X

Categoria: Gravitação

Forma de flutuar por centrifugação ou força G?

Boa noite Professor! Tudo bem? Tenho uma questão que gostaria muito de da sua resposta.     Se nós enchermos um balde com água amarrarmos uma corda nele e girarmos a  erto RPM conseguimos que ele fique na horizontal, correto? A água ficará no fundo do balde sem derramar. Ou seja, parece que a força […] Ler mais»

Efeitos de maré na Terra dos demais planetas do sistema solar?

Olá Professor! A página do CREF é um ótimo canal para divulgação da ciência. Sempre indico aos meus alunos para conhecer os temas já abordados, ou consultar o site quando estamos em alguma conversa sobre fenômenos físicos. Professor, um tema recorrente que surge nas aulas, ou em atividades de extensão é a influência do alinhamento […] Ler mais»

Dúvida sobre a força de maré!

Estimado professor Lang, primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo excelente trabalho no CREF. Minha dúvida é com relação a força inercial na abordagem das forças de marés. Na página 8 do seu artigo "Marés, fases principais da Lua e bebês" você escreve "[...] a força inercial em qualquer ponto da Terra tem sempre a mesma orientação […] Ler mais»

O Sol não produz marés. Será mesmo?

Professor Lang Eu gostaria de saber por que a gravidade da Lua causa marés na Terra, mas a gravidade do Sol não? Agradeço antecipadamente a resposta. Ler mais»

Dúvida sobre o peso e centrifugação.

Boa noite, Estava pensando e tive uma dúvid. Se a terra girasse com uma velocidade angular maior, nos sentiríamos mais leves próximos ao equador? Talvez os oceanos se distribuissem de forma diferente. O quão mais rápido a terra teria que girar pra que eu sentisse uma diferença no peso aparente? Pessoas perto dos pólos seriam […] Ler mais»

O hidrogênio da Geocorona e o negacionismo sobre a ISS!

Numa situação anterior, Lang disse que ISS não derrete no calor de 2000 graus porque não há muita matéria pra causar transferência de calor na termosfera. Pergunto: há pouco mudaram tudo e disseram que a atmosfera ( mais densa portanto)  terrestre passa quem de 600 mil km ( passa da lua) isso joga por terra […] Ler mais»

Paradoxal efeito do arrasto no movimento de um satélite.

Olá! Ao ler o livro Curso de Física de Berkeley, V.1 me deparei com uma pergunta que estranhei: "qual o efeito de atrito sobre o movimento de um satélite? por que o atrito aumenta a velocidade?" o que me chocou, pois até o momento sempre esperei que a velocidade era diminuída pelo atrito. Apesar de […] Ler mais»

Movimento de translação da Terra e velocidade de foguetes.

Boa noite! Tendo em vista que a Terra desloca-se, considerado tão somente o movimento de translação, a uma velocidade média de 112.000 quilômetros por hora, gostaria de saber se isso deve ser levado em consideração na viagem de naves espaciais para a Lua (ou Marte). Melhor perguntando: depois que uma nave deixa a atmosfera terrestre, […] Ler mais»

Seria a mítica Terra Plana um Elevador de Einstein?

Olá professor tudo bem? Espero que sim! Minha dúvida é a seguinte. Se imaginarmos a terra sendo plana e acelerada (valor de 9,81m/s2) na direção perpendicular ao plano que contém sua superfície. Se imaginarmos neste cenário a queda de um corpo partindo do repouso no referencial da Terra Plana, o tempo de queda deste corpo […] Ler mais»

Estilingue gravitacional

O que é o estilingue gravitacional?   Ler mais»

1 2 3 12