 |
Edição 505, de 09/11/2020
|
- Publicada Portaria para retorno restrito de algumas atividades presenciais na UFRGS. Veja aqui.
- Próximas Eleições no IF (clique para acessar os Editais):
- Curricularização da Extensão
- Continua o levantamento de demandas e disponibilidade do corpo estudantil: https://forms.gle/sDDqa6XFvxDCoR6F8. Participe!
- Gravação da Plenária do IF – Conversa sobre Extensão do dia 6/11 está disponível em https://youtu.be/rvij38BoJXk. Obrigado a todos(as) os(as) participantes!
- Novo levantamento de atividades existentes: caso você faça parte de alguma atividade de extensão — ou que possa ser caracterizada como extensão, mesmo que ainda não esteja cadastrada como tal — por favor converse com seus colegas de atividade e participe do levantamento diagnóstico em https://forms.gle/2it84ew79eZ4fPAg6
- Of. Circ. n. 463/2020-GR comunicada a criação do Departamento de Controladoria/PROPLAN, em atendimento as recomendações do Tribunal de Contas da União e da Controladoria Geral da União.
- Haverá plantão na Biblioteca do Instituto de Física nessa segunda-feira, dia 9/11/2020, das 11h30 às 14h30, para quem quiser fazer devoluções; caso queiram fazer empréstimos, tragam a pesquisa pronta. Será permitida a entrada de um(a) usuário(a) por vez e com sua máscara de proteção.
- Renovada a página de Prêmios e Distinções do IF: https://www.if.ufrgs.br/if/premios/ Para adição de material — especialmente paraninfos(as) e homenageados(as) —, correção de informações etc., escreva para direcao @ if.ufrgs.br. Agradecemos ao Prof. Gustavo Gil pela elaboração da página.
- A Pró-Reitoria de Pós-Graduação informa que está publicado na página da PROPG, através do link https://www.ufrgs.br/propg/noticias, o Edital nº 05/2020-PROPG BOLSAS DE DOUTORADO SANDUÍCHE PRINT/UFRGS 2020.
- Egresso do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física conquista prêmio internacional. Leia aqui.
- O Acervo Museológico dos Laboratórios de Ensino de Física (AMLEF) tem orgulho em apresentar o artigo sobre o Galvanômetro de Breguet, como parte da exposição virtual “De Galvani a Ampère“. Visite em https://www.ufrgs.br/amlef/ e acompanhe-nos no Facebook e no Instagram.
- Nos dias 19 e 20 de novembro os alunos e alunas da disciplina de Ensino de Astronomia do curso de Licenciatura em Física do IF/UFRGS realizarão seu trabalho final do semestre oferecendo três aulas-oficinas para comunidade escolar, voltadas para estudantes de 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio. As aulas-oficians terão os seguintes temas:
19/11 às 10h: Vida Fora da Terra;
19/11 às 17h30: Você troca o dia pela noite?
20/11 às 14h: Qual o verdadeiro formato da Terra?
Serão diponibilizadas 15 vagas através do preenchimento dos formulários de inscrição no período de 6/11 a 12/11. No período de 13 a 16 os/as inscritos/as receberão um vídeo prepartório da atividade. As atividades ocorrerão no formato online via google meet. Esta atividade é uma parceria entre a disciplina de Ensino de Astronomia, o Programa de Extensão Observatório Educativo Itinerante e o Projeto MCTI/CNPq Estrelas do Sul: Viagem pelas Ciências, do IF/UFRGS. Maiores informações sobre as atividades e links para as inscrições: encurtador.com.br/boqt6
- Contatos da segurança no Campus do Vale (cadastre em seu celular)
- Chefe da Vigilância: Jonacir Rolim – 3308 6751
- Plantão Campus do Vale: 3308 6601 (24 h)
- Plantão de Monitoramento: 3308 9939 (24 h)
- Plantão Pórtico: 3308 7431 (24h)
- Aniversariantes do mês
- Sabrina Nicolodi de Oliveira Viegas (07/11)
- Alexsandro Pereira de Pereira (08/11)
- Ezequiel Rafael Kaminski (10/11)
- Neusa Teresinha Massoni (15/11)
- Leandro Lunardelli Soares (18/11)
- Fernando Haas (19/11)
- Johnny Ferraz Dias (19/11)
- Antônio Endler (24/11)
- Sherdil Khan (25/11)
- João Batista Costa da Silva (30/11)
- Luis Augusto Duarte (30/11)
- Webinário de Física da Matéria Condensada & Materiais da Sociedade Brasileira de Física: The Magic in Moiré Quantum Matter (Pablo Jarillo-Herrero – Massachusetts Institute of Technology)
Data: 09/11/2020
Horário: 17h
Local: https://youtu.be/gSPLqOMNuYU
- Fronteiras da Ciência. Os episódios ficam disponíveis na página oficial do programa e também aqui. Assine nosso podcast via agregador (RSS). Experimente nosso aplicativo para Android baixando-o aqui. Curta nossa “fan page” no Facebook e siga-nos pelo Twitter!
- I Encontro sobre Divulgação e Ensino de Física de Partículas – IPPOG Brasil
Data: 30/11 e 01/12/2020
Deadline para inscrição e submissão de trabalhos: 16/10/2020
Website: https://indico.cern.ch/event/IPPOG-Brasil
- Tese de Doutorado de Josiane de Souza, “Uma proposta de educação científica do campo para a Licenciatura em educação do campo”
Orientadora: Fernanda Ostermann
Coorientadora: Flavia Rezende Valle dos Santos
Data: 13/11/2020
Horário: 14h
Local: videoconferência
- Dissertação de Mestrado de Juliana Harmatiuk de Oliveira, “Interações integráveis de alta ordem para bósons em um potencial de vários sítios”
Orientador: Angela Foerster
Data: 17/11/2020
Horário: 15h
Local: https://us02web.zoom.us/j/83707029327
Contribuições para o SPIN devem ser enviadas para
Cristiano Krug (interino) em
spin@if.ufrgs.br
até a sexta-feira anterior à divulgação do novo número. |
|