X

Categoria: Gravitação

Movimentos da Terra e sua percepção

Caro prof. Lang, Estou com dificuldade em entender a relação entre aceleração centrípeta, força centrífuga, atração gravitacional da Terra e inércia aplicadas ao movimento do planeta e aos corpos em sua superfície. Está correto dizer que a aceleração centrípeta é muito menor que a força de atração gravitacional da Terra sobre os corpos em sua […] Ler mais»

Rotação do planeta: por que não a sentimos?

Olá, minha pergunta é sobre a rotação da Terra. O que explica que nós permanecemos no planeta mesmo ele girando a cerca de 1700km/h e porque não sentimos esse movimento? Existe relação entre a gravidade terrestre e a forca inercial nessa percepção? Agradeço desde já. Ler mais»

Gravidade e rotação da Terra

Prezados, Supondo que não houvesse atmosfera no planeta Terra e que ainda estivéssemos aqui, nós continuaríamos a girar com a mesma velocidade de rotação do planeta? E no caso da força da gravidade ser diferente? Obrigado pela atenção e parabéns pelo trabalho. William Zanete Ler mais»

Um campo gravitacional tem energia potencial ilimitada?

Obviamente, sei que não existe energia infinita no universo. A questão é que, aparentemente, a lei da gravitação parece violar esse princípio. Ilustro meu raciocínio no exemplo seguinte. Inicialmente, vamos supor que um universo em que existam apenas dois corpos. Esses corpos estão a uma distância infinitamente grande. De início o campo gravitacional seria pequeno, […] Ler mais»

Gravitação: feixe de luz lançado verticalmente da superfície da Terra

Um feixe de luz lançado na vertical, para cima, a partir da superfície da Terra, sofrerá desvio em seu trajeto por influência do campo gravitacional terrestre? Ler mais»

Propulsão de foguetes no espaço: como é possível o empuxo se não existe atmosfera?

Boa noite! Os livros didáticos e mesmo as pesquisas na internet deixam bem claro que os princípios físicos envolvidos no lançamento de um foguete espacial é a terceira lei de Newton e o empuxo que ocorre para erguer o mesmo. Porém no vácuo (espaço) esse sistema não poderia funcionar, como não há fluídos e massa, […] Ler mais»

Gravitação: gráviton e fóton

Considerando que (1) o fóton não tem massa; (2) é um mediador de interações eletromagnéticas; (3) a gravidade é resultado da mediação do gráviton na interação entre corpos massivos: a) como explicar o fato de a luz alterar sua trajetória na presença de uma estrela ou de um cluster? b) os mediadores, fóton e gráviton interagem […] Ler mais»

Dúvida sobre microgravidade na fase ascendente da parábola

Boa tarde, ao ler o livro "Física para todos - Perguntas e Respostas" tive dúvida quanto a resposta dada à pergunta 170, que se trata da experiência de gravidade zero em um avião. Na resposta, foi dito: "Na trajetória parabólica é possível dobrar o tempo de "ausência da gravidade", pois tanto na fase ascendente quanto […] Ler mais»

Seria a gravidade seletiva como disse um aloprado da Terra Plana?

Os terraplanistas estão dizendo que a gravidade teria que ser seletiva para deixar o oceano grudado no globo e não puxar as nuvens para baixo. Como a gravidade pode levar as nuvens de oeste para leste, fazendo-as acompanhar a rotação da terra, e não puxá-las para baixo? Ler mais»

Relatividade Geral: sistema de referência acelerado

Caros professores, Gostaria de resolver uma dúvida sobre a Relatividade Geral. Há alguma diferença nas leis da física entre um referencial em ausência de qualquer tipo de aceleração e um outro em queda livre? Reformulando a pergunta, podemos perceber alguma diferença entre estar em uma nave espacial no meio do nada (onde a gravidade resulta […] Ler mais»

1 2 3 9