Quadringentésima Trigésima Segunda Edição – 2019

SPIN 432, de 20/05/2019

 

 

NOTÍCIAS
  • Emérito Universitário a José Irineu Kunrath (UFPEL): no dia 29 de abril houve a cerimônia de entrega do título ao Prof. Irineu, recebido pela Profa. Irene Strauch (confira fotos do evento aqui). A Profa. Irene presenteou o IF com o título honorífico devidamente emoldurado. Ele será devidamente afixado no prédio dos laboratórios de ensino, que leva o nome do Prof. Irineu. A direção agradece a Profa. Irene.
  • Portas Abertas – Mais um grande evento ocorreu neste sábado, 18 de maio, graças ao empenho, energia e dedicação de todos os participantes! Os corredores estavam cheios de visitantes (~2000), laboratórios abertos, experimentos ao ar livre, atividades e equipes super entusiasmadas! Fotos estão disponíveis aqui (se você tiver fotos para compartilhar, envie para direcao@if.ufrgs.br). A direção agradece a todos:
    • Organização geral: Beto, Cida, Luis Felipe e Stefani
    • Recepção e orientação: Laryssa, Nilcéria, Arilson e Diego
    • Salchipão: Seu Paulo, Mari, Arilson, Samoel, Karine
    • Limpeza: Cristina e Emilly
    • Vídeo institucional: Zuleika
    • Biblioteca: Claudete, Elisa e Manuela, Oscar e Rosângela
    • CTA: Pezzi, Gustavo Gil, Camila, Felipe, Gabriela, Luis, Pedro, Renan, Victor
    • Astronomia: Allan, Ana Chies, Cristina, Marina T., Amanda, Ana Caroline, Eduardo, Fernanda, Gabriel, Gelson, Guilherme, João W., Luis Gabriel, Marco Antonio, Marina, Otavio, Rodrigo, Vitor
    • Implantador: Kovalick, Leandro, William
    • Filmes Finos: Durão, Sherdil, Adriadne, Erthon, João, Maurício, Rogério
    • LAPMA: Silvio, Jornada, Enzo, Gisele, João Vitor Ritter, João Vitor Mesquita, Evaristo, Leonardo, Pedro, Rafael
    • Microeletrônica: Ana Carolina, Taiane, Taiza
    • LCN: Marcelo, Mário
    • Criogenia: Milton, Arthur, Helena, Gabriel, Murilo, Willian
    • Magnetismo: Alexandre, Sabrina, Anderson, Antonio Marcos, Brunno, Christian, Jean Lui, Jesus, Leonardo, Luana
    • Era do gelo aos nanotubos de carbono: Marcia, Cilâine, Bruno, Eduardo, Elisa, Grasiele, Jéssica, Marcelo, Marco Antonio, Rodrigo, Tássylla
    • Partículas elementares: Gustavo Gil, Fernanda, Luis Gustavo
    • Prédio H: Alice, Pedro, Gabriel, Lara, Renato, Patrícia, Cláudio, Nico, Dioni, Teka, Thomas, Álisson, Camile, Cauê. Fernanda, Gabriel, Igor, Ingrid, Kelen, Nicole, Pedro, Pedro G., Tomas, Wesley, Wilian
    • Purificação da água: Francke, Erik, Pedro, Matheus, Thácio
    • Engenharia Física: Arhtur, Dhiulia, João Alberto, Juliano, Milena, Pedro
    • Estudar Física na UFRGS: Amanda A., Amanda B., Ana Laura, Andrey, Antonela, Douglas, Eduarda, Eric, Hellen, Henrique, Jean Carlo, José Carlos, Kaue, Kim, Lisiane, Luis Gustavo, Maike, Marcos, Antonio, Maria Eduarda, Monica, Nicole, Samara, Yasmin
    • Extensão: Carolina, Diandra, Jeferson, João Gustavo, Stefani
    • ENFITEC: Augusto, Deomar, Henrique, Rafael, Roberto
    • Optical Student Chapter: Ricardo, Amanda, Claire, Demétrius, Érico, Henrique, Livia, Vinicius, Wallace
    • Observatório Astronômico: campus central
    • Ensino de Física: Fernanda, Cláudio
  • Brindes na recepção (sorteio de sábado): Zuleika, Ricardo Francke, Erik Giordani e José Pedro Dorneles (retirar na sala da direção).
  • Uma boa notícia! Temos grande satisfação em anunciar a instalação e início da operação do mais recente equipamento adicionado às técnicas existentes no Laboratório de Supercondutividade e Magnetismo (N103). O equipamento é um microscópio de ponta de prova capaz de operar em temperaturas desde 4 K até a ambiente e em campos magnéticos de até 9 T. Este sistema modular permite três modos de operação distintos: um sistema de microscopia de força atômica, um sistema de microscopia por tunelamento quântico e, também, um sistema de medidas magnéticas microscópicas usando uma ponteira que é um sensor Hall bastante eficaz, o que permite estudar materiais magnéticos sem perturbar a magnetização local. Poucos instrumentos no mundo são capazes de fazer medidas desta forma, e nos coloca em evidência pelo conjunto das medidas possíveis em nosso Instituto. Este aparelho trará enormes contribuições às pesquisas que desenvolvemos e, como sempre, teremos o maior prazer em disponibilizar, mostrar e discutir possíveis usos por parte da nossa comunidade. Estamos todos de parabéns e muito gratos ao pessoal envolvido neste longo processo entre a ideia inicial e, finalmente, a operação do microscópio instalado. Isto inclui os diversos escalões do Instituto de Física (a começar pela Direção, seguindo por toda a equipe de funcionários e professores) e da Universidade, em especial a equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa da UFRGS. Mário Baibich, Paulo Pureur e Milton Tumelero.
  • A Prefeitura Campus do Vale solicita a colaboração das unidades para eliminar focos de mosquitos, assim como coloca-se à disposição no que lhe compete (limpeza de calhas, recolhimento de lixo, limpeza externa etc.) para eliminação dos mesmos.
  • No dia 15 de maio, Luis Augusto Duarte, aprovado em concurso público para vaga de técnico em eletrônica, passou a integrar a equipe do Setor de Eletrônica. A Direção deseja boas vindas ao Luis Augusto.
  • Reciclagem de Instrumentos de Escrita: canetas, canetinhas, lapiseiras, apontadores, lápis, canetas permanentes, canetas de quadro branco – entregar para Profa. Raquel Giulian. A campanha está descrita aqui e irá até dia 31 de Maio.
  • Vacinação contra Influenza na UFRGS: Departamento de Atenção à Saúde (DAS) está realizando a Campanha de Vacinação contra Influenza (gripe) para servidores (docentes e técnico-administrativos) conforme calendário e critérios do Ministério da Saúde. Podem se vacinar os servidores com 60 anos ou mais (incluindo aposentados), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), docentes, trabalhadores da saúde e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Para se vacinar é necessário apresentar documento que comprove seu vínculo com a UFRGS. A vacinação ocorre no DAS Campus Saúde (prédio do Núcleo de Saúde) e no DAS Campus do Vale (antigo Ambulatório). Maiores informações podem ser obtidas pelos ramais 2005 e 7091.
  • Compensação de horas do recesso natalino: lembramos que encerra no dia 31 de maio o período para compensação de horas não trabalhadas no recesso de final de ano. Esclarecimentos estão disponíveis aqui.
  • Fapergs recebe indicações para o cargo de diretor-presidente. Inscrições abertas até 24/05. Perfil desejado pode ser visto aqui.
  • Logomarca 60 anos: nesse link está a logomarca comemorativa (e fundos coloridos) para utilização em documentos e apresentações (palestras, eventos) até o dia 8 de março de 2020. A página comemorativa, com a linha do tempo, agenda e links, já está disponível clicando na barra amarela da página do IF. Não esqueça de “deixar seu recado” para montarmos a linha de palavras! Qualquer sugestão/informação complementar/correção será muito bem vinda!
  • Contatos da segurança no Campus do Vale (cadastre em seu celular):
    • Chefe da Vigilância: Jonacir Rolim – 3308 6751
    • Plantão Campus do Vale: 3308 6601 (24 h)
    • Plantão de Monitoramento: 3308 9939 (24 h)
    • Plantão Pórtico: 3308 7431 (24h)
  • Aniversariantes do mês:
    • Gustavo Gil da Silveira (03/05)
    • Agostinho Antonio Bulla (06/05)
    • Silvio Buchner (06/05)
    • Silvana Kaster Tavares (07/05)
    • Paulo Roberto Kovalick de Oliveira (10/05)
    • Jonder Morais (11/05)
    • Marco Aurélio Pires Idiart (14/05)
    • Maria Teresinha Xavier Silva (17/05)
    • Ricardo Ferrari Severo (21/05)
    • Cassiano Alves Graeff (23/05)
    • Rogério Nunes Wolff (24/05)
    • Marina Tevisan (25/05)
SEMINÁRIOS
  • IF em Revista – capítulo 3
    • Supercondutividade e Magnetismo – Paulo Pureur Neto
    • Física de Sistemas Eletrônicos Correlacionados – Sergio Magalhães
    • Física de Átomos Ultra-Frios – Miguel Gusmão

    Data: 21 de Maio, às 16h
    Local: Anfiteatro Antônio Cabral

 

ARTIGOS
EVENTOS
  • No Fronteiras da Ciência desta segunda, 20/05/2019, Carolina Brito e Jeferson Arenzon, ambos do Instituto de Física da UFRGS, conversam com a Profa. Maria Inês Rodrigues Lobato, que é médica psiquiatra do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e coordenadora do Programa de Identidade de Gênero PROTIG (Programa de Identidade Gênero) no mesmo hospital. Nesta primeira parte da conversa se discute exatamente o conceito de identidade de gênero.
    Este episódio, juntamente com os anteriores, ficará disponível na página oficial do programa (ou também aqui).
    Assine nosso podcast via agregador (RSS) por aqui.
    Experimente nosso aplicativo para android baixando-o daqui.
    Curta nossa “fan page” no Facebook e nos siga pelo Twitter!
  • LiCronos: Ética em Pesquisa
    Data: 22 de Maio, às 12h
    Local: Salão Nobre da Faculdade de Medicina
    Mais informações aqui.
  • Encontro de Física do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA): O evento conta com visitas aos laboratórios do ITA, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e Instituto de Estudos Avançados (IEAv).
    Data: 01 a 05 de Junho
    Local: ITA, São José dos Campos
    Público alvo: alunos do final da graduação e da pós-graduação interessados em divulgar suas pesquisas, ampliar sua rede de contatos e conhecer novos centros de pesquisa
  • Exposição fotográfica: “Beleza que mata”
    Visitação: até 05 de Julho
    Local: Espaço Cultural Alba Theumann
    Mais informações aqui.
  • X Método Rietveld de Refinamento de Estrutura
    Data: 8 a 12 de Julho
    Local: Fortaleza – CE
    Pré-Inscrições: até 28 de Maio (faça por aqui)
    Mais informações aqui.
  • X Brazilian Meeting on Simulational Physics
    Data: 15 a 19 de Julho
    Local: Ouro Preto
    Inscrições: até 01 de Junho
    Mais informações aqui.
  • IONS-ELO 2019 (Optics)
    Data: 22 a 26 de Julho
    Local: UNICAMP, Campinas – São Paulo
    Pedidos de auxílio e envio de trabalhos: até 15 de Maio
    Demais inscrições: até 01 de Julho
    Mais informações aqui.
  • ICTP-SAIFR School on High Energy Astrophysics
    Data: 5 a 16 de Agosto
    Local: IFT-UNESP, São Paulo
    Inscrições: até 26 de Maio
    Mais informações aqui.
  • II Festival da Matemática – RS
    Data: 7 a 10 de Agosto
    Local: Campus do Vale e Campus Central
    Inscrições: até 10 de Junho
    Mais informações aqui.
  • RIAO-OPTILAS-MOPM-2019 (Optics)
    Data: 23 a 27 de Setembro
    Local: Cancún, México
    Inscrições:
    até 20 de Maio
    Mais informações aqui.
  • VIII Encontro Estadual de Ensino de Física
    Data: 07 a 09 de Novembro
    Local: Instituto de Pesquisas Hidráulicas – Campus do Vale, UFRGS
    Inscrições: até 25 de Outubro
    Mais informações aqui.
TESES E DEFESAS
  • TESES DE DOUTORADO

    • Gabriel Volkweis Leite, “Desenvolvimento, Caracterização e Otimização de Transistores Orgânicos de Efeito de Campo”
      Orientação: Prof. Dr. Henri Ivanov Boudinov
      Data: 27/05/2019, 14h
      Local: Anfiteatro Antônio Cabral – Prédio 43.135
    • Rafael Emilio Barfknecht, “Dinâmica em sistemas quânticos unidimensionais fortemente interagentes”
      Orientação: Profª. Drª. Angela Foerster
      Data: 27/05/2019, 14h30
      Local: Sala de Videoconferência/IF-UFRGS (prédio 43176 – sala 302)
  • EXAMES DE DOUTORADO
    • Daniel Farias Mega, “Comunidades de prática como agentes de interação dos cursos Técnicos dos Institutos Federais”
      Orientação: Dr. Ives Solano Araujo e Dra. Eliane Angela Veit
      Data: 27/05/2019, 14h
      Local: Sala 106 – SEAD Prédio 43124

 

CONCURSOS

 

EDITAIS
CREF
VÍDEOS
TEXTOS

 

Contribuições para o SPIN devem ser enviadas para
Júnior Sezerotto
spin@if.ufrgs.br
até a sexta-feira anterior à divulgação do novo número.