X

Categoria: Mecânica

Frenagem em meio líquido: a imersão do saltador parece quase não depender da altura de queda!

Atuo como professor de Educação Física e pratico canionismo. A minha pergunta busca o esclarecimento sobre as razões de uma variação tão pequena na relação altura do salto e profundidade de imersão do saltador. Entre um salto de 3 metros e um salto de 10 metros parece-me, pela experiência que a diferença de emersão não […] Ler mais»

Aquecimento de objetos pelo “atrito” com a atmosfera

Caro professor, tenho uma dúvida que meus professores de física não conseguiram me responder: um objeto ao penetrar na atmosfera e seguir ao solo com aceleração da gravidade tende a aquecer com o atrito das partículas do ar e na maioria dos casos se desintegra antes de chegar ao solo. Então como é possível que […] Ler mais»

Coeficiente de restituição: qual é a sua origem?

Professor Lang, recentemente vi uma demonstração do coeficiente de restituição, utilizando-se a conservação da quantidade de movimento e o fato de que num choque a energia cinética final é menor ou igual à energia cinética inicial. Mas me pareceu um pouco forçado, ele fez simplificações na inequação sem se preocupar com o sinal da inequação. […] Ler mais»

Energia é abstrata?

Obrigado Professor Lang, pela resposta a minha questão anterior. Agora uma nova pergunta, inspirada pelo seguinte vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=rUwwMWAiU2g Nele o físico explica que a energia é uma "quantidade abstrata", entretanto, é comum ver explicações sobre a teoria das cordas afirmando que estas "cordas" seriam feitas de energia! Se a energia não é substancial, como algo poderia […] Ler mais»

Atrito nas rodas dos trens

Boa noite professor, As rodas do trem, bem como os trilhos que ele percorre são de aço bastante lisos que no meu entendimento dificultaria o atrito estático responsável pelo deslocamento das composições.  A minha dúvida é seguinte: Apesar das rodas e trilhos serem bastante lisos , as rodas do trem não patinam ou seja, não […] Ler mais»

Respostas ao Gabriel

O Gabriel enviou a seguinte mensagem: Boa tarde professor Lang! Queria agradecer ao senhor por sempre ter respondido minhas perguntas feitas através do site. Aprendi muito com suas respostas! Mesmo sendo de colégio público e sem fazer cursinho, consegui ser aprovado no IME (numa colocação não tão boa pra ser chamado, mas fui! kk), acertei […] Ler mais»

Cilindro rolando sem deslizar em um plano inclinado

Professor, no artigo "Modelo usual para o rolamento sem deslizamento não explica a parada do corpo que rola" você conclui que para evitar situações absurdas é necessário que a força de atrito estático seja nula entre o cilindro que gira e o plano (imaginando as circunstâncias: corpos rígidos, sem deslizar, no vácuo). Imaginemos agora a […] Ler mais»

Centro de gravidade do corpo humano

Onde se localiza o centro de massa do corpo humano? Ler mais»

Dúvida sobre microgravidade na fase ascendente da parábola

Boa tarde, ao ler o livro "Física para todos - Perguntas e Respostas" tive dúvida quanto a resposta dada à pergunta 170, que se trata da experiência de gravidade zero em um avião. Na resposta, foi dito: "Na trajetória parabólica é possível dobrar o tempo de "ausência da gravidade", pois tanto na fase ascendente quanto […] Ler mais»

Natureza da força de tração

Olá professor Fernando! Considerando as 4 naturezas de forças (Gravitacional, Eletromagnética, Nuclear Forte, Nuclear Fraca), a força tração é de que natureza? Ler mais»

1 2 3 12