X

Categoria: Gravitação

Simulação da gravidade terrestre

olá Mestres! Se quisermos simular a força da gravidade no interior de uma astronave fora de órbita devemos acelerá-la de modo que seus ocupantes sintam uma inércia equivalente à gravidade terrestre. A questão é: se o conceito de aceleração é a variação de velocidade por unidade de tempo, então para manter a inércia igual à gravidade por tempo […] Ler mais»

Órbitas elípticas e circulares: quando acontecem?

Olá, gostaria de entender quais são as condições necessárias para que um corpo entre em uma órbita elíptica? Além disso, é correto dizer que as forças dissipativas no movimento planetário são inexistentes ou desprezíveis e por isso essa órbita elíptica será mantida? Quais são as mudanças que fazem com que um corpo saia de uma […] Ler mais»

A cinemática e a dinâmica da aeronave em voo paralelo ao solo

Boa tarde, Tenho acompanhado a discussão a respeito da teoria da Terra plana, que, obviamente, não aceito. Porém, há um ponto insistentemente mencionado por eles, que é o fato de os aviões não realizarem uma correção durante o voo, mantendo-se em trajetórias retilíneas. Em sua argumentação, deveriam inclinar o bico para baixo a fim de […] Ler mais»

Movimentos da Terra e sua percepção

Caro prof. Lang, Estou com dificuldade em entender a relação entre aceleração centrípeta, força centrífuga, atração gravitacional da Terra e inércia aplicadas ao movimento do planeta e aos corpos em sua superfície. Está correto dizer que a aceleração centrípeta é muito menor que a força de atração gravitacional da Terra sobre os corpos em sua […] Ler mais»

Rotação do planeta: por que não a sentimos?

Olá, minha pergunta é sobre a rotação da Terra. O que explica que nós permanecemos no planeta mesmo ele girando a cerca de 1700km/h e porque não sentimos esse movimento? Existe relação entre a gravidade terrestre e a forca inercial nessa percepção? Agradeço desde já. Ler mais»

Gravidade e rotação da Terra

Prezados, Supondo que não houvesse atmosfera no planeta Terra e que ainda estivéssemos aqui, nós continuaríamos a girar com a mesma velocidade de rotação do planeta? E no caso da força da gravidade ser diferente? Obrigado pela atenção e parabéns pelo trabalho. William Zanete Ler mais»

Um campo gravitacional tem energia potencial ilimitada?

Obviamente, sei que não existe energia infinita no universo. A questão é que, aparentemente, a lei da gravitação parece violar esse princípio. Ilustro meu raciocínio no exemplo seguinte. Inicialmente, vamos supor que um universo em que existam apenas dois corpos. Esses corpos estão a uma distância infinitamente grande. De início o campo gravitacional seria pequeno, […] Ler mais»

Gravitação: feixe de luz lançado verticalmente da superfície da Terra

Um feixe de luz lançado na vertical, para cima, a partir da superfície da Terra, sofrerá desvio em seu trajeto por influência do campo gravitacional terrestre? Ler mais»

Propulsão de foguetes no espaço: como é possível o empuxo se não existe atmosfera?

Boa noite! Os livros didáticos e mesmo as pesquisas na internet deixam bem claro que os princípios físicos envolvidos no lançamento de um foguete espacial é a terceira lei de Newton e o empuxo que ocorre para erguer o mesmo. Porém no vácuo (espaço) esse sistema não poderia funcionar, como não há fluídos e massa, […] Ler mais»

Gravitação: gráviton e fóton

Considerando que (1) o fóton não tem massa; (2) é um mediador de interações eletromagnéticas; (3) a gravidade é resultado da mediação do gráviton na interação entre corpos massivos: a) como explicar o fato de a luz alterar sua trajetória na presença de uma estrela ou de um cluster? b) os mediadores, fóton e gráviton interagem […] Ler mais»

1 2 3 10