Quingentésima Vigésima Edição – 2021

 

Edição 520, de 22/02/2021

NOTÍCIAS

  • Situação COVID19: em função do recrudescimento da pandemia no Estado, a Direção recomenda fortemente que todas as atividades presenciais sejam efetivamente suspensas. Não haverá serviço de terceirizados no Instituto de Física nesta semana.
  • O Setor de Criogenia finalizou a manutenção dos liquefatores e retomará o fornecimento a partir de 22/02. O atendimento será nas segundas-feiras, das 9:30 às 12:00.
  • O Acervo Museológico dos Laboratórios de Ensino de Física (AMLEF) tem orgulho em apresentar o artigo sobre o Galvanômetro de Espelho, como parte da exposição virtual “De Galvani a Ampère”. Visite em https://www.ufrgs.br/amlef/ e acompanhe-nos no Facebook e no Instagram.
  • Contatos da segurança no Campus do Vale (cadastre em seu celular)
    • Chefe da Vigilância: Jonacir Rolim – 3308 6751
    • Plantão Campus do Vale: 3308 6601 (24 h)
    • Plantão de Monitoramento: 3308 9939 (24 h)
    • Plantão Pórtico: 3308 7431 (24h)
  • Aniversariantes de fevereiro

    • David Mockli (02/02)
    • Silvana David Leite (06/02)
    • Dimiter Hadjmichef (12/02)
    • Kepler de Souza Oliveira Filho (16/02)
    • Julio Ricardo Schoffen (17/02)
    • Renato Divan Silveira de Souza (21/02)
    • Cristina Furlanetto (21/02)
    • Leandro Tedesco Rossetto (22/02)
    • Milton André Tumelero (23/02)
    • Paulo Machado Mors (24/02)
    • Thomas Braun (28/02)


SEMINÁRIOS
  • Webinário de Física da Matéria Condensada & Materiais da SBF: Mechanism for charge density wave formation in single layer transition metal dichalcogenides
    Palestrante: Matteo Calandra (Università di Trento)
    Data: 22 de fevereiro, 16h
    Local: https://youtu.be/cUzPX71m6bk
  • ICTP-SAIFR/IFT-UNESP Physics Discussions
    Palestrante: Steven Strogatz (Cornell)
    Público-alvo: pesquisadores(as) e pós-graduandos(as) em Física
    Data: 24 de fevereiro, 11h
    Inscrições: https://www.ictp-saifr.org/physicsdiscussions/
  • ICTP-SAIFR/IFT-UNESP Physics Discussions
    Palestrante: Nathan Seiberg (Institute for Advanced Study, Princenton)
    Público-alvo: pesquisadores(as) e pós-graduandos(as) em Física
    Data: 10 de março
    Inscrições: https://www.ictp-saifr.org/physicsdiscussions/

ARTIGOS


EVENTOS

  • Fronteiras da Ciência. No último episódio de 2020, o FrontdaCiência reúne toda a equipe para um editorial — que é quando conversamos apenas entre os quatro. O assunto: o melhor da ciência e da tecnologia da década. Conversando, Carolina Brito, Jeferson Arenzon e Marco Idiart, do Instituto de Física, e Jorge Quillfeldt, do Instituto de Biociências, todos da UFRGS. Os episódios ficam disponíveis na página oficial do programa e também aqui. Assine nosso podcast via agregador (RSS). Experimente nosso aplicativo para Android baixando-o aqui. Curta nossa “fan page” no Facebook e siga-nos pelo Twitter!
  • II Encontro em Ciência e Engenharia dos Materiais do Sul do Brasil (II MultiMAT)
    Data: 15 a 19/03/2021
    Inscrições até 05/03/2021
    Website: http://bit.ly/2MultiMAT

DEFESAS E EXAMES


BOLSAS E ESTÁGIOS

  • Até 22/2: duas bolsas para estudantes de graduação no Setor de Informática do IF. Inscreva-se! Informações aqui.
  • Até 10/3: duas vagas de estágio obrigatório em desenvolvimento de datalogger (hardware e software). R$ 750 mensais. Mais informações e inscrições em cta @ if.ufrgs.br
  • Oportunidade de bolsa de doutorado em Sønderborg (Dinamarca) para início em 01/04/2021 ou antes. Mais informações em https://www.sdu.dk/da/service/ledige_stillinger/1139141
  • Bolsas FAPERGS DTI-II e DTI-III na Accore Systems Engineering/byCrop
  • Bolsa FAPERGS DTI-II em projeto da NOVUS Produtos Eletrônicos. Pré-Requisito: mestrado concluído. Informações com cristiano.krug @ ufrgs.br

EDITAIS E CONCURSOS

CREF


VÍDEOS


TEXTOS


Contribuições para o SPIN devem ser enviadas para
spin@if.ufrgs.br
até a sexta-feira anterior à divulgação do novo número.