X

Categoria: Eletricidade

Por que pode aumentar a precipitação da chuva após raios?

Ao ler uma resposta abordando o assunto de raios, lembrei de uma curiosidade que ocorreu-me ao observar a formação de relâmpagos durante uma chuva;  relâmpagos maiores ou mais próximos precediam um aumento na precipitação. Qual seria a relação física por trás de tal fenômeno? O aquecimento do ar causado pelo raio não deveria dificultar a […] Ler mais»

Passageiro com o braço para fora do automóvel durante um raio

Se o campo elétrico é nulo no interior do condutor apenas quando ele está em equilíbrio eletrostático, conforme a postagem Não seria possível aplicar a Gaiola de Faraday nos presídios para evitar o uso de celulares, o que efetivamente nos impede de sermos eletrocutados quando um raio cai sobre o carro? Seria pela alta condutividade […] Ler mais»

Baterias com capacidade maior do que a demandada pelos motores elétricos

Bom dia. Gostaria de saber se há algum problema a minha bateria fornecer mais corrente que a corrente nominal do motor elétrico? Exemplo: Tenho dois motores elétricos corrente continua de 350W, 24V e corrente nominal de 14,58A, e eu fiz uma bateria utilizando células 18650 de íons de lítio na disposição de 7 séries de […] Ler mais»

O potencial do neutro pode ser diferente de zero?

Bom, eu não conhecia esse site, vai ser a primeira pergunta q faço. Se a tensão alternada fica vamos dizer assim "indo e voltando", 60 vezes por segundo, pq o neutro não tem tensão como no condutor fase ? Como há  corrente no neutro sem ter tensão ? E para onde vai a corrente depois […] Ler mais»

Movimento de uma hélice no vácuo

Boa tarde. Estou curioso é interessado em saber se um mecanismo elétrico com circuito independente acionar uma hélice no espaço essa hélice se movimentará velozmente pela falta de gravidade, ou permaneceria inerte pois a maioria dos nossos motores funcionam a partir de um sistema de eletromagnetismo e este seria afetado no vácuo, e se por […] Ler mais»

Motor eletromagnético: não existe almoço grátis!

Prezado professor, Talvez já tenha até perguntado algo sobre isso mas tenho uma questão q há muito gostaria de esclarecer. Além do atrito e esforço mecânico para girar um imã dentro de uma bobina a fim de obter energia elétrica existe alguma resistência mais estrita entre o ímã e a bobina? Parece que o cobre […] Ler mais»

Transmissão de potência elétrica em corrente contínua por longas distâncias

Recentemente, países como a China começaram a  investir em linhas de transmissão de alta voltagem em corrente contínua (Ultra High Voltage DC, ou UHVDC). Pelo que eu aprendi, um dos benefícios da corrente alternada é justamente o fato de ser mais fácil de transmiti-la por longas distâncias. Além disso, um dos motivos da corrente contínua […] Ler mais»

Como se dá a alternância de sentido do fluxo de elétrons em um condutor na CA?

Olá! Considerando que temos  uma fase e um   neutro em  nossas   casas, gostaria de entender como funciona a alternância de sentido do fluxo de elétrons em  um fio condutor. Para que haja fluxo é necessário uma diferença de potencial, sendo assim, gostaria de entender como se dá o  fluxo de elétrons  no sentido do neutro […] Ler mais»

Automóvel em contato com fios de alta tensão

Professor Lang, boa tarde! Estive lendo recentemente uma matéria sobre o que fazer, quando fios de alta tensão caírem no seu carro, para se manter seguro. Eu percebi um comentário de um professor, que foi consultado para a entrevista, gostaria de saber se o que ele disse é pertinente. Ele disse que estando dentro do […] Ler mais»

Ainda sobre o uso dos termos voltagem, amperagem, … e o VOLP

Três perguntas para o professor a propósito da postagem Uso do termo “voltagem”: 1. Por que o VOLP – Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa -, que tem autoridade, manteria as palavras voltagem e amperagem para não serem utilizadas nunca? 2. QUEM é a autoridade que define isso – se alguém quiser mais que achismos pessoais? […] Ler mais»

1 2 3 19