Quingentésima Vigésima Sexta Edição – 2021

 

Edição 526, de 05/04/2021

NOTÍCIAS

  • Situação COVID19: Portaria 1433 suspende todas as atividades presenciais na UFRGS. Não haverá serviço de terceirizados no Instituto de Física enquanto estiver bandeira preta
  • Resultado da eleição de 3 representantes do Departamento de Física para a Comissão de Graduação dos Cursos de Licenciatura em Física:
    • Neusa Teresinha Massoni – 44 votos
    • Magale Elisa Bruckmann – 41 votos
    • Alexander Montero Cunha – 32 votos
  • Eleições CPG/Física: de 6 a 8 de abril para Coordenação, Coordenação Substituta, Membros da CPG (até 7 votos). Vote pelo Portal do Servidor: Serviços – Eleição Eletrônica – Votação
  • Contatos da segurança no Campus do Vale (cadastre em seu celular)
    • Chefe da Vigilância: Jonacir Rolim – 3308 6751
    • Plantão Campus do Vale: 3308 6601 (24 h)
    • Plantão de Monitoramento: 3308 9939 (24 h)
    • Plantão Pórtico: 3308 7431 (24h)
  • Aniversariantes de Abril
    • Jeferson Jacob Arenzon (03/04)
    • Leonardo Albuquerque Heidemann (04/04)
    • Anderson Thesing (06/04)
    • Magale Elisa Bruckmann (13/04)
    • Marcus Vinicius Castegnaro (15/04)
    • Patricia Fernanda Duarte (17/04)
    • Cláudio Eduardo de Moraes (21/04)
    • João Edgar Schmidt (21/04)
    • Rita Maria Cunha de Almeida (21/04)
    • Elisa Alves de Oliveira (28/04)


SEMINÁRIOS

REFORMULAÇÃO CURRICULAR – CURSOS DO INSTITUTO DE FÍSICA

A REFORMA DO ENSINO MÉDIO

Núcleo Docente Estruturante das Licenciaturas em Física

 

Estamos diante do fim da disciplina de Física para 90% dos estudantes do ensino médio no Brasil

Num cenário de acirramento de políticas educacionais neoconservadoras e neoliberais no Brasil, em 2017, foi aprovada a Reforma do Ensino Médio, que estabeleceu uma mudança na estrutura deste nível de escolarização. A formação do estudante foi dividida em duas etapas: uma voltada à formação geral e outra a ser realizada por meio de itinerários formativos. A primeira etapa visa implementar o currículo prescrito pela Base Nacional Comum Curricular para as quatro áreas de conhecimento (Matemáticas e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias[1] e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas). Na segunda etapa, o sistema educacional pode oferecer cinco itinerários: quatro que correspondem às áreas de conhecimento, além de um itinerário direcionado à formação técnica e profissional. Essa legislação permite que as escolas ofertem apenas um dos itinerários formativos, o que, na prática, anuncia uma formação técnica e profissional ocupando grande parte da carga horária, dadas a falta de professores em certas áreas e, em especial, uma carência enorme de professores habilitados para lecionar Física. Tal cenário é devastador, principalmente, na escola pública, impactando cerca de 90% dos alunos matriculados no ensino médio no Brasil. Para se alinhar a essa reforma, o estado do RS já reduziu drasticamente os períodos dedicados à Física no ensino médio nas escolas públicas estaduais[2].

É fácil antever um ainda maior esvaziamento das carreiras científicas (Bacharelados em Física e Astrofísica, Engenharia Física e Engenharias em geral) e dos cursos de Licenciatura em Física. A procura por essas carreiras pelos estudantes pode sofrer, ainda mais, forte declínio, assim como os poucos alunos ingressantes nos cursos terão uma formação muito precária ou nenhuma formação em Física.

É este futuro que desejamos construir para o nosso país?

 

Porto Alegre, 26 de março de 2021.

 

[1] Na qual se encontra o componente curricular de Física.

 

[2] Link para o Diário Oficial do RS: https://www.diariooficial.rs.gov.br/materia?id=350593


ARTIGOS


EVENTOS

  • Fronteiras da Ciência: A pandemia Covid-19 atingiu dimensões de catástrofe nos primeiros meses de 2021. Somente no mês de março morreram mais de 60 mil pessoas, o que equivale a 20% do total das mortes nos últimos 12 meses.  E no entanto a pandemia não parece dar sinais que está diminuindo o passo, muito pelo contrário a média de mortes continua a subir. Os hospitais estão saturados, profissionais da saúde exaustos, e não existem leitos para acomodar todos os pacientes, forçando médicos a escolher entre a vida e a morte. Este programa é o segundo episódio dedicado a discutir a dura realidade dos hospitais brasileiros nesta catástrofe sanitária autoinfligida. Os convidados são os médicos emergencistas Bianca Bertuzzi e Márcio Rodrigues do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Conversam com eles, Jeferson Arenzon e Marco Idiart do Depto. de Física da UFRGS.
    Os episódios estão disponíveis na página oficial do programa e também aqui. Assine nosso podcast via agregador (RSS). Experimente nosso aplicativo para Android baixando-o aqui. Curta nossa “fan page” no Facebook e siga-nos pelo Twitter!
  • Programa de Formação em Biologia e Ecologia Quantitativas do Instituto Serrapilheira
    Inscrições: até 03/05
    Informações aqui
  • Ateliê de Pesquisa 3ª Edição é um curso online síncrono que irá trabalhar a lógica, a escrita e a estruturação da pesquisa científica. Ele é ideal tanto para alunos de graduação e pós-graduação das áreas de ciências humanas e sociais que queiram melhorar suas habilidades científicas, quanto para profissionais dessas áreas que gostariam de aprender sobre método de pesquisa e sobre a produção de conhecimento baseada em evidências
    Data: 13/04 a 01/06, entre 19h30 e 21h30
    Inscrições até 10/04. Informações pelo site
  • Master in Neuroscience: Five Internacional Scholarships
    Data: 21/10/2021 a 22/07/2022
    Inscrições até 20/04 pelo site
  • Escola de Verão do Laboratório de Matemática de Londres: Organizada em colaboração com o ICTP em Trieste. Esta escola oferece uma ótima oportunidade para estudantes de pós-graduação que desejam trabalhar em um projeto de pesquisa durante um mês sob a supervisão de pesquisadores internacionais.
    Inscrições até: 30/04/2021
    Website: http://indico.ictp.it/event/9545
  • workshop virtual em Teoria de Matrizes Aleatórias e Redes: Organizado pelo Instituto Max Planck para a Física de Sistemas Complexos (mpipks)
    Inscrições até: 30/04/2021
    Website: https://www.pks.mpg.de/rmtnet21
  • Workshop ICTP-SAIFR: Desafios para Testemunhar Aspectos Quânticos de Gravidade em Laboratório
    Data: 7 a 11/06/2021
    Inscrições até 30/05/2021
    Website: https://www.ictp-saifr.org/qgem2021/

DEFESAS E EXAMES

  • Murilo Sodré Marques, “Modelagem Molecular de Fluidos de Caroço Amolecido: Colóides, Água, Álcool e suas Misturas”
    Orientadora: Profª. Drª. Marcia Cristina Bernardes Barbosa
    Coorientador: Prof. Dr. Jose Rafael Bordin
    Data: 16 de abril de 2021, 10h
    Local: https://mconf.ufrgs.br/webconf/napead-rede-multivideos
  • Tassylla Oliveira Fonseca, “Diagrama de fases do modelo de Gás de Rede Associativo Bidimensional Confinado”
    Orientadora: Profª. Drª. Marcia Cristina Bernardes Barbosa
    Coorientador: Prof. Dr. Alan Barros de Oliveira
    Data: 19 de abril de 2021, 10h
    Local: https://mconf.ufrgs.br/webconf/napead-rede-multivideos

BOLSAS E ESTÁGIOS

  • Seleção de Bolsas Aperfeiçoamento e Aperfeiçoamento Benefício Março para o Setor de Informática do IF. Inscrições de 05/04 a 23/04 – Edital Bolsas PRAE 02/2021

EDITAIS E CONCURSOS
  • A partir de 01/03: Programa de Fomento à Extensão 2021 na UFRGS
  • Edital de oportunidade de doutorado na França disponibilizado pela GREYC até 15/04/2021
  • Até 15/04: inscrição de candidaturas para o projeto de doutorado “Development of innovative radiation detectors based on functional oxides for applications in IR and THz ranges” na França. Mais informações aqui
  • Até 30/04: edital EMBRAPII/Innosuisse para projetos de inovação transnacional entre Brasil e Suíça. Auxílio disponível em secproj@propesq.ufrgs.br
  • Até 04/10: Programa Institucional de Auxílio Extraordinário 2021 para Alunos(as) e Pós-doutorandos(as) para Apresentação de Trabalhos em Eventos Nacionais e Internacionais. Clique aqui e faça sua inscrição

CREF


VÍDEOS


TEXTOS


Contribuições para o SPIN devem ser enviadas para
spin@if.ufrgs.br
até a sexta-feira anterior à divulgação do novo número.