O Conselho da Unidade aprovou a metodologia descrita a seguir que visa a subsidiar os Colegiados dos Departamentos na definição do perfil de candidatos para concursos públicos para docentes, processos de transferência e redistribuição de docentes entre instituições federais.
A metodologia visa elencar as necessidades do IF em Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação, encaminhadas pelas Comissões de Graduação, de Pós-Graduação, de Pesquisa e de Extensão e Núcleos Docentes Estruturantes. O perfil de candidatos será traçado e avaliado a partir destas necessidades institucionais.
O perfil de candidatos deverá estar alinhado com as Metas do Instituto de Física, seguindo seu Planejamento Estratégico:
1 - Ampliar a visibilidade nacional e internacional;
2 - Qualificar o Ensino de Graduação;
3 - Ampliar os níveis de excelência dos programas de pós-graduação;
4 - Ampliar a produção científica qualificada;
5 - Ampliar a relação com escolas da rede pública e privada;
6 - Aumentar parcerias com empresas, bem como aumentar o número de empresas incubadas;
7 - Alcançar maior sinergia entre docentes, discentes e servidores técnico-administrativos;
8 - Ampliar e qualificar a infraestrutura física.
Consolidar-se como unidade dinâmica, ampliando o reconhecimento internacional como um centro de excelência no ensino, na extensão e na pesquisa em ciência, tecnologia e inovação.
A demanda deverá ser embasada em argumentos que contemplem os quesitos da avaliação que será realizada por todas as comissões da Unidade (veja a aba Formulários para Avaliação de Propostas). A proposta para contratação, redistribuição ou transferência poderá ser encaminhada por:
- docentes ou grupos de docentes solicitando um perfil específico para abertura de concurso;
- docentes ou grupos de docentes solicitando redistribuição ou transferência de docente entre instituições federais;
- comissão de graduação, de pesquisa, de pós-graduação ou de extensão solicitando um perfil específico para atender as necessidades elencadas pela respectiva comissão.
Encaminhamento de demandas para contração de docentes
As propostas devem ser encaminhadas através do link abaixo sendo anexado um documento em formato PDF descrevendo a proposta para a contratação do docente com o perfil desejado.
Avaliação de demandas para contração de docentes
Após recebidas pelas Comissões, as demandas são avaliadas seguindo critérios específicos e um calendário semestral. Posteriormente, as demandas avaliadas são encaminhadas ao Colegiado/Departamento.

Ações em cada etapa de proposição e avaliação de propostas
COMGRADs Bacharelado em Física, Licenciaturas em Física (LicFísica) e Engenharia Física
Núcleos Docentes Estruturantes
COMExt
PPGs Física e Ensino de Física
COMPesq
As Comissões e NDEs elencam suas necessidades e prioridades específicas.
Estas informações são disponibilizadas pelos Departamentos (plataforma a ser construída) e servem para auxiliar na elaboração das propostas externas.
Os Colegiados dos Departamentos definirão os perfis de docente a serem contratados e a ordem de prioridade, subsidiados pelos Formulários de Avaliação preenchidos pelas Comissões da Unidade para cada proposta enviada no período correspondente (veja a aba Formulários para Avaliação de Propostas).
Este procedimento poderá ser atualizado semestralmente, dependendo da entrada de novas demandas.
Cada proposta será analisada frente à potencial contribuição ao Ensino, à Pesquisa e à Extensão, seguindo os formulários padrão apresentados a seguir. Nestes formulários estão os quesitos que deverão embasar o encaminhamento das propostas.
Os Formulários de Avaliação podem ser visualizados através deste link.
O envio de demandas terá prazo fixo em dois trimestres ao longo do ano. Tais demandas serão avaliadas pelas Comissões em dois trimestres subsequentes para, então, serem remetidos ao Colegiado para futura avaliação do perfil de docente a ser contratado durante o período de vigência das avaliações, que será de 6 meses.
Fluxo das demandas até o Colegiado/Departamento

Ações em cada etapa de decisão de perfil e encaminhamento de Concurso Público
Os Formulários de Avaliação recebidos durante o trimestre anterior e válidos pelos próximos 6 meses poderão subsidiar os Colegiados dos Departamentos na definição dos perfis dos candidatos à ocupação de vagas em aberto, com ordem de prioridade. A ocupação da vaga poderá ser realizada através de concursos docentes, redistribuição, transferências ou processos semelhantes.
Cabe ao Conselho da Unidade analisar as propostas de perfil aprovadas pelos Colegiados dos Departamentos. Caso aprovadas, iniciam-se os procedimentos necessários para efetivar a ocupação da(s) vaga(s).
Em sendo aprovada a realização de concurso público, o Colegiado do Departamento constituirá comitê assessor específico para auxiliar na elaboração do Edital para cada perfil aprovado. Cada comitê:
1. Auxiliará na confecção do respectivo Edital;
2. Auxiliará a Chefia do Departamento na instrução da banca avaliadora sobre os procedimentos específicos adotados para realização de concursos na UFRGS e sobre o perfil do docente desejado;
3. No caso de redistribuição, auxiliará o Colegiado do Departamento na apreciação dos Formulários de Avaliação das propostas apresentadas.
Pós-concurso
Revalidação das propostas para o próximo ciclo de avaliação.