X

Categoria: Eletricidade

Choque em aparelhos de academia: como resolver?

Caro Prof. Lang Tenho lhe acompanhado através das postagens do CREF e agora gostaria de um conselho. Em nosso condomínio (Brasília) existe uma pequena academia de ginástica. Como alguns aparelhos (por exemplo a esteira) estão dando choques um engenheiro propôs que o piso fosse revestido com EVA, isolando assim os equipamentos para evitar a eletricidade […] Ler mais»

Dúvida sobre choque e aterramento!

Caro professor, boa noite! Caso alguém segure em uma fiação, 127V, descalço, qual seria a intensidade da corrente que passaria pelo seu corpo? Não seria a mesma intensidade que sentiria se segurasse, estando isolado do solo, na fase e no neutro? Se a terra se comporta como um grande neutro, por qual motivo ao soltar […] Ler mais»

Sobre o consumo de energia em instalações elétricas!

Boa tarde, professor Lang! Ao me deparar com este exercício que tem como gabarito a alternativa B, tive o seguinte questionamento: É possível generalizar este fato, considerando que cada instalação teria uma estrutura de fios adequada a elas (pela 2 lei ohm) ? Além disso, posso dizer então que o chuveiro no 110V gasta mais? […] Ler mais»

Valor da tensão na tomada é constante?

Boa tarde. Gostaria de perguntar se numa tomada a tensão é sempre 110V ou 220V, ou podem sair quaisquer quantidades de volts entre 0 e 110/220? Agradeço antecipadamente a resposta. Ler mais»

Outra vez a associação de fontes em paralelo!

Boa tarde. Estava lendo algumas postagens do Cref e o artigo feito pelo professor Lang, e uma coisa que ainda estou meio me dúvida é sobre porque o meu raciocínio não está correto: Porque quando associamos pilhas em paralelo a corrente não soma? Eu já pensei isso em termos de resistências equivalentes e  soma de […] Ler mais»

Por que pilhas e baterias acabam?

Por que chega um momento em que a carga  das pilhas e baterias acaba,ou seja,por que a capacidade de gerar corrente elétrica não é eterna? Ler mais»

Potência da ferramenta elétrica em joules?!

Professor, Normalmente qdo compro um ferramenta elétrica a potência dela esta em em watts. Já estou acostumado com isso. Agora estou procurando um Martelete Rotativo Rompedor a bateria.  Porém a potência esta em joules. Fica difícil a comparação.  Poderia me ajudar com esta comparação? Exemplo: Martelete Rotativo Makita modelo MAKITA-DHR182RTJ, a potência é de 1,7J. […] Ler mais»

Eletricidade estática em automóveis

Bom dia, professor, tudo bem? Como os pneus dos veículos são feitos de borracha e a borracha é um excelente isolante, por que os veículos não adquirem, necessariamente, uma carga estática muito elevada pela fricção com o ar? Ler mais»

Eletricidade: Tensão de Pico, RMS, Média.

Sempre estudei nas literaturas de Circuitos Elétricos que a tensão eficaz (VRMS) seria equivalente a ÁREA da senóide e devido o fato de a mesma possuir um semiciclo positivo e outro negativo, para evitar um resultado nulo, utilizamos a técnica de integrar pela raiz da média quadrática: O que para um pico de +/- 179 […] Ler mais»

Choque em chuveiros elétricos

Prezados, antes de mais nada gostaria de dizer que admiro muito o trabalho do CREF e seguidamente busco informações nesse site. Entretanto, acredito que há uma informação equivocada no tópico "Chuveiro elétrico: por que não levamos choque se água está em contato com a parte eletrificada do resistor de aquecimento?", esse artigo - inclusive - […] Ler mais»

1 2 3 23