NOVO: UFRGS conclui adesão institucional ao Microsoft Teams

Informamos que a UFRGS concluiu o processo de adesão institucional à ferramenta de webconferência Microsoft Teams, que integra a plataforma Microsoft Office 365 Educacional.

A UFRGS fez adesão ao plano A1 da plataforma. Os termos do aceite estão em
https://www.microsoft.com/pt-br/microsoft-365/academic/compare-office-365-education-plans?activetab=tab:primaryr2

A descrição oficial dos serviços da plataforma pode ser vista em
https://docs.microsoft.com/en-us/office365/servicedescriptions/office-365-platform-service-description/office-365-education

O Teams encontra-se assim disponível gratuitamente para a comunidade da UFRGS para uso em atividades educacionais tais como reuniões de grupo de pesquisa, aulas virtuais, etc.
O Microsoft Teams tem o limite de até 250 participantes simultâneos, não impõe limitação de tempo para a webconferência e possibilita a gravação.
O tutorial Teams UFRGS apresenta como criar reuniões virtuais e pode ser acessado em https://www.ufrgs.br/ensinoremoto/webconferencias/.

Para facilitar o acesso ao Microsoft Office 365 Educacional A1, o CPD da UFRGS desenvolveu um mecanismo de sincronização de acesso a plataforma com as mesmas credenciais de acesso utilizadas nas contas UFRGS, pela comunidade universitária, em serviços como Portal de Serviços, Chasquemail, MConf e Moodle.
Dessa forma, o acesso ao serviço será feito através do endereço personalizado da Universidade http://microsoft365.ufrgs.br . As contas no Microsoft Office 365 A1 devem ser informadas no formato nnnnnnnn@ufrgs.br <mailto:nnnnnnnn@ufrgs.br><mailto:nnnnnnnn@ufrgs.br <mailto:nnnnnnnn@ufrgs.br>>, onde nnnnnnnn é o número de seu cartão UFRGS com oito dígitos. A sua senha atual na UFRGS fará a autenticação. <http://microsoft365.ufrgs.br/>

Contas criadas antes de 05/08/2020 no padrão nnnnnnnn@ufrgs.br <mailto:nnnnnnnn@ufrgs.br><mailto:nnnnnnnn@ufrgs.br <mailto:nnnnnnnn@ufrgs.br>> tiveram a senha alterada automaticamente para a senha utilizada nos sistemas da UFRGS. Já as contas configuradas com alias do e-mail, como meunome@ufrgs.br <mailto:meunome@ufrgs.br>,  continuarão temporariamente sendo autenticadas com a senha informada quando da adesão feita a plataforma Microsoft Office 365. Entretanto, essas contas serão descontinuadas em um futuro próximo. Caso já venha utilizando essa conta, sugerimos fortemente que essa não mais seja utilizada e que tenha seus dados copiados e/ou recriados na conta do cartão UFRGS. Isso será necessário pela impossibilidade de integração entre essa conta com a conta cartão UFRGS, que será o único tipo a ser utilizado na Universidade.

Orientações de suporte técnico sobre esse novo serviço estão disponíveis no catálogo de TI do CPD https://www1.ufrgs.br/catalogoti/servicos/servico?servico=2268

O serviço de webconferência Mconf, por sua vez, seguirá operacional e disponível para uso pela comunidade UFRGS.
Indica-se sua aplicação, preferencialmente, em atividades administrativas e institucionais, tais como defesas de teses e dissertações, reuniões, debates, e afins.

Cordialmente,
Comitê de Governança Digital / UFRGS