X

Categoria: Mecânica

Barco com ventilador solidário, desloca-se ou não?

Professor, eu vi uma postagem do CREF mostrando que o barco a vela, com um ventilador acoplado, se movimentaria. A postagem é Um barco a vela pode ser impelido pelo ar soprado sobre as velas por um ventilador instalado no próprio barco? Isso contradiz o que me foi ensinado quanto ao corpo permanecer em repouso por ter […] Ler mais»

Frenagem de motocicletas: somente o freio traseiro?

Olá, tenho visto ainda hoje que muitos "motociclistas" teimam em usar somente o freio traseiro, pois dizem que o dianteiro empina a parte traseira da moto e seria mais perigoso.  Já fui motociclista e sei que isso não acontece, a não ser em velocidade muito baixa, além de ter que forçar o movimento.  Aqui em […] Ler mais»

Orientação da força de atrito quando subimos por uma rampa

Caro Professor(a) sou aluno do ensino médio e estou estudando para o vestibular, tenho uma dúvida sobre plano inclinado e atrito. Desculpe-me pela simplicidade da pergunta... Quando estamos subindo um plano inclinado, a força de atrito é na direção e no sentido do nosso movimento? Sei que precisamos da mesma para andar, pois uma situação […] Ler mais»

Uma explicação qualitativa para a intensidade da força de impacto

Bom dia. Recentemente ví um artigo que é de meu interesse:  Força de impacto de uma laranja em um para-brisas de um veículo em movimento. Porém , apesar de bem explicado , não consegui acompanhar o raciocínio . Os termos usados na matemática aplicada não são de meu conhecimento. Poderia me ajudar explicando de modo mais simples? […] Ler mais»

Cálculo da força de impacto de um veículo em um poste

Olá, professor. Meu nome é Rodrigo e eu vi um acidente de um carro que colidiu em um poste de concreto armado. Fiquei curioso com relação à força de impacto que o carro exerceu sobre o poste. Li alguns artigos e a dúvida não foi sanada. Qual a força de impacto de um automóvel de […] Ler mais»

A Segunda Lei de Newton seria uma simples definição operacional de força?

Olá, professor, tudo bem? Alguns autores de livro texto consideram a segunda Lei de Newton como uma definição operacional de força. Em que se baseia essa afirmação? Não consegui perceber o real motivo desses autores considerarem a segunda Lei como uma definição. Agradeço a resposta. Grande abraço! Ler mais»

Direção da velocidade angular pode ser diferente da direção do momento angular?

Professor,  poderia me dar um exemplo de um caso em que momentum angular e velocidade angular não tem mesma direção e sentido? Ou será que o meu professor de Física 1 se equivocou ao afirmar isso? E se estiver correto, então é necessário um torque resultante para manter um corpo girando com velocidade angular constante? Ler mais»

Dúvida sobre o rolamento relativo ao coeficiente de atrito estático

Olá professor. Estava discutindo com um amigo sobre o porquê é  mais fácil empurrar algo colocando rodinhas. Parece uma pergunta simples, mas gostaria de saber qual a física por trás disso. Pensei da seguinte maneira: seja o corpo em questão uma caixa, ao aplicar uma força com o intuito de empurra-la o atrito é estático, […] Ler mais»

Pressão no impacto de projéteis

Vi várias postagens aqui discorrendo sobre a força de impacto de projéteis, mas e quanto a pressão? Como estimar corretamente a pressão exercida na bala e num alvo particular (placa de aço por exemplo), dado que a área de contato deve variar com a deformação? E a pressão aplicada ao projétil por um meio fluido? Ler mais»

Propulsão de foguetes no espaço: como é possível o empuxo se não existe atmosfera?

Boa noite! Os livros didáticos e mesmo as pesquisas na internet deixam bem claro que os princípios físicos envolvidos no lançamento de um foguete espacial é a terceira lei de Newton e o empuxo que ocorre para erguer o mesmo. Porém no vácuo (espaço) esse sistema não poderia funcionar, como não há fluídos e massa, […] Ler mais»

1 2 3 19