Quingentésima Trigésima Quinta Edição – 2021

 

Edição 535, de 07/06/2021

NOTÍCIAS
  • Colação de grau 2020/2: acontece hoje, 7 de junho, às 19h, cerimônia de colação de grau dos formandos e formandas dos cursos de Bacharelados e Licenciaturas em Física, e de Engenharia Física. Participe! Convite
  • Situação COVID19: Portaria 2575 prorroga a suspensão de atividades presenciais na UFRGS até 30 de junho
  • Trabalho divulgado na página principal e mídias do experimento CMS do LHC conta com a participação do Prof. César Augusto Bernardes do IF. Parabéns!!
  • Reunião do Conselho da HESTIA – Cerimônia de Graduação de Empresa: TecMobil. Maiores informações
  • Iniciada a vacinação para trabalhadores em educação: No dia 28 de maio foi publicada a Nota Técnica 07 NI-DVS-SMS Vacinação Covid-19 pela Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, apresentando orientações de apoio para imunização do grupo prioritário “trabalhadores em educação” – professores e funcionários de escolas públicas e privadas do ensino básico (creches, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA) e do ensino superior. A direção está providenciando o que está sendo solicitado pela UFRGS após tratativas com a Prefeitura de Porto Alegre: é provável que haverá vacinação via drive thru no Campus Central nos dias 14 e 15 de junho para docentes, servidores técnico-administrativos e terceirizados. Todos serão informados quando confirmada a informação. Vacine-se!
  • Eleições SBF: De 16 de abril até 15 de junho estarão abertas as eleições para a SBF. Há 3 representantes do IF candidat(a)os a vaga no Conselho (ordem alfabética): Alan Alves Brito, Carolina Brito e Maria Beatriz de Leone Gay Ducatti. Participe das eleições!
  • Contatos da segurança no Campus do Vale (cadastre em seu celular)
    • Chefe da Vigilância: Jonacir Rolim – 3308 6751
    • Plantão Campus do Vale: 3308 6601 (24 h)
    • Plantão de Monitoramento: 3308 9939 (24 h)
    • Plantão Pórtico: 3308 7431 (24h)
  • Aniversariantes de Junho
    • Carolina Brito Carvalho dos Santos (02/06)
    • Rubem Erichsen Junior (02/06)
    • Christopher Thomas (05/06)
    • Daniel Pires Moreira da Silva (07/06)
    • Basílio Xavier Santiago (17/06)
    • Cesar Bernardes (19/06)
    • Stefan Demoliner (22/06)
    • Joselito Massur (24/06)
    • Ricardo Rego Bordalo Correia (26/06)
    • Sérgio Ribeiro Teixeira (27/06)
    • Caetano Castro Roso (28/06)

SEMINÁRIOS

REFORMULAÇÃO CURRICULAR – CURSOS DO INSTITUTO DE FÍSICA

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) e a COMGRAD dos Bacharelados em Física continuam trabalhando na proposta de atualização do currículo a fim de atender às normas que regem os cursos de Física e as competências que um formando dos cursos de Bacharelado em Física e Astrofísica da UFRGS deve ter.

As propostas de mudanças estão sendo organizadas a partir de Grupos de Trabalho (GT) compostos por professores do IF com reconhecida experiência em cada um dos assuntos. O GT Físicas Básicas e o GT Físicas Básicas Experimentais, por exemplo, estão atualmente organizando suas propostas. Quem quiser contribuir com as mudanças será muito bem-vindo: entre em contato com o NDE (ndefis@ufrgs.br) e ajude a atingir o melhor resultado possível nesta empreitada.


ARTIGOS


EVENTOS

  • Fronteiras da Ciência: Quando três ou mais corpos interagem gravitacionalmente, suas órbitas geralmente são imprevisíveis. Se esses três corpos forem estrelas, como pode a vida, ou mesmo uma civilização se desenvolver num planeta que orbita ao redor delas? Um tal sistema caótico, com órbitas que acabam invariavelmente levando à repetidas destruições da civilização e à necessidade de abandonar seu sistema natal é o ponto de partida para Cixin Liu escrever o primeiro volume de sua trilogia, “O problema de três corpos”. Lançado na China em 2006, venceu o Prêmio Hugo, um dos mais importantes da FC, em 2015. Este episódio complementa o T12E10 onde a física do problema de três corpos foi discutida, e o pessoal aqui reunido é o Daniel Oliveira, o Sandro Duarte, o Jorge Quillfeldt e Jeferson Arenzon, todos aficcionados por FC. Os episódios estão disponíveis na página oficial do programa e também aqui. Assine nosso podcast via agregador (RSS). Experimente nosso aplicativo para Android baixando-o aqui. Curta nossa “fan page” no Facebook e siga-nos pelo Twitter!
  • Workshop ICTP-SAIFR: Desafios para Testemunhar Aspectos Quânticos de Gravidade em Laboratório
    Data: 7 a 11/06/2021
    Inscrições até 30/05/2021
    Website: https://www.ictp-saifr.org/qgem2021/
  • Workshop: 2021 Multicell Virtual Tissue Modeling – Online Summer School & Hackathon
    Data: 1 a 8 de agosto de 2021
    Inscrições: http://www.tinyurl.com/557ve5se
    Informações aqui
  • XIV Congresso Luso-Afro-Brasileiro (XIV CONLAB) e 3º Congresso da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas de Língua Portuguesa: será entre os dias 15 e 17 de setembro de 2021, em Coimbra, Portugal, sob o lema “Utopias pós-crise. Artes e saberes em movimento”

DEFESAS E EXAMES
  • Dissertação: Aprimoramento da fotodegradação de corantes com nanopartículas de SrTiO3 modificadas
    Palestrante: Gustavo Zottis Girotto
    Orientador: Prof. Dr. Fabiano Bernardi
    Data: 07 de junho de 2021, 14h
    Local: https://us02web.zoom.us/j/86178719898
  • Tese: Dinâmica da água confinada em nanotubos de carbono deformados através de simulações de dinâmica molecular
    Palestrante: Bruno Henrique da Silva e Mendonça
    Orientadora: Profª. Drª. Marcia Cristina Bernardes Barbosa
    Data: 11 de junho de 2021, 09h30min
    Local: https://meet.google.com/ofs-abqq-amx
  • Dissertação: Mecânica Estatística e Otimização em Cenários Complexos
    Palestrante: Eliseu Venites Filho
    Orientador: Prof. Dr. Roberto da Silva
    Data: 11 de junho de 2021, 15h
    Local: https://meet.google.com/stv-bvzk-qvx
  • Tese: Comunidades de Prática como Espaços Integradores em Institutos Federais
    Palestrante: Daniel Farias Mega
    Orientação: Dr. Ives Solano Araujo e Dra. Eliane Angela Veit
    Data: 16/06/2021, 14h30min
    Local: https://mconf.ufrgs.br/webconf/ppgenfis
  • Dissertação: Topologia de rede e conformidade social em dinâmica de opinião de confiança limitada
    Palestrante: Teo Victor Resende da Silva
    Orientador: Prof. Dr. Sebastián Gonçalves
    Data: 24 de junho de 2021, 10h
    Local: https://meet.google.com/zsm-sqys-gtt
  • Tese: Poder de freamento e dispersão da perda de energia de prótons em filmes finos de platina: a importância do agrupamento de elétrons
    Palestrante: Felipe Ferreira Selau
    Orientador: Prof. Dr. Pedro Luis Grande
    Data: 30 de junho de 2021, 14h
    Local: https://us02web.zoom.us/j/82079659529
  • Tese: Um estudo do perfil e desafios do Educador em Física na perspectiva das Diretrizes Curriculares Nacionais de 2015: a formação de profissionais críticos à Educação Básica
    Palestrante: Lisiane Araujo Pinheiro
    Orientação: Dr. Neusa Teresinha Massoni
    Data: 05/07/2021, 15h00min
    Local: https://mconf.ufrgs.br/webconf/ppgenfis

BOLSAS E ESTÁGIOS
  • Abertas as inscrições do programa de Bolsas de Iniciação Empreendedora da UFRGS até 20 de junho pelo link

EDITAIS E CONCURSOS
  • Até 04/10: Programa Institucional de Auxílio Extraordinário 2021 para Alunos(as) e Pós-doutorandos(as) para Apresentação de Trabalhos em Eventos Nacionais e Internacionais. Clique aqui
  • Programas de Doutoramento CES-UC 2021/2022. Para maiores informações acesse https://www.ces.uc.pt/pt/doutoramentos/candidaturas
  • Harvard e outras universidades dos EUA oferecem 450 cursos online gratuitos. Consulte Website

CREF


VÍDEOS


TEXTOS

 


Contribuições para o SPIN devem ser enviadas para
spin@if.ufrgs.br
até a sexta-feira anterior à divulgação do novo número.