 |
Edição 618, de 13/02/2023
|
“Todos os ambientes de convívio do Instituto de Física, sem exceção, devem se constituir em espaços acolhedores a todos e todas que deles participem. Será condenada qualquer declaração ou atitude que possa criar constrangimento ou situação vexatória em, ou ser interpretadas como discriminação contra, indivíduos ou grupos sociais. Nossa Unidade é um espaço acessível a todos que, por mérito e através de processos transparentes, impessoais e isonômicos, adquiriram direito de frequentá-lo. Acolhemos igualmente nossos visitantes e prestadores de serviços, sejam temporários ou permanentes. Nossa Unidade não discrimina pessoas e condena qualquer tipo de assédio contra indivíduos ou grupos, independentemente de sua raça, religião, sexo, identidade de gênero, orientação sexual ou posicionamento político e filosófico.
Direção IF/UFRGS”
Avalie nosso Atendimento
- Eleições no IF (editais em anexo):Comissão de Graduação – Cursos de Licenciatura em Física
23/03/2023 – 15h – Anfiteatro Antônio Cabral
Comissão de Pós-Graduação em Física
23/03/2023 – Anfiteatro Antônio Cabral
16h – Coordenação e Coordenação Substituta
16h30min – Comissão de Pós-Graduação
Edital 01/2023
Edital 02/2023
- A Biblioteca do Instituto de Física estará fechada no dia 22/02/2023. Os empréstimos em dia serão renovados para o dia 01/03/2023.
- Profa. Marcia Barbosa será Secretária e Políticas e Programas Estratégicos do MCTI: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/noticias/2023/02/pesquisadora-marcia-barbosa-sera-secretaria-de-politicas-e-programas-estrategicos-do-mcti. Parabéns e sucesso, Márcia!
- Ricardo Severo (Nico) e os Laboratórios de Ensino de Física – Meu Lugar na UFRGS – bela reportagem do Jornal da Universidade sobre a trajetória do Nico – sua dedicação ao IF e à UFRGS são seguidamente reconhecidas pelos formandos e formandas dos nossos cursos. Parabéns e obrigada, Nico!
https://www.ufrgs.br/jornal/ricardo-severo-e-o-laboratorios-de-ensino-de-fisica/
- O Prof. Gustavo Gil foi indicado pelo Centro Latino-Americano de Física (CLAF) como o novo representante para a América Latina no International Committee for Future Accelerators (ICFA). Este comitê tem como objetivo facilitar a colaboração internacional para construção e uso de aceleradores em Física de Altas Energias. Iniciando em Janeiro de 2023, a representação visa apresentar ao comitê internacional os desenvolvimentos técnicos efetuados pelos diferentes países da América Latina.
- Curso online da Univ. de Lisboa valendo 1 crédito complementar: Para os Bacharelados e Licenciaturas em Física, em caso de conclusão com aproveitamento. https://courses.elearning.tecnico.ulisboa.pt/courses/coursev1:MOOCs+feX+2023/about
- Devido à defasagem entre o Calendário Acadêmico da UFRGS e o Calendário Letivo do Ensino Básico, os cursos de extensão Física para Ensino Médio I e II, referentes ao semestre letivo 2022/2, serão oferecidos, excepcionalmente, de forma remota, entre 23/02 a 22/04/2023, com duração de 09 semanas. As inscrições serão realizadas online, a partir de 15/02.
Física para o Ensino Médio I – Fenômenos Mecânicos e Térmicos
INSCRIÇÕES ON-LINE (a partir de 15/02/2023)
https://forms.gle/JqRbmMP2QztS2Q287
INFORMAÇÕES
https://drive.google.com/file/d/1gZF1aJC4LXLYobBewkuk9d8hrxBDE62T/view?usp=share_link
Física para o Ensino Médio II – Eletromagnetismo e Óptica
INSCRIÇÕES ON-LINE (a partir de 15/02/2023)
https://forms.gle/Kth2VEzg7rTDCxW69
INFORMAÇÕES
https://drive.google.com/file/d/1gZF1aJC4LXLYobBewkuk9d8hrxBDE62T/view?usp=share_linkSaiba Mais.
- Relinter informa: Aquisição de voucher de 15% para o TOEFL iBT e TOEFL iBT Home Edition – Edição Fevereiro de 2023 para estudantes e servidores da UFRGS https://www.ufrgs.br/relinter/aquisicao-de-voucher-de-15-para-o-toefl-ibt-e-toefl-ibt-home-edition-edicao-fevereiro-de-2023/
- O Programa de extensão MEDUSA tem como público-alvo estudantes da UFRGS e tem como objetivo geral construir espaços de escuta, acolhimento e intervenções com estudantes e demais atores universitários sobre questões relativas à saúde mental e vivências na universidade. A equipe está promovendo um ciclo de 4 encontros, no formato de rodas de conversa, para acolher, discutir e pensar sobre as vivências na universidade. Essas rodas tem como público-alvo os/as estudantes do campus do Vale, em especial dos cursos de Física, Química, Matemática, Geociências… mas estudantes de quaisquer cursos serão muito bem-vindos/as! Os encontros serão mediados pela Laura, Malu e Andressa, integrantes do Programa MEDUSA, e não necessitam de inscrição prévia. As datas são: 30 de janeiro, 27 de fevereiro, 27 de março e 10 de abril. Todos os encontros acontecerão na sala C-102 do prédio 43113 (Geociências), às 16:30.
- Vaga para consultor na Enfitec Júnior
A Enfitec Júnior é a empresa júnior de Engenharia Física da UFRGS que tem como objetivo ser referência em soluções inovadoras de engenharia. Apesar de não ser remunerado, a experiência de trabalhar em uma empresa júnior é enriquecedora e prepara o estudante para o mercado de trabalho. Não é exigido ter nenhuma experiência para trabalhar na Enfitec Júnior, apenas ter proatividade e vontade de se desafiar. As inscrições estarão abertas até o dia 06/02. Mais informações podem ser encontradas no nosso site https://enfitecjunior.com/trabalhe-conosco/ ou no nosso perfil do instagram @enfitecjunior
- Novos instrumentos de Avaliação da Pós-Graduação da UFRGS: para discentes (Portal do Aluno) e docentes (Portal do Servidor). A participação de todo(a)s é de extrema importância e faz parte do processo de
autoavaliação da pós-graduação proposto pela CAPES para todas as Universidades brasileiras. Participe!
Saiba mais.
- Resolução 015/2023 – aprovada na sessão 1350 do Conselho Universitário em 13 de janeiro: Regulamenta as Ações Afirmativas na Pós-graduação na UFRGS. (em anexo).
- Chamada para novos voluntários nos Projetos e Programas de Extensão Segundas Astronômicas, Observatório Itinerante e Aventureiros do Universo: Para se somar às equipes é necessário realizar uma capacitação a fim de aprender: tópicos básicos de astronomia; operar o planetário digital; utilizar os telescópios; diretrizes básicas adequadas para atuação em espaços externos atuando em nome da universidade.
Mais informações e o formulário de inscrição estão disponíveis no link: https://forms.gle/SZ2XfMR52rBh65Vi6
- Estudante de Astrofísica da UFRGS juntamente ao seu grupo venceu a etapa nacional do Act in Space, um hackathon organizado pela ESA, e estão divulgando uma vaquinha online para comprar as passagens e ir para a etapa final em Cannes na França!
Link da Vakinha: https://www.vakinha.com.br/3329354
Link da notícia: https://www.pucrs.br/blog/act-in-space-pucrs/
Saiba mais.
- Chamada 01/2023: Metodologia para priorização da alocação de vagas docentes em processos públicos de seleção docente no IF/UFRGS – prazo para envio de propostas primeiro semestre 2023: 01/01/23 a 15/03/23: em anexo
- O novo sistema de reservas da sala H102 (anfiteatro do LABENSIF) agora é pelo site do laboratório (www.ufrgs.br/labensif/calendario102).
- Contagem de Tempo de Contribuição: Ofício Circular nº 02-2023/SUGESP
- Novo sistema de encaminhamento de atestados médicos e odontológicos – DAS. Ofício Circular nº 10/2021-SUGESP
- Ata Nº 01/2023 da reunião da COSAT
- Calendário acadêmico 2022 aprovado pelo CEPE: http://www.ufrgs.br/ufrgs/noticias/cepe-aprova-o-calendario-escolar-para-o-ano-academico-de-2022:
-
-
-
- 2022/1 – 13/06/22 a 20/10/22
- 2022/2 – 17/11/22 a 19/04/23
- Recesso: 26/12/22 a 15/01/2023
- Períodos letivos do calendário escolar de 2023:
- 2023/1: 15/05/2023 a 16/09/2023
- 2023/2: 09/10/2023 a 24/02/2024
Para acessar o calendário completo clique aqui.
- Ciência Fácil – Programa quinzenal pela Rede Estação Democracia apresentado por Marcia Barbosa que pode ser acompanhado também pelo youtube (https://www.youtube.com/channel/UC4ewpTl0HquKr6NkXhzZRiA/videos) e estão no site http://www.if.ufrgs.br/~barbosa/cienciafacil.html
- FORMACESS- Formulário de Solicitação de Serviços e Recursos de Acessibilidade
- O Acervo Museológico dos Laboratórios de Ensino de Física (AMLEF) tem orgulho de dar início à exposição “AMLEF 2022: o Acervo contra-ataca!”. Visite em https://www.ufrgs.br/amlef/ e nos acompanhe no Facebook e Instagram
- Reprografia do IF: quem porventura necessitar de algum material impresso pode entrar em contato com Waldomiro pelo e-mail wolivo@if.ufrgs.br
- Contatos da segurança no Campus do Vale (cadastre em seu celular)
- Chefe da Vigilância: Jonacir Rolim – 3308 6751
- Plantão Campus do Vale: 3308 6601 (24h)
- Plantão de Monitoramento: 3308 9939 (24h)
- Plantão Pórtico: 3308 7431 (24h)
- Aniversariantes de Fevereiro:
- David Mockli (02/02)
- Silvana David Leite (06/02)
- Dimiter Hadjmichef (12/02)
- Kepler de Souza Oliveira Filho (16/02)
- Julio Ricardo Schoffen (17/02)
- Renato Divan Silveira de Souza (21/02)
- Cristina Furlanetto (21/02)
- Ismael André Heisler (22/02)
- Leandro Tedesco Rossetto (22/02)
- Milton André Tumelero (23/02)
- Paulo Machado Mors (24/02)
- Thomas Braun (28/02)
- SEMINÁRIO: Ultraluminous X-Ray Sources in Extragalactic Globular Clusters
Palestrante: Kristen Dage (McGill, Canada)
Data: 15/02/2023, 12h30
Link: https://www.youtube.com/watch?v=ep_0DrPgz0g
- SEMINÁRIO: Quantum-scale graphene nanoarchitectures
Palestrante: Dr. César Moreno (Univ. Cantabria, Spain)
Data: 16/02/2023, 10h.
Link: https://mconf.ufrgs.br/webconf/seminarios-de-fisica-da-materia-condensada-if-ufrgs
Mais informações
-
SEMINÁRIO: Carbon nanotubes for optical biosensing and drug delivery
Palestrante: Pr. Eric Anglaret Departamento de Ciência e Tecnologia de Materiais e Diretor de Relações Internacionais Polytech – Universidade de Montpellier – França
Data: 07/03/2023, 10h
Local: Anfiteatro Antônio Cabral – prédio 43135 – sala 201
Com o objetivo de dar transparência ao andamento dos serviços solicitados via fisica-manutencao@ufrgs.br relativos à manutenção da infraestrutura no IF, o link a seguir apresenta a relação de todas as ordens de serviço e processos SEI abertos pela Gerente Administrativa do IF contendo informações relevantes e status atualizado.
https://docs.google.com/spreadsheets/d/1x-aoTk3fG6ctSH_JNlxY9uZlFwfrFzJ1l9CTVq9KHEE
Esta planilha também encontra-se disponível na página do IF, na aba Serviços – Execução de Serviços.
Apoio: bolsista João Guilherme de Souza Barboza
- Juliana dos Santos, Gabriela de Souza Balbinot, Silvio Buchner, Fabrício Mezzomo Collares, Maike Windbergs, Monique Deon, Ruy Carlos Ruver Beck
3D printed matrix solid forms: Can the drug solubility and dose customisation affect their controlled release behaviour?
- Benjamin J.A Moulton, Laís D. Silva, Simone R.F Sabino, Leonardo L. Evaristo, David V. Sampaio, Silvio Buchner, Francisco C. Serbena, Paulo S. Pizani, Edgar D. Zanotto
Unusual crystallization pathways revealed in six barium disilicate (BaSi2O5) glasses
- Rafael Abel da Silveira, Gisele Hippler, Leonardo Evaristo, Silvio Buchner
Crystallization in a soda–lime-silicate glass after high pressure
- Garro, Elisa R. / Fernandez-Trincado, Jose G. / Minniti, Dante / Moya, Wisthon H. / Palma, Tali / Beers, Timothy C. / Placco, Vinicius M. / Barbuy, Beatriz / Sneden, Chris / Alves-Brito, Alan / Dias, Bruno / Afsar, Melike / Frelijj, Heinz / Lane, Richard R.
Gaia-IGRINS synergy: Orbits of newly identified Milky Way star clusters
2023-01 ASTRONOMY & ASTROPHYSICS , Vol. 669
- Lima dos Santos, Hiarla Cristina / Goncalves, Matheus Arrais / Viegas, Alexandre da Cas / Miranda Figueira, Bruno Apolo / Souza da Luz, Patricia Teresa / da Rocha Filho, Geraldo Narciso / Vieira da Conceicao, Leyvison Rafael
Tungsten oxide supported on copper ferrite: a novel magnetic acid heterogeneous catalyst for biodiesel production from low quality feedstock
2022-11 RSC ADVANCES , Vol. 12, No. 53
p. 34614-34626
- Tumasyan, A. / Adam, W. / … / Da Silveira, G. G. / … / Bernardes, C. A. / … / Collaboration, C. M. S.
Evidence for WW/WZ vector boson scattering in the decay channel l nu qq produced in association with two jets in proton-proton collisions at root s=13TeV
2022-11 PHYSICS LETTERS B , Vol. 834
- Dissertação: Vitor Eduardo Buss Bootz, “Galáxias Starburst Compactas em Grupos de Galáxias Anãs” (“Compact Starburst Galaxies In Groups Of Dwarf Galaxies”).
Orientadora: Profa. Dra. Marina Trevisan
Data: 13/02/2023, 14h
Link: https://us02web.zoom.us/j/85768639742pwd=SU82SGRFY1RhM045NGhwNzBoUkliUT09
Press release
- Projeto Final de Curso em Engenharia Física II: Julia Remus, “Uso de redes neurais de convolução para classificação de anomalias em arames metálicos a partir de imagens de inspeção por partícula magnética”.
Orientador: Leonardo Brunnet
Data: 15/02/2023
Local: Auditório do Instituto de Física (sobre a Biblioteca)
- Exame: Niqab Khan, “BiVO4 dopado com metal (Zn e W) decorado com cocatalisadores FeMnOx e FeNiOx para aplicações fotocatalíticas” (“Metal (Zn and W) doped BiVO4 decorated with FeMnOx and FeNiOx cocatalysts for photocatalytic applications”).
Orientador: Prof. Dr. Sherdil Khan
Co-orientador: Prof. Dr. Renato Vitalino Gonçalves
Data: 28/02/2023, 14h
Local: https://us02web.zoom.us/j/86909810325?pwd=eTJMS0dpSnc4c0lDWVYxbDVhVXJUdz09
- O Departamento de Física do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no uso de suas atribuições, torna público o presente Edital de Seleção de Monitores para Atividades de Ensino do semestre de 2022/2. Inscrições no período de 20/02/2023 a 03/03/2023 via Portal do Aluno
- Bolsa Premium do CNANO para operar o equipamento de XRD e SAXS/GISAXS
Valor: R$ 1.000,00 mensais
Interessados(as) favor entrar em contato com o Prof. Fabiano Bernardi através do e-mail bernardi@if.ufrgs.br até o dia 13/02 com o envio do histórico escolar completo.
- Bolsa de Iniciação Científica BIC MENINAS NA CIÊNCIA: Interessadas enviar email para barbara.leal@ufrgs.br com currículo e horários disponíveis. Mais informações em anexo.
- Bolsa PIBIC/CNPq – Química Teórica: Enviar currículo acadêmico e disponibilidade de horário tanto presencial como videoconferência (totalizando 20h semanais) para maximiliano.segala@ufrgs.br. Mais informações em anexo.
- Dear colleagues, It is our great pleasure to announce the opening of the application to Hercules 2023.
The HERCULES 2023 session will take place on site (if the sanitary conditions allow it), from 27th February to 31st March 2023.
Link: https://hercules-school.eu
HERCULES is a European course for PhD students and young researchers using Neutrons and Synchrotron Radiation for applications in Biology, Chemistry, Physics, Hard & Soft Condensed Matter.
- Concurso de Professor em Universidade chilena
- Divulgação dos processos seletivos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais (PPGCIMAT) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS):
Sobre as primeiras seleções de 2023, para os cursos de Mestrado e Doutorado:
O edital e o cronograma podem ser acessados nos links abaixo:
Mestrado: https://www.ufrgs.br/pgcimat/?page_id=533#mestrado
Doutorado: https://www.ufrgs.br/pgcimat/?page_id=533#doutorado
Para ambas seleções, há possibilidade de participação à distância nas diferentes etapas (ver edital para as condições). Não há taxa de inscrição e elas serão recebidas até o dia 15/02/2023 por e-mail, conforme definido pelos editais.
Sobre a previsão de bolsas: A programação atual de bolsas no PPGCIMAT prevê bolsas tanto para o curso de Mestrado quanto para o de Doutorado ainda no início de 2023. Mais dúvidas? Verifique o nosso site ou entre em contato com a secretaria pelo e-mail fis_pgcimat@ufrgs.br
- Pós-Doutorado: Oportunidade de participação em projeto para desenvolvimento de materiais avançados
Busca-se um pesquisador de nível de pós-Doutorado para participar do “Edital FAPERGS/CNPq 07/2022 – Programa de Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil” visando o desenvolvimento e caracterização de sensores de Diamante e Carbeto de Silício para aplicação na detecção de prótons de alta energia na Colaboração CMS do CERN-LHC. Este desenvolvimento será feito junto ao Laboratório de Altas Pressões e Materiais Avançados (LAPMA) e Laboratório de Microeletrônica (LabMicro) em conjunto com simulações no Grupo de Análise e Simulações de Partículas (GASP).
Interessados contatar o Prof. Gustavo Gil pelo email gustavo.silveira@ufrgs.br.
- O departamento de física da Washington University está contratando professores assistentes na área de informação quântica/metrologia quântica/materiais (teórico e experimental). Detalhes em https://apply.interfolio.com/112603
Contribuições para o SPIN devem ser enviadas para
spin@if.ufrgs.br
até a sexta-feira anterior à divulgação do novo número. |
|