Quingentésima Trigésima Sétima Edição – 2021

 

Edição 537, de 21/06/2021

NOTÍCIAS
  • Situação COVID19: Portaria 2575 prorroga a suspensão de atividades presenciais na UFRGS até 30 de junho
  • Projeto de extensão “Divulgação da pesquisa em (Astro)Física em redes sociais”: Esse projeto de extensão tem como objetivo mostrar a importância que a pesquisa realizada no Instituto de Física da UFRGS possui para a sociedade. Através das nossas redes sociais, visamos tornar o trabalho realizado pelo Instituto mais acessível para a comunidade, mostrando resultados de investigações realizadas por pesquisadores em formação (iniciação científica, mestrado e doutorado) e por pesquisadores já bem estabelecidos. Nosso trabalho ficará disponível em nossas redes sociais. Você pode nos acompanhar através do Instagram (https://www.instagram.com/if.ufrgs) ou Facebook (https://www.facebook.com/if.ufrgs). Entendemos que é de suma importância comunicar para a sociedade a pesquisa que realizamos, principalmente neste momento em que a ciência está sendo desacreditada. Caso tenha interesse em divulgar sua pesquisa, por favor entre em contato conosco através do e-mail divulgafisicaufrgs@gmail.com. Equipe: Raquel, Ana, Cristina, Alexander e Walberto.
  • Contatos da segurança no Campus do Vale (cadastre em seu celular)
    • Chefe da Vigilância: Jonacir Rolim – 3308 6751
    • Plantão Campus do Vale: 3308 6601 (24 h)
    • Plantão de Monitoramento: 3308 9939 (24 h)
    • Plantão Pórtico: 3308 7431 (24h)
  • Aniversariantes de Junho
    • Carolina Brito Carvalho dos Santos (02/06)
    • Rubem Erichsen Junior (02/06)
    • Christopher Thomas (05/06)
    • Daniel Pires Moreira da Silva (07/06)
    • Basílio Xavier Santiago (17/06)
    • Cesar Bernardes (19/06)
    • Stefan Demoliner (22/06)
    • Joselito Massur (24/06)
    • Ricardo Rego Bordalo Correia (26/06)
    • Sérgio Ribeiro Teixeira (27/06)
    • Caetano Castro Roso (28/06)

SEMINÁRIOS

REFORMULAÇÃO CURRICULAR – CURSOS DO INSTITUTO DE FÍSICA

Nota 4 – NDE e Comgrad – Bacharelados em Física

O prazo para apresentar nossa proposta de reforma curricular está cada vez mais próximo. Além desta discussão e construção de um documento, a tramitação da reforma tem que passar por toda a burocracia e análise de diversos órgãos, e tudo isso leva tempo!

Os trabalhos dos GTs estão cada vez mais convergindo para soluções que, acreditamos, permitirão retomar nosso lugar de destaque na formação de profissionais da Física no cenário nacional (e voltar a cumprir as leis vigentes, respeitando as competências definidas para a profissão de Físico).

Para citar um exemplo (todos os grupos de trabalho farão algo semelhante), o GT das Físicas Experimentais básicas já conseguiu traçar as diretrizes que devem nortear nosso trabalho daqui para a frente. Assim, foram estabelecidas quais seriam as competências e habilidades que deverão ser alcançadas ao finalizar este conjunto de disciplinas.

A partir desta definição, foi proposta uma progressão contínua das exigências ao longo das diversas etapas que permitam um crescimento continuado tanto no aspecto das habilidades e boas práticas de laboratório quanto na capacidade de comunicação de resultados e conclusões dos trabalhos desenvolvidos.

Com base nisso, estamos na fase de determinar quais conteúdos serão mais relevantes para a formação dos estudantes. Para que isto se concretize a partir do momento em que forem implantados os novos currículos, estamos nos debruçando sobre quais experimentos poderiam ser utilizados (e como) para oferecer o que temos de melhor à disposição.

Isto, é claro, pode e deve ser complementado com novas ideias e equipamentos a serem montados, construídos ou adquiridos.

Como sempre, toda contribuição é muito bem-vinda. Esta tarefa é, ao nosso ver, uma responsabilidade de todo o Instituto de Física: não se abstenha! Entre em contato com o NDE (ndefis@ufrgs.br) e colabore.


ARTIGOS


EVENTOS

  • Fronteiras da Ciência: Neste episódio veiculamos a segunda parte do programa em que discutimos como a análise matemática de padrões da linguagem usada por pacientes para descrever situações do dia a dia, e em especial seus sonhos, podem ser chave no processo de diagnóstico de transtornos psiquiátricos. Os convidados são, novamente, a Psiquiatra Natália Mota (DF-UFPE) e o Físico Mauro Copelli (DF-UFPE) e o pessoal do programa, Jorge Quillfeldt (IB-UFRGS) e Marco Idiart (IF-UFRGS). Os episódios estão disponíveis na página oficial do programa e também aqui. Assine nosso podcast via agregador (RSS). Experimente nosso aplicativo para Android baixando-o aqui. Curta nossa “fan page” no Facebook e siga-nos pelo Twitter!
  • Workshop: Startando uma Startup e Diagnóstico de maturidade da ideia de startups
    Data: 22 e 24 de junho, das 17 às 19:30h
    Inscrições: até 20/06 pelo site https://forms.gle/ec4p4vLor9TJ58yPA
  • Winter School UFRGS: Transformando Pesquisas em Modelos de Negócios
    Data: 26 a 30 de Julho
    Inscrições até 27 de junho pelo link http://bit.ly/UFRGS_Winter2021
  • XIV EFITA – Encontro de Física do ITA
    Data: De 5 a 9 de julho
    Inscrições: De 7 a 28 de junho pelo site https://www.efita.ita.br
  • Workshop: 2021 Multicell Virtual Tissue Modeling – Online Summer School & Hackathon
    Data: 1 a 8 de agosto de 2021
    Inscrições: http://www.tinyurl.com/557ve5se
    Informações aqui
  • XIV Congresso Luso-Afro-Brasileiro (XIV CONLAB) e 3º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas de Língua Portuguesa: será entre os dias 15 e 17 de setembro de 2021, em Coimbra, Portugal, sob o lema “Utopias pós-crise. Artes e saberes em movimento”

DEFESAS E EXAMES
  • Dissertação: Topologia de rede e conformidade social em dinâmica de opinião de confiança limitada
    Palestrante: Teo Victor Resende da Silva
    Orientador: Prof. Dr. Sebastián Gonçalves
    Data: 24 de junho de 2021, 10h
    Local: https://meet.google.com/zsm-sqys-gtt
  • Dissertação: Um estudo exploratório sobre as dificuldades e avanços de estudantes de graduação em Física em situações experimentais do campo conceitual da modelagem didático-científica envolvendo ótica
    Palestrante: Rodrigo Weber Pereira
    Orientação: Dr. Leonardo Albuquerque Heidemann e Dra. Eliane Angela Veit
    Data: 25/06/2021, 14h30min
    Local: https://mconf.ufrgs.br/webconf/ppgenfis
  • Tese: Poder de freamento e dispersão da perda de energia de prótons em filmes finos de platina: a importância do agrupamento de elétrons
    Palestrante: Felipe Ferreira Selau
    Orientador: Prof. Dr. Pedro Luis Grande
    Data: 30 de junho de 2021, 14h
    Local: https://us02web.zoom.us/j/82079659529
  • Dissertação: Inovação didática no Ensino de Física – um estudo sobre a adoção do método Peer Instruction pelos alunos de Mestrados Profissionais em Ensino no Brasil
    Palestrante: Ana Amélia Petter
    Orientação: Dr. Ives Solano Araujo e Dr. Tobias Espinosa de Oliveira
    Data: 01/07/2021, 14h30min
    Local: https://mconf.ufrgs.br/webconf/ppgenfis
  • Tese: Um estudo do perfil e desafios do Educador em Física na perspectiva das Diretrizes Curriculares Nacionais de 2015: a formação de profissionais críticos à Educação Básica
    Palestrante: Lisiane Araujo Pinheiro
    Orientação: Dr. Neusa Teresinha Massoni
    Data: 05/07/2021, 15h00min
    Local: https://mconf.ufrgs.br/webconf/ppgenfis
  • Tese: Cultivo de una Comunidad de Práctica virtual para la resignificación de los procesos de formación inicial de profesores de Física
    Palestrante: Elkin Adolfo Vera Rey
    Orientação: Dra. Eliane Angela Veit e Dr. Ives Solano Araujo
    Data: 12/07/2021, 14h00min
    Local: https://mconf.ufrgs.br/webconf/ppgenfis
  • Exame: Estados estacionários fora de equilíbrio dos vórtices de Kirchhoff
    Palestrante: Calvin Alexandre Fracassi Farias
    Orientador: Prof. Dr. Yan Levin
    Data: 15/07/2021, 16h
    Local: https://join.skype.com/gcIFetMD2XMp

BOLSAS E ESTÁGIOS
  • O IPEN abre bolsa de pós-doutorado com o objetivo de desenvolver projeto específico sobre o tema: “Aceleradores de prótons / elétrons a laser e suas aplicações”. Inscrições até 09/07/2021

EDITAIS E CONCURSOS
  • Inscrições até 04/07 para curso de “Metodologias ativas no ensino de Ciências Exatas: alternativas para o Ensino Remoto Emergencial”.  Maiores informações
  • Edital de concurso, de 11 de junho a 13 de julho, na UFRR para Professor Efetivo nas áreas de Nano partícula, Descargas Elétricas em Gases(Plasma), Propriedades Ópticas da Matérias e Física Atômica
  • Até 04/10: Programa Institucional de Auxílio Extraordinário 2021 para Alunos(as) e Pós-doutorandos(as) para Apresentação de Trabalhos em Eventos Nacionais e Internacionais. Clique aqui
  • Programas de Doutoramento CES-UC 2021/2022. Para maiores informações acesse https://www.ces.uc.pt/pt/doutoramentos/candidaturas
  • Harvard e outras universidades dos EUA oferecem 450 cursos online gratuitos. Consulte Website

CREF


VÍDEOS


TEXTOS

 


Contribuições para o SPIN devem ser enviadas para
spin@if.ufrgs.br
até a sexta-feira anterior à divulgação do novo número.