Esta pergunta se encontra no livro Física Conceitual de Paul Hewitt: "Enquanto está derramando água dentro de um copo, você repetidamente bate de leve no vidro com uma colher. À medida que o copo vai se enchendo, a altura do som irá aumentando ou diminuindo?" Como explico esse fenômeno? Ler mais»

Mudando a frequência de uma onda luminosa por reflexão?

Professor, qual a tecnologia utilizada para mudar a frequência da uma onda de luz? Existe alguma superficie que ao refletir a onda, consiga alterar sua frequência? Ler mais»

Fazer ondas com as mãos na piscina pode diminuir o impacto do saltador na água?

Meu alunos disseram que viram na televisão um campeonato de salto ornamental e havia pessoas próximas de onde os saltadores caiam fazendo ondas com as mãos. Disseram que alguém explicou na transmissão que as ondas serviriam para diminuir o impacto com a água. Tem alguma chance de isso ser efetivo? Ler mais»

Tubos em ondas

Eu pesquisei pesquisei mas não achei, então eu queria saber: como surgem os tubos nas ondas do mar? Ler mais»

Ondas estacionárias em cordas excitadas por eletroímã

Prof. Lang, fizemos uma experiência de geração de ondas estacionárias em cordas, usando um eletroíma para produzir as ondas. Ele estava ligado na rede elétrica, mas a frequência das ondas que obtivemos foi na média 117Hz e não 60Hz, como eu esperava. Como explicar este fator 2 de diferença? Professor não quero me identificar porque […] Ler mais»

Questão 79 – Prova Branca – ENEM 2016

Caro Mestre, bom dia. Éramos amigos no Facebook e sempre acompanhava suas postagens a respeito das falhas das questões de Física do ENEM. Este ano, uma das questões foi sobre os pulsos de ultrassom emitidos por morcegos: Prova Branca, questão 79. A questão propõe um morcego em repouso e uma mariposa afastando-se dele. O morcego […] Ler mais»

O efeito “voz de Pato Donald” com hélio

Refração não altera frequência da onda correto? Por que então o som ao se propagar no gás hélio tem aumento de frequência? Se o som está mais agudo, logo aumentou frequência, correto? Ler mais»

Poderia um puxão em um fio resistente viajar mais rápido do que a luz?

Exemplo: Se eu tivesse um fio muito resistente esticado com uma sineta na extremidade. Digamos que esse fio tem uma comprimento equivalente à distância da Terra ao Sol. Queria saber (caso o puxasse) se a sineta demoraria para sinalizar mais ou menos tempo que os 8,3 minutos que a luz demora para chegar ao sol? […] Ler mais»

Para onde vai a energia liberada em uma explosão no vácuo?

Boa Noite, tendo como certo que uma onda sonora não se propaga no vácuo, citando um exemplo de um carro espacial explodindo no espaço, o que vai acontecer com a energia emitida pela essa fonte, já que por onda não haverá propagação ? Ler mais»

1 2 3 4