Aproveitamento de Créditos

É a dispensa de disciplinas por equivalência, que pode ser concedida mediante solicitação do aluno (clique aqui para imprimir formulário).

Podem ser aproveitadas para o Doutorado, disciplinas do curso de Mestrado cursadas em outra Instituição de Ensino Superior (IES). Em caso de aprovação do pedido de aproveitamento, o discente que estiver matriculado na disciplina objeto da solicitação, deverá cancelar a matrícula naquela disciplina, através de formulário próprio (clique aqui para imprimir formulário).

Podem também ser objeto de solicitação, disciplinas cursadas em outros Programas de Pós-Graduação stricto sensu.

O estudante deve aguardar o resultado da solicitação, através de e-mail com a resposta da Comissão de Bolsas, após homologação da CPGFís.

As disciplinas aproveitadas serão registradas no histórico escolar do aluno.

Alunos de Doutorado do PPGFís/UFRGS terão as disciplinas cursadas no Mestrado do PPGFís/UFRGS automaticamente aproveitadas em seus históricos.

Procedimentos

O aluno deve preencher o formulário de aproveitamento de créditos (clique aqui para imprimir formulário). e entregá-lo na Secretaria do PPGFís, acompanhado dos seguintes documentos:

– histórico escolar completo;

– programa detalhado das disciplinas cursadas (com ementa e bibliografia).

Importante: Os documentos devem ser assinados pela IES, com carimbo da Instituição (sem isso, os pedidos não serão encaminhados).

Os documentos também deverão ser enviados por e-mail (cpgfis@if.ufrgs.br), para que sejam encaminhados para avaliação preliminar de pareceristas, posterior análise da Comissão de Bolsas e por fim, homologação da CPGFís.