X

Categoria: Eletricidade

Dúvida recorrente sobre potência de condicionadores de ar

Olá. Estou pesquisando entre os aparelhos de ar condicionado portátil e querendo saber qual será o consumo de energia. No entanto me deparei com dois tipos de potência e com valores bem distintos. Então quero saber qual a diferença entre potência de refrigeração e potência absorvida na refrigeração. Diante desta distinção também quero saber qual […] Ler mais»

Uso do termo “voltagem”

Olá, professores. Tudo certo? Uma dúvida bem rápida. É comum encontrar em livros de física o termo “voltagem” para designar Diferença de Potencial Elétrico. Porém, muitos reclamam do uso do termo, alegando ser apenas corriqueiro. No documento do SI do Inmetro, aparece apenas o termo “Diferença de Potencial Elétrico”. Nem “Tensão elétrica” aparece. Afinal, é […] Ler mais»

Potência RMS x Potência PMPO

Boa tarde, gostaria de saber se existe e qual a forma de conversão de potência RMS para PMPO e vice-versa, obrigado desde já. Att. Ler mais»

Corrente no neutro em uma residência com rede trifásica

Boa tarde Professor! Em residência onde há três fases, ligando em cada uma delas um chuveiro, que consome 22 amperes. Nesse caso, estando os três em funcionamento, haveria um consumo de 66 amperes. Quantos amperes circulariam pelo fio neutro? E a espessura do neutro tem de ser maior? Já ouvi dizer que pelo fato do […] Ler mais»

Fios elétricos oxidados

Boa tarde! Tenho uma dúvida com relação a fios de cobre. No caso de instalações antigas, com 20, 30 ou mais anos, é possível que alguns fios estejam oxidados, mesmo sob a capa de pvc que os envolve. Se assim for, isso compromete a passagem da corrente? Ou o importante é que os terminais dos […] Ler mais»

Calculando a energia de um raio

Professor Lang, caso quiséssemos calcular a energia liberada por um raio, tendo a d.d.p entre a nuvem e o solo e sabendo a quantidade de carga que se movimentou, poderia fazer isso usando E=q.U? Estou perguntando, porque já é a segunda vez que vejo resoluções, fazendo esse tipo de conta para resolver questões, mas, meu […] Ler mais»

Pilha elétrica com um dos polos aterrado

Nas pilhas vendidas no comércio de qual pólo partem os elétrons para percorrem o filamento de uma lâmpada e depois retornarem a pilha? Por que a lâmpada não se ilumina usando um dos pólos de uma pilha comercial e na outra ponta um aterramento residencial considerado eficiente para tensões da concessionária? Ler mais»

De onde vem tantos elétrons? Eles nunca acabam?

Boa Noite, eu não sou aluno da vossa universidade, mas tenho uma dúvida que corrói as minhas entranhas. Sabe-se que um campo magnético alternado no tempo produz um campo elétrico. E através deste princípio gera-se energia elétrica nos geradores, onde um imã gira perto de uma bobina, que nada mais é do que um fio […] Ler mais»

Forma dos fios de alta tensão

Por que os fios de alta tensão são dispostos com uma folga, e não esticados? Tem a ver com contração/dilatação, eu suponho. Se esfriar, eles têm espaço para contrair e a folga diminuir, certo? Obrigado. Ler mais»

Motor parabrisa e fonte: como ligo?

Olá, gostaria de ajuda para ligar um motor de parabrisa a uma fonte. Meu motor é: BOSCH-CHP 24V 24W. E a fonte é:LTC-LC-400. Obrigado Ler mais»

1 2 3 14