Trecentésima Quadragésima Quarta Edição – 2017

 

SPIN 344 de 14/08/2017

 

Notícias
Seminários
Artigos
Eventos
Teses e Dissertações
Concursos
Editais
CREF
Vídeos
Textos

 

NOTÍCIAS
  • Avaliação dos docentes pelos discentes e autoavaliação docente 2017/1:
    No período de 17 de julho de 2017 a 21 de agosto de 2017 acontecem a avaliação dos docentes pelos discentes e a autoavaliação docente das atividades de ensino da graduação 2017/1.
    O objetivo de ambos os processos é contribuir para a melhoria da qualidade das atividades de ensino da UFRGS.
    Nesse sentido, contamos com a sua participação na autoavaliação docente e com seu apoio na divulgação, junto aos estudantes, da avaliação docente pelos discentes.
    Acesse o Portal do Servidor e participe.
    Aproveite também para acessar os seus resultados individuais de semestres anteriores através do Portal e os resultados gerais da Universidade através do link.
  • No dia 8 de agosto foi publicada no Diário Oficial a aposentadoria de Thaisa Storchi Bergmann e Roberto Spinato Ribeiro. A Direção agradece pela dedicação ao IF e deseja felicidades nesta nova etapa.
  • A Direção deseja boas vindas ao servidor técnico em mecânica, Arthur Mello, chamado na vaga gerada por Luiz Antonio Fraga Castello.
  • Perfis dos novos professores do IF.
    Cristina Furlanetto atua na área de Astrofísica e Cosmologia Observacional. Sua pesquisa se concentra na utilização do fenômeno de lenteamento gravitacional forte como uma ferramenta para estudar como as galáxias se formam e evoluem. Em particular, ela possui interesse em compreender a interação entre matéria escura e bárions em galáxias, além de investigar a evolução da distribuição de massa em galáxias que atuam como lentes gravitacionais e a conexão entre os processos de formação estelar e de atividade nuclear em galáxias lenteadas do Universo distante. Atualmente, a Prof. Cristina participa do projeto Herschel-ATLAS, um levantamento fotométrico nos comprimentos de onda do infravermelho distante e submilimétrico, ideal para estudar galáxias obscurecidas pela poeira e do Universo distante. Ela participou da análise dos dados que constituirão o segundo data release do Herschel-ATLAS e contribuiu para a compilação da amostra de lentes gravitacionais detectadas neste projeto. Recentemente, ela desenvolveu um método para o modelamento de sistemas de lentes gravitacionais observados através da técnica de interferometria, visando ao estudo dos sistemas detectados pelo projeto Herschel-ATLAS e observados com o interferômetro ALMA.

    Fernando Metz tem se dedicado nos últimos anos ao estudo teórico da mecânica estatística de sistemas complexos desordenados. Mais especificamente, o trabalho de pesquisa se ocupa em entender e analisar as propriedades coletivas ou estatísticas que emergem a partir das interações em sistemas complexos, isto é, sistemas compostos por um número muito grande de elementos interagentes (momentos magnéticos, neurônios, agentes sociais, etc). Este campo de pesquisa se situa na interface entre vidros de spin, matrizes aleatórias e sistemas quânticos desordenados.

    Gustavo Gil da Silveira tem atuado na área experimental de Física de Altas Energias, sendo atualmente membro da Colaboração CMS do Grande Colisor de Hádrons do CERN. Sua pesquisa tem foco na investigação de mecanismos de produção envolvendo a interação entre fótons, os quais trazem assinaturas experimentais bem particulares. Neste tema, participa na R&D do sub-detector frontal CT-PPS, da parceria entre as Colaborações CMS e TOTEM, voltado para a detecção dos prótons espalhados em processos envolvendo fótons e tem como objetivo ampliar a aceitação do detector CMS. Hoje, o Prof. Gustavo coordena o grupo de trabalho responsável pela geração e simulação das amostras de eventos de interesse à Colaboração. Como resultado destas investigações, participou de duas análises de dados referentes à produção exclusiva de bósons W no LHC, apresentando resultados inéditos para a comunidade científica. Ademais, o Prof. Gustavo tem desenvolvido trabalhos na área de fenomenologia como estudos de viabilidade para futuras análises dos dados. Dentre seus trabalhos, o mais relevante apresentou predições para a observação da produção exclusiva de fótons no LHC — nunca observada em laboratório — com evidências experimentais sendo recentemente apresentadas pela Colaboração ATLAS do CERN.
    Sherdil Khan possui doutorado em Física pela UFRGS, Mestrado em Física (Medalhista de Ouro) da Universidade de Hazara e Bacharelado em Matemática e Física (Distinção) pela Universidade de Peshawar, no Paquistão. Os principais interesses de pesquisa são sintetizar arquiteturas semicondutoras nanoestruturadas para aplicações na produção de hidrogênio através da separação da molécula de água e células solares sensibilizadas com corantes, utilizando irradiação solar e estudar interfaces sólido-líquido através de técnicas eletroquímicas e fotoeletroquímicas.

SEMINÁRIOS

ARTIGOS
  • W. Peter Maksym, Giuseppina Fabbiano, Martin Elvis, Margarita Karovska, Alessandro Paggi, John Raymond, Junfeng Wang, and Thaisa Storchi-Bergmann, CHEERS Results from NGC 3393. II. Investigating the Extended Narrow-line Region Using Deep Chandra Observations and Hubble Space Telescope Narrow-line Imaging, ASTROPHYSICAL JOURNAL 844 (2017), no. 1.
  • Israel Roger Montoya Matos and Naira Maria Balzaretti, High pressure effect on structural and spectroscopic properties of Sm3+-doped alkali silicate glasses, HIGH PRESSURE RESEARCH 37 (2017), no. 3, 296–311.
  • P. R. Rovani, A. S. Ferreira, A. S. Pereira, and J. C. de Lima, Effect of pressure on nanostructured Gd3Fe5O12, JOURNAL OF APPLIED PHYSICS 122 (2017), no. 3.
  • Patricia Ternes, Alejandro Mendoza-Coto, and Evy Salcedo, Single-file mobility of water-like fluid in a generalized Frenkel-Kontorova model, JOURNAL OF CHEMICAL PHYSICS 147 (2017), no. 3.

EVENTOS
  • Fronteiras da Ciência:
    Tema: Jeferson Arenzon e Marco Idiart, ambos do IF-UFRGS, conversam com os físicos Claudio Antônio Federico (Instituto de Estudos Avançados da Aeronáutica, São José dos Campos) e Maurício Tizziani Pazianotto (UFCSPA) sobre as radiações cósmicas e seus efeitos sobre seres humanos na aviação e nos programas espaciais.
    Data: 14 de Agosto de 2017, às 13h.
    Local: transmissão pela Rádio da Universidade (AM 1080 kHz) e http://frontdaciencia.ufrgs.br
    Após transmissão, este episódio, juntamente com os anteriores, fica disponível na página oficial do programa e também em http://frontdaciencia.blogspot.com.br
    Experimente nosso aplicativo para android baixando-o daqui:
    https://play.google.com/store/apps/details?id=chico.fronteirasdaciencia&hl=pt_BR

TESES, DISSERTAÇÕES E EXAMES

  • TRABALHO DE DIPLOMAÇÃO EM ENG. FÍSICA I:
    Título: “Estudo de viabilidade de membranas à base de nanoestruturas para dessalinização da água.”
    Aluno: João Abal
    Data: 14 de Agosto de 2017, às 10h30.
    Local: Anfiteatro Antônio Cabral, prédio O, Instituto de Física/UFRGS.

CONCURSOS
EDITAIS
  • Edital de Seleção para a nova direção do MAST:
    Inscrições: até 25 de Agosto de 2017.
    Acesse o edital no link.
  • COOPERAÇÃO INTERNACIONAL: CAPES seleciona projetos conjuntos de pesquisa com países da Europa.
    • CAPES/NUFFIC: Em parceria com a Holanda, o programa tem inscrições até o dia 15 de setembro. Serão concedidas bolsas nas modalidades: doutorado sanduíche, pós-doutorado e graduação sanduíche. O Programa tem como objetivo selecionar projetos conjuntos de pesquisa em todas as áreas do conhecimento, com especial foco nas áreas de Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências Médicas (Ciências da Saúde), Ciências Agrícolas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Artes, com vistas ao intercâmbio científico entre Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil e da Holanda, visando à formação de recursos humanos de alto nível nos dois países. Acesse o edital aqui.
    • CAPES/WBI: Estão abertas, até 15 de setembro, as inscrições para o programa CAPES/WBI, que tem como objetivo apoiar o intercâmbio científico entre grupos de pesquisa brasileiros e belgas, nas especialidades de Ciências Biológicas e da Saúde; Agroindústria; Engenharias (nas especialidades: mecânica, transporte e logística, aeronáutica e espacial); e Meio Ambiente. A proposta deve ser apresentada pelo Coordenador Brasileiro à CAPES e pelo Coordenador Belga no WBI. As inscrições na CAPES são gratuitas e feitas exclusivamente pela internet mediante o preenchimento do formulário de inscrição. As propostas selecionadas serão contempladas com missões de trabalho, missões de estudo e recursos de custeio. Acesse o edital aqui.
    • CAPES-FCT: O programa visa fomentar a mobilidade de docentes e de estudantes de pós-graduação no nível de doutorado sanduíche e pós-doutorado em parceria com Portugal. A inscrição das propostas poderá ser feita até 22 de setembro de 2017. O programa selecionará até dez projetos conjuntos de pesquisa, mediante decisão conjunta entre as agências financiadoras e disponibilidade orçamentária. Serão aceitas propostas das seguintes áreas do conhecimento: Ciências do Espaço (ex.: Engenharia Aeroespacial, Meteorologia, Climatologia, Astronomia); Transportes (ex.: Infraestrutura, Planejamento, Organização e Engenharia de Transportes e tráfego urbano); Direito; Ciências da Informação; Arquitetura e Urbanismo; Planejamento Urbano e Regional; Ciências Ambientais e Farmacologia. Acesse o edital aqui.

CREF

VÍDEOS

TEXTOS

Contribuições para o SPIN devem ser enviadas para
Ana Laura Von Ende
spin@if.ufrgs.br
até a sexta-feira anterior à divulgação do novo número.