X

Categoria: Eletricidade

Automóvel em contato com fios de alta tensão

Professor Lang, boa tarde! Estive lendo recentemente uma matéria sobre o que fazer, quando fios de alta tensão caírem no seu carro, para se manter seguro. Eu percebi um comentário de um professor, que foi consultado para a entrevista, gostaria de saber se o que ele disse é pertinente. Ele disse que estando dentro do […] Ler mais»

Ainda sobre o uso dos termos voltagem, amperagem, … e o VOLP

Três perguntas para o professor a propósito da postagem Uso do termo “voltagem”: 1. Por que o VOLP – Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa -, que tem autoridade, manteria as palavras voltagem e amperagem para não serem utilizadas nunca? 2. QUEM é a autoridade que define isso – se alguém quiser mais que achismos pessoais? […] Ler mais»

Capacidade de carga em uma associação de fontes

Procurando questões do ENEM encontrei uma sobre carga de uma associação de geradores na segunda aplicação 2018 que não estou conseguindo equacionar. Baterias de lítio, utilizadas em dispositivos eletrônicos são constituídas de células individuais com ddp de 3,6 V. É comum os fabricantes de computadores utilizarem as células individuais para a obtenção  de baterias de […] Ler mais»

Transformadores alimentados por uma fonte tensão constante

Bom dia , professor Uma dúvida sobre o princípio de funcionamento dos transformadores. Uma fonte de tensão de corrente contínua na bobina primária, pode induzir uma tensão a bobina secundária?  E essa tensão seria contínua ou alternada ? Ler mais»

MOTORES ELÉTRICOS QUE ECONOMIZAM ATÉ 90% DE ENERGIA: mais uma empulhação!

Oi, Prof. Lang. Tu conheces o K.... Motor? Andei vendo uns vídeos e achei, no mínimo, curioso. Altamente econômico e eficiente. Um dos engenheiros que o construiu fez uma analogia dizendo que esse é o "led" dos motores. Dá uma olhada nesse vídeo no qual são feitas algumas análises e comparações desse motor com um […] Ler mais»

Dúvidas sobre blindagem elétrica e magnética

Olá! Gostaria de tirar uma dúvida que tenho desde a disciplina de Física 3. Bem, sabe-se que quando um condutor está eletricamente carregado, as cargas neste se distribuem de maneira tal que o campo elétrico em seu interior seja nulo. Mas... esse é um resultado para o caso eletrostático (depois das cargas entrarem em equilíbrio). […] Ler mais»

Filtros elétricos com regeneradores bióticos: mais uma forma de enganar ingênuos!

Diante mão, agradeço a disponibilidade e iniciativa em compartilhar seus conhecimentos. Eu trabalho com harmonização de ambientes e dentre os serviços prestados, proponho a proteção contra poluição eletromagnética nos ambientes, utilizando filtros com REGENERADORES BIÓTICOS na redes elétricas do imóvel, e alguns outros aparelhos que prometem criar uma blindagem no imóvel como todo, contra radiação […] Ler mais»

Pode ser usado um transformador para chuveiro elétrico?

Moro em um condomínio cuja rede elétrica é só 110V. Como os chuveiros 110 tem potência muito mais baixa e não aquecem direito, pensei em usar um transformador de 110 para 220 e instalar um chuveiro 220V. Posso fazer isso? Se sim, quais cuidados deverei ter? Obrigada Ler mais»

Bobina de Tesla funciona no vácuo?

Bom dia Doutor Fernando. Gostaria de saber se a bobina de Tesla funcionária no vácuo, considerando que o mesmo é um isolante. Agradeço desde já. Ler mais»

Dúvida sobre ser maior a velocidade de deriva de um elétron em um local do que em outro

Professor Fernando Lang da Silveira, essa afirmação - encontrada na postagem O entendimento completo do circuito elétrico - não me parece intuitiva: "por exemplo, a velocidade de deriva dos elétrons livres no filamento de uma lâmpada é maior do que nos condutores de conexão da lâmpada, entretanto a intensidade da corrente elétrica é a mesma […] Ler mais»

1 2 3 17