Quingentésima Vigésima Quinta Edição – 2021

 

Edição 525, de 29/03/2021

NOTÍCIAS

  • Situação COVID19: Portaria 1433 suspende todas as atividades presenciais na UFRGS. Não haverá serviço de terceirizados no Instituto de Física enquanto estiver bandeira preta
  • De 22/03 a 04/04: Edital para eleição eletrônica do Conselho de Pós-Graduação em Física – Coordenador(a), Coordenador(a) Substituto(a) e da Comissão de Pós-Graduação para mandato de 21/05/2021 a 20/05/2023
  • De 30/03 a 01/04: Eleição eletrônica para Comissão de Graduação dos Cursos de Licenciatura em Física –  para representantes do Departamento de Física. Acesse o Portal do Servidor – Serviços – Eleição Eletrônica
  • Invenção do IF/UFRGS para o transporte de vacinas a baixas temperaturas (equipe coordenada pelo Prof. Milton Tumelero). Notícia divulgada no Jornal Zero Hora
  • AVISO: A COMEX/IF solicita que projetos de extensão a serem submetidos para avaliação, que pretendam solicitar bolsas até dia 31/03, sejam enviados o mais breve possível para um bom andamento das avaliações dessa comissão
  • Seleção de bolsista para o projeto “Mast, Uma Viagem pelo Sistema Solar”: de 26 a 31/03 estarão abertas as inscrições para desenvolvimento de projeto aprovado na Linha A – Recursos Educacionais Digitais do Edital 28 da SEAD – em colaboração com o Planetário da UFRGS. As inscrições devem ser realizadas através deste formulário. Espera-se que a/o bolsista seja capaz de atuar com autonomia e pro-atividade realizando atividades de levantamento bibliográfico, produção de questionários online, estudos para aquisição de noções básicas sobre produção de storyboard, animações 2D e no formato fulldome (não é esperado domínio, mas disposição para aprender). É esperado também que seja capaz de atuar em uma equipe multidisciplinar.
  • 29 de março às 18h, com apoio do Programa de Extensão do Instituto de Física ocorrerá a atividade “O Comitê UFRGS HeforShe convida ao debate: Como enfrentar o assédio institucionalmente?” A live trará um breve relato das atividades do Comitê UFRGS e do Comitê Gaúcho e realizará uma mesa redonda onde será abordado o tema a partir da experiência da Unicamp na prevenção de assédio sexual e tendo em conta dados do levantamento do Comitê UFRGS HeForShe, sobre o assédio sexual e moral na UFRGS. A live será transmitida nos programas facebook.com.br/meninasnacienciaufrgs e Comitê Gaúcho HeforShe. Maiores detalhes pelo Facebook e Instagram
  • Contatos da segurança no Campus do Vale (cadastre em seu celular)
    • Chefe da Vigilância: Jonacir Rolim – 3308 6751
    • Plantão Campus do Vale: 3308 6601 (24 h)
    • Plantão de Monitoramento: 3308 9939 (24 h)
    • Plantão Pórtico: 3308 7431 (24h)
  • Aniversariantes de Março
    • Arthur Knevitz de Souza Mello (02/03)
    • Édison Valério Nunes Jr. (06/03)
    • Alan Alves Brito (08/03)
    • Felipe Barbedo Rizzato (12/03)
    • Sebastian Gonçalves (18/03)
    • Mendeli Henning Vainstein (19/03)
    • José Pedro Ferreira Dorneles (20/03)
    • Magno Valério Trindade Machado (20/03)
    • Marcelo Barbalho Pereira (21/03)
    • Carlo Requião da Cunha (23/03)
    • Raquel Giulian (26/03)
    • João Batista Marimon da Cunha (28/03)
    • Allan Schnorr Muller (30/03)


SEMINÁRIOS

REFORMULAÇÃO CURRICULAR – CURSOS DO INSTITUTO DE FÍSICA

A REFORMA DO ENSINO MÉDIO

Núcleo Docente Estruturante das Licenciaturas em Física

 

Estamos diante do fim da disciplina de Física para 90% dos estudantes do ensino médio no Brasil

Num cenário de acirramento de políticas educacionais neoconservadoras e neoliberais no Brasil, em 2017, foi aprovada a Reforma do Ensino Médio, que estabeleceu uma mudança na estrutura deste nível de escolarização. A formação do estudante foi dividida em duas etapas: uma voltada à formação geral e outra a ser realizada por meio de itinerários formativos. A primeira etapa visa implementar o currículo prescrito pela Base Nacional Comum Curricular para as quatro áreas de conhecimento (Matemáticas e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias[1] e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas). Na segunda etapa, o sistema educacional pode oferecer cinco itinerários: quatro que correspondem às áreas de conhecimento, além de um itinerário direcionado à formação técnica e profissional. Essa legislação permite que as escolas ofertem apenas um dos itinerários formativos, o que, na prática, anuncia uma formação técnica e profissional ocupando grande parte da carga horária, dadas a falta de professores em certas áreas e, em especial, uma carência enorme de professores habilitados para lecionar Física. Tal cenário é devastador, principalmente, na escola pública, impactando cerca de 90% dos alunos matriculados no ensino médio no Brasil. Para se alinhar a essa reforma, o estado do RS já reduziu drasticamente os períodos dedicados à Física no ensino médio nas escolas públicas estaduais[2].

É fácil antever um ainda maior esvaziamento das carreiras científicas (Bacharelados em Física e Astrofísica, Engenharia Física e Engenharias em geral) e dos cursos de Licenciatura em Física. A procura por essas carreiras pelos estudantes pode sofrer, ainda mais, forte declínio, assim como os poucos alunos ingressantes nos cursos terão uma formação muito precária ou nenhuma formação em Física.

É este futuro que desejamos construir para o nosso país?

 

Porto Alegre, 26 de março de 2021.

 

[1] Na qual se encontra o componente curricular de Física.

 

[2] Link para o Diário Oficial do RS: https://www.diariooficial.rs.gov.br/materia?id=350593


ARTIGOS


EVENTOS

  • Fronteiras da Ciência: Um dos dramas da pandemia do Covid-19 é a onda de negacionismo que coopta facilmente o cidadão comum que muitas vezes percebe o mundo através de uma ótica restrita a relações locais. Pois o trágico dia a dia dos hospitais é bastante abstrato para quem ainda tem a sorte de não ter amigos ou familiares em apuros. Mas a saída desta crise só se dará pela vacinação e pela conscientização da população através da informação da gravidade do que está acontecendo. Tendo isto em vista, o FrontdaCiência de 29/03/2021 convidou os médicos emergencistas Bianca Bertuzzi e Marcio Rodrigues para nos contar o que está acontecendo na emergência de um dos mais conceituados hospitais universitários do Brasil, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre, neste momento de crise sem precedente devido ao Covid-19.  Conversam com eles, Jeferson Arenzon e Marco Idiart do Depto. de Física da UFRGS.
    Os episódios estão disponíveis na página oficial do programa e também aqui. Assine nosso podcast via agregador (RSS). Experimente nosso aplicativo para Android baixando-o aqui. Curta nossa “fan page” no Facebook e siga-nos pelo Twitter!
  • Estão abertas as inscrições para a Escola Ricardo Rodrigues de Luz Síncrotron (ER2LS) que será realizada de 12 a 23 de julho de 2021 pela plataforma Whova. A escola contará com aulas expositivas gravadas sobre a geração da luz Sincrotron, os fundamentos teóricos da interação da luz com a matéria e as técnicas experimentais disponíveis no LNLS, além de discussões ao vivo com os pesquisadores sobre os temas abordados. Inscreva-se aqui até 31/03
  • Programa de Formação em Biologia e Ecologia Quantitativas do Instituto Serrapilheira
    Inscrições: até 03/05
    Informações aqui
  • Ateliê de Pesquisa 3ª Edição é um curso online síncrono que irá trabalhar a lógica, a escrita e a estruturação da pesquisa científica. Ele é ideal tanto para alunos de graduação e pós-graduação das áreas de ciências humanas e sociais que queiram melhorar suas habilidades científicas, quanto para profissionais dessas áreas que gostariam de aprender sobre método de pesquisa e sobre a produção de conhecimento baseada em evidências
    Data: 13/04 a 01/06, entre 19h30 e 21h30
    Inscrições até 10/04. Informações pelo site
  • Master in Neuroscience: Five Internacional Scholarships
    Data: 21/10/2021 a 22/07/2022
    Inscrições até 20/04 pelo site
  • Workshop ICTP-SAIFR: Desafios para Testemunhar Aspectos Quânticos de Gravidade em Laboratório
    Data: 7 a 11/06/2021
    Inscrições até 30/05/2021
    Website: https://www.ictp-saifr.org/qgem2021/

DEFESAS E EXAMES

  • Alisson Steffli Thill, “Avanço no armazenamento de hidrogênio: Elucidando as propriedades estruturais, eletrônicas e superficiais de nanopartículas metálicas”
    Orientador: Prof. Fabiano Bernardi
    Data: 30 de março de 2021, 14h
    Local: https://mconf.ufrgs.br/webconf/napead-rede-multivideos
  • Murilo Sodré Marques, “Modelagem Molecular de Fluidos de Caroço Amolecido: Colóides, Água, Álcool e suas Misturas”
    Orientadora: Profª. Drª. Marcia Cristina Bernardes Barbosa
    Coorientador: Prof. Dr. Jose Rafael Bordin
    Data: 16 de abril de 2021, 10h
    Local: https://mconf.ufrgs.br/webconf/napead-rede-multivideos
  • Tassylla Oliveira Fonseca, “Diagrama de fases do modelo de Gás de Rede Associativo bidimensional confinado”
    Orientadora: Profª. Drª. Marcia Cristina Bernardes Barbosa
    Coorientador: Prof. Dr. Alan Barros de Oliveira
    Data: 19 de abril de 2021, 10h
    Local: https://mconf.ufrgs.br/webconf/napead-rede-multivideos

BOLSAS E ESTÁGIOS


EDITAIS E CONCURSOS
  • A partir de 01/03: Programa de Fomento à Extensão 2021 na UFRGS
  • Até 15/04: inscrição de candidaturas para o projeto de doutorado “Development of innovative radiation detectors based on functional oxides for applications in IR and THz ranges” na França. Mais informações aqui
  • Até 30/04: edital EMBRAPII/Innosuisse para projetos de inovação transnacional entre Brasil e Suíça. Auxílio disponível em secproj@propesq.ufrgs.br
  • Até 04/10: Programa Institucional de Auxílio Extraordinário 2021 para Alunos(as) e Pós-doutorandos(as) para Apresentação de Trabalhos em Eventos Nacionais e Internacionais. Clique aqui e faça sua inscrição

CREF


VÍDEOS


TEXTOS


Contribuições para o SPIN devem ser enviadas para
spin@if.ufrgs.br
até a sexta-feira anterior à divulgação do novo número.