Trecentésima Nonagésima Quinta Edição – 2018

SPIN 395, de 03/09/2018

NOTÍCIAS
  • Sistema de Gestão do Patrimônio Genético – cadastro até 5 de novembro: todos os pesquisadores que realizam pesquisas envolvendo direta ou indiretamente amostra de origem biológica de organismo encontrado naturalmente no território nacional, mesmo que domesticado, ou pesquisas taxonômicas, de preservação, evolutivas e comportamentais, ou qualquer microrganismo isolado em território nacional, mesmo que de origem clínica, façam o cadastro das atividades de acesso ao patrimônio genético no Sistema de Gestão do Patrimônio Genético (SISGen), disponível aqui. Mais informações através do Manual do SisGen.
  • A Direção solicita encarecidamente que não seja descartado entulho nas áreas externas. Para descarte de bens patrimoniados, primeiramente entre em contato com Nilcéria e Mari para verificar os procedimentos adequados à cada situação. Para descarte de material reciclado, há tonéis plásticos específicos disponibilizados nos corredores de alguns prédios: os materiais são recolhidos e encaminhados para instituições de caridade. Agradecemos a colaboração de todos.
  • Aniversariantes do mês:
    • Angela Foerster (04/09)
    • José Humberto Martins Borges (04/09)
    • Lívio Amaral (04/09)
    • Heitor Carpes Marques Fernandes (07/09)
    • Claudete Soares de Oliveira (09/09)
    • Alice Mara Pereira da Rosa (12/09)
    • Mari Angela Guedes Nunes (19/09)
    • Mauro Fin (19/09)
    • Silvio Renato Dahmen (22/09)
    • Paulo Fichtner (24/09)
    • Mário Norberto Baibich (24/09)
    • Gabriel Vieira Soares (25/09)
    • Gilberto Lima Thomas (30/09)
SEMINÁRIOS
  • Seminário em Sistemas Complexos
    Data: 19 de Setembro, 15:30h
    Local: Prédio N, sala 227, Instituto de Física

ARTIGOS
  • Agnello, A.; Lin, H.; Kuropatkin, N.; Buckley-Geer, E.; Anguita, T.; Schechter, L.; Morishita, T.; Motta, V.; Rojas, K.; Treu, T.; Amara, A.; Auger, W.; Courbin, F.; Fassnacht, C. D.; Frieman, J.; More, A.; Marshall, P. J.; McMahon, R. G.; Meylan, G.; Suyu, S. H.; Glazebrook, K.; Morgan, N.; Nord, B.; Abbott, T. M. C.; Abdalla, F. B.; Annis, J.; Bechtol, K.; Benoit-Levy, A.; Bertin, E.; Bernstein, R. A.; Brooks, D.; Burke, D. L.; Carnero Rosell, A.; Carretero, J.; Cunha, C. E.; D’Andrea, C. B.; da Costa, L. N.; Desai, S.; Drlica-Wagner, A.; Eifler, T. F.; Flaugher, B.; Garcia-Bellido, J.; Gaztanaga, E.; Gerdes, D. W.; Gruen, D.; Gruendl, R. A.; Gschwend, J.; Gutierrez, G.; Honscheid, K.; James, D. J.; Kuehn, K.; Lahav, O.; Lima, M.; Maia, M. A. G.; March, M.; Menanteau, F.; Miquel, R.; Ogando, R. L. C.; Plazas, A.; Sanchez, E.; Scarpine, V.; Schindler, R.; Schubnell, M.; Sevilla-Noarbe, I.; Smith, M.; Soares-Santos, M.; Sobreira, F.; Suchyta, E.; Swanson, E. C.; Tarle, G.; Tucker, D. & Wechsler, R. DES meets Gaia: discovery of strongly lensed quasars from a multiplet search – MONTHLY NOTICES OF THE ROYAL ASTRONOMICAL SOCIETY, 2018, 479, 4345-4354
EVENTOS
  • No episódio do “Fronteiras da Ciência” de 3.9.2018, Marco Idiart do Depto. de Física da UFRGS, conversa com Diego Pata, da Universidade Pompeu Fabra de Barcelona, sobre a região cerebral do hipocampo, sua importância para o entendimento da memória e das diferentes maneiras de se investigar as suas funções.
    Após a transmissão pela Rádio da Universidade às 13h, este episódio, juntamente com os anteriores, fica disponível na página oficial do programa (ou também aqui).
    Assine nosso podcast via agregador (RSS) por aqui.
    Experimente nosso aplicativo para android baixando-o daqui.
    Curta nossa “fan page” no Facebook e nos siga pelo Twitter!
  • Escola Avançada em Física Experimental de Neutrinos será realizada de 03 a 17 de dezembro em Campinas, São Paulo. Caso o aluno seja selecionado, todas as despesas de transporte, estadia e alimentação serão cobertas pela organização. Mais informações aqui e também no site.
TESES E DEFESAS
  • TESES DE DOUTORADO
    • Andréia Fernandes da Silva, “Efeito de altas pressões e altas temperaturas no óxido de grafite” (“Effect of high pressure and high temperatures on grafite oxide“)
      Orientação: Profª. Drª. Naira Maria Balzaretti
      Data: 17 de Setembro, 14h
      Local: Sala de Videoconferência do IF/UFRGS

CONCURSOS
  • Até 17/09: Doutorado na ESPCI (França) em propriedades óticas de supercondutores à base de FeAs (com Ricardo Lobo, brasileiro radicado em Paris).
    A seleção final acontece no início de 2019. O doutorado deve se iniciar entre março e setembro de 2019. O(A) estudante pode se candidatar sem ter completado um mestrado (ou equivalente). Porém, o mestrado deverá ser obtido antes do início da tese de doutorado. Clique aqui para saber mais sobre o projeto; ou aqui para uma descrição do programa.
EDITAIS
CREF
TEXTOS

Contribuições para o SPIN devem ser enviadas para
Júnior Sezerotto
spin@if.ufrgs.br
até a sexta-feira anterior à divulgação do novo número.