Trecentésima Sexagésima Sexta Edição – 2018

 

SPIN 366, de 29/01/2018

 

 

NOTÍCIAS
  • Redução do consumo de energia elétrica – faça sua parte!

    – utilize a luz natural sempre que possível;
    – desligue as luzes ao deixar as dependências, bem como aparelhos que não estiverem em uso;
    – em ambientes climatizados, evite a incidência de raios solares;
    – mantenha janelas e portas fechadas nos locais em que o aparelho de ar condicionado estiver em uso;
    – mantenha a regulagem dos termostatos do aparelho em 23 graus ou em 50% do botão de giro.
    Obrigada!

  • Material para reciclagem: Início de ano é sempre um bom momento para organizar nosso ambiente de trabalho. Se alguém tiver interesse em descartar material reciclável (papel, eletroeletrônicos não patrimoniados, etc), há um ponto de recolhimento no Instituto de Química: o material é doado ao hospital São Pedro. Pretendemos, em breve, colocar um ponto no IF. Vidrarias e papéis também são recolhidos pela Central de Tratamento de Resíduos do IQ e transferidos a centros de reciclagem. Para mais informações ou sugestões, procure a Direção.
  • Salas de professores: com a chegada de 10 novos docentes em 2017 e 2018, estamos otimizando a utilização das salas de docentes, mesas, cadeiras e armários. A Direção fará, em breve, uma vistoria em todas as salas de docentes, procurando identificar alternativas para otimizar o conforto e a boa instalação de todos. Contamos com a compreensão e colaboração de todos. Sugestões são muito bem vindas.
  • O Prof. Alexander Montero Cunha, aprovado no concurso para Ensino de Física, e a Profa. Marina Trevisan, aprovada no concurso do Departamento de Astronomia, tomaram posse no dia 23 de Janeiro. A Direção deseja boas vindas e sucesso aos novos colegas.
  • Avaliação docente: até o dia 19 de Fevereiro de 2018 acontecerá a avaliação dos docentes pelos discentes (presencial e à distância) e a autoavaliação docente das atividades de ensino da graduação 2017/2.
    O objetivo de ambos os processos é contribuir para a melhoria da qualidade das atividades de ensino da UFRGS. Nesse sentido, contamos com o apoio dos Núcleos de Avaliação na divulgação junto às Unidades. Confira o resultado percentual dos cursos do IF, pelo link.
  • Conecte-se: Treinamento SEI Módulo I – Conhecendo as funcionalidades do Sistema (Turma 4). Objetivo do Curso consiste em apresentar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) aos servidores da UFRGS a partir de suas principais funcionalidades com o objetivo de facilitar a tramitação eletrônica de processos administrativos na Universidade. Inscrições até o dia 14/02/2018, através do Portal do Servidor (Portal do Servidor > serviços > agendamento > inscrições em capacitações/treinamentos).
  • Programa de Fomento à Pesquisa 2018. A Pró-Reitoria de Pesquisa informa a abertura do Programa de Fomento à Pesquisa 2018. O Programa objetiva apoiar a continuidade de projetos de pesquisa, a organização de eventos e a qualificação de técnico-administrativos, além de estimular a divulgação de pesquisas realizadas por servidores e estudantes em eventos nacionais e internacionais. Para informações sobre as modalidades de apoio disponíveis acesse site.

 

SEMINÁRIOS

 

ARTIGOS
  • D. Q. Nagasawa, J. L. Marshall, T. S. Li, T. T. Hansen, J. D. Simon, R. A. Bernstein, E. Balbinot, A. Drlica-Wagner, A. B. Pace, L. E. Strigari, C. M. Pellegrino, D. L. DePoy, N. B. Suntzeff, K. Bechtol, A. R. Walker, T. M. C. Abbott, F. B. Abdalla, S. Allam, J. Annis, A. Benoit-Levy, E. Bertin, D. Brooks, A. Carnero Rosell, M. Carrasco Kind, J. Carretero, C. E. Cunha, C. B. D’Andrea, L. N. da Costa, C. Davis, S. Desai, P. Doel, T. F. Eifler, B. Flaugher, P. Fosalba, J. Frieman, J. Garcia-Bellido, E. Gaztanaga, D. W. Gerdes, D. Gruen, R. A. Gruendl, J. Gschwend, G. Gutierrez, W. G. Hartley, K. Honscheid, D. J. James, T. Jeltema, E. Krause, K. Kuehn, S. Kuhlmann, N. Kuropatkin, M. March, R. Miquel, B. Nord, A. Roodman, E. Sanchez, B. Santiago, V. Scarpine, R. Schindler, M. Schubnell, I. Sevilla-Noarbe, M. Smith, R. C. Smith, M. Soares-Santos, F. Sobreira, E. Suchyta, G. Tarle, D. Thomas, D. L. Tucker, R. H. Wechsler, R. C. Wolf, and B. Yanny, Chemical Abundance Analysis of Three alpha-poor, Metal-poor Stars in the Ultrafaint Dwarf Galaxy Horologium I, ASTROPHYSICAL JOURNAL 852 (2018), no. 2.

 

EVENTOS
  • Cursos de extensão “Física para o Ensino Médio 2018/1 I: FENÔMENOS MEC NICOS E TÉRMICOS”.
    Público alvo: alunos de ensino médio, 2as e 3as séries, ou que já tenham cursado estas séries.
    Inscrições: de 06/03 à 09/03/2018 (enquanto houver vaga), das 9h às 12h e das 14h às 17h, na Secretaria Única da Física.
    Custo: R$ 50,00 (taxa + livro), pagamento no ato da inscrição.
    Número de vagas: entre 15 e 25 (por ordem de chegada).
    Data: 17 de Março à 07 de Julho de 2018, sábados, das 9h às 12h.
    Local: Instituto de Física – UFRGS – Campus do Vale (Prédio 43125/ex H – Sala 113).
  • Cursos de extensão “Física para o Ensino Médio 2018/1 II: ELETROMAGNETISMO E ÓPTICA”.
    Público alvo: alunos de ensino médio, 2as e 3as séries, ou que já tenham cursado estas séries.
    Inscrições: de 06/03 à 09/03/2018 (enquanto houver vaga), das 9h às 12h e das 14h às 17h, na Secretaria Única da Física.
    Custo: R$ 50,00 (taxa + livro), pagamento no ato da inscrição.
    Número de vagas: entre 15 e 25 (por ordem de chegada).
    Data: 15 de Março à 05 de Julho de 2018, quintas-feiras, das 14h30min às 17h30min.
    Local: Instituto de Física – UFRGS – Campus do Vale (Prédio 43125/ex H – Sala 113).

 

TESES E DEFESAS

 

CONCURSOS

 

EDITAIS
  • A Escola de Desenvolvimento de Servidores da UFRGS (EDUFRGS) informa que foram publicados, na data de hoje, os editais de concessão e renovação de incentivos educacionais, para cursos de educação formal, nos níveis de Educação Básica, Graduação (Licenciatura, Bacharelado ou Tecnológico) e Pós-Graduação (Mestrado ou Doutorado). As solicitações de renovação e as inscrições para novas vagas poderão ser encaminhadas à EDUFRGS até 09/02/2018.
    Confira a seguir o número de bolsas ofertadas por modalidade e o respectivo valor do auxílio:
    Educação Básica: 25 vagas de renovação e 22 novas vagas.
    Valor do incentivo educacional: R$ 200,00 (duzentos reais) mensais.
    Graduação: 81 vagas de renovação e 15 novas vagas.
    Valor do incentivo educacional: ressarcimento do valor da mensalidade do curso, até o limite de R$ 500,00 (quinhentos reais) mensais.
    Pós-Graduação: 41 vagas de renovação e 09 novas vagas.
    Valor da bolsa: ressarcimento do valor da mensalidade do curso, até o limite de R$ 1.000,00 (mil reais) mensais.
    Os incentivos educacionais são operacionalizados na forma de ressarcimento, ou seja, o servidor beneficiário receberá o valor do incentivo a que faz jus (parcial ou total) somente após a comprovação do pagamento ou da despesa efetuados mensalmente. As informações sobre requisitos, procedimentos para inscrição, prazos, critérios de seleção e obrigações dos beneficiados encontram-se nos editais, publicados na página da Escola de Desenvolvimento de Servidores da UFRGS.
  • Programas internacionais da CAPES ofertam mais de 400 bolsas. Os editais para os programas de Professor Visitante (PVE), Pós-doutorado, Doutorado-sanduíche (PDSE) e Doutorado-pleno, todos no exterior, foram divulgados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) no Diário Oficial da União de 11 de Dezembro de 2018. Aqueles que tiverem interesse em concorrer à bolsas de doutorado-pleno, pós-doutorado ou professor visitante, têm até o dia 19 de Janeiro de 2018 para efetuar as inscrições nas páginas dos programas. Para o Programa de Doutorado-sanduíche, as inscrições na página da CAPES vão de 19 de Fevereiro à 23 de Março de 2018, após seleção interna pelas instituições de ensino superior (IES). Para estarem aptos, os candidatos deverão observar os requisitos descritos em cada edital, que podem ser acessados pelo link acima.
  • Processo Seletivo Mestrado e Doutorado em Física – PFI/Universidade Estadual de Maringá – inscrições abertas até 09/02/2018.

 

CREF

 

VÍDEOS

 

TEXTOS

 

ANIVERSARIANTES DO MÊS
  • Rosângela Fonseca Lopes (03/01)
  • Pedro Luis Grande (09/01)
  • Cristian Bonatto (10/01)
  • Alejandra Daniela Romero (12/01)
  • Marcia Cristina Bernardes Barbosa (14/01)
  • Maria Beatriz de Leone Gay Ducati (14/01)
  • Alexandre Pereira dos Santos (15/01)
  • Rogerio Luis Maltez (27/01)

 

Contribuições para o SPIN devem ser enviadas para
Ana Laura Von Ende
spin@if.ufrgs.br
até a sexta-feira anterior à divulgação do novo número.


Menu