Nota de Pesar pelo falecimento de João Evangelista Steiner

À comunidade do Instituto de Física,

É com grande pesar que comunico à comunidade do IF que faleceu ontem (10 de Setembro de 2020), prematuramente, aos 70 anos, o nosso querido colega astrofísico brasileiro João Evangelista Steiner, professor do IAG-USP, membro da ABC.

Competente e ativo, João foi sempre um ferrenho defensor da Física e Astronomia no Brasil, sempre trabalhando para a valorização da ciência brasileira. Desempenhou papel fundamental na efetivação da nossa participação em projetos como SOAR e o Gemini, e mais recentemente, no GMT.

Na minha área de pesquisa, ressalto seu trabalho com Jules Halpern, sobre a natureza dos LINERS, é uma referência importante até hoje para os estudiosos dos Núcleos Ativos de Galáxias. Foi também um grande professor e divulgador, com vídeo-aulas muito prestigiadas no Youtube em em outras plataformas digitais. Deixa inúmeros alunos que, como todos nós, vamos sentir muito sua falta.

P.S. Veja nota da Agência FAPESP em https://agencia.fapesp.br/morre-aos-70-anos-o-astrofisico-joao-steiner/34103/

======================================================================
Thaisa Storchi Bergmann
Chair of the IAU Symposium 359 – Galaxy Evolution and Feedback across Diff. Environments