Novos procedimentos para homologação de teses/dissertações e emissão de diplomas

ATENÇÃO: Para darmos baixa na Plataforma Sucupira da CAPES, após a defesa é necessário que o aluno envie para cpgfis@if.ufrgs.br o PDF da tese/dissertação, juntamente do resumo e as palavras-chave (estes na versão doc, em português e inglês).

HOMOLOGAÇÃO

1º Passo)  Documentação necessária para homologar a Tese ou Dissertação (a ser entregue na Biblioteca):

• 1 cópia eletrônica da Tese ou Dissertação, em PDF, em um pen drive (esse será devolvido)

– Trata-se do texto completo do trabalho aprovado pela banca examinadora para disponibilização no Lume.

– Deve estar em arquivo único (em formato .pdf).

– Em caso de dúvida sobre a geração do arquivo, contatar pelo e-mail lume@ufrgs.br ou pelo telefone 3308-5029.

– O pen drive deve ser entregue na Biblioteca, que assinará o TA.

• 2 vias originais do Termo de Autorização (TA) para Disponibilidade de Tese ou Dissertação no Lume – Repositório Digital da UFRGS (Disponível aqui)

– Nas 2 vias do TA deve constar a assinatura do aluno e recomenda-se que seja assinado também pelo Orientador.

– Os alunos que incluíram artigos publicados em revistas científicas (autoria individual ou em coautoria) como anexo/apêndice de seus trabalhos deverão observar os direitos autorais das revistas quanto à disponibilização em repositórios institucionais. Para esses casos, veja no TA o item 3 (Autorização para disponibilização no Lume – Repositório Digital da UFRGS), quanto à divulgação total ou parcial do texto.

Se houver restrição na disponibilização do texto no Lume (http://www.lume.ufrgs.br/), os discentes devem entregar 1 cópia eletrônica em pen drive com a versão integral e a versão parcial do texto em arquivos separados; e as 2 vias originais do TA com a assinatura do Orientador.

2º Passo)  Devem ser entregues na Secretaria do PPGFís os seguintes documentos para homologação:

• 1 via original do TA, assinada pela Biblioteca;
  • Carta do orientador dizendo que TODAS as correções sugeridas pela banca foram feitas (Disponível aqui);
  • Cópia do CPF e da Carteira de Identidade (RG), para conferência do nome do titulado, data de nascimento e naturalidade (este dado não consta na CNH);
  • Documento que comprove a alteração de nome do titulado, quando for o caso;
  • Cópia do diploma anterior (frente e verso): da graduação (no caso de homologação de mestrado), ou do mestrado (no caso de homologação de doutorado).

DIPLOMA

Os Pedidos de Diplomas de Mestrado/Doutorado são feitos via Portal do Aluno, na página da UFRGS.

Depois de homologada a Tese / Dissertação, a Secretaria do PPGFís coloca os dados no sistema POSGRAD e libera o sistema no Portal da UFRGS para, então, o aluno solicitar o seu diploma via Portal do Aluno, no menu ‘Solic. de diploma’.

O aluno pode fazer a verificação do andamento do processo, e imprimir um atestado de pedido de diploma, com o estágio atual de processamento, via Portal.

Está disponível no Portal do Aluno, na aba “Tutoriais/Pós-Graduação/Diplomação PG Strictu Sensu“, o manual do uso do sistema.

RETIRADA DO DIPLOMA: Os diplomas devem ser retirados na Divisão de Diplomas da PROPG (7º andar – Reitoria). Veja os detalhes aqui.