Quadringentésima Septuagésima Sétima Edição – 2020

 

Edição 477, de 27/04/2020

NOTÍCIAS

  • Atenção docentes e discentes! Recomendações – processos pedagógicos – CAMGRAD/PROGRAD – atividades EAD durante o período de excepcionalidade. Clique aqui.
  • Aos(Às) docentes e técnicos(as): procedimentos PROGESP a serem adotados durante período de excepcionalidade: (1) Suspensão de afastamentos solicitados via Sistema Eletrônico de Informação -SEI; (2) Autorização dos afastamentos pelo Colegiado Departamental e Conselho da Unidade. Veja aqui.
  • Questionário (curto) produzido pelo NAU (Núcleo de Avaliação da Unidade) para sondar o posicionamento de egressos(as) do Instituto de Física da UFRGS no mercado de trabalho: https://forms.gle/qocRoHVQ5daqsWTx6
  • COVID-19 – Acompanhe notícias atualizadas no site da UFRGS.
  • Seguindo as determinações, não há expediente presencial no Instituto de Física da UFRGS. Atividades estão sendo realizadas através de trabalho remoto.
  • CAMPANHA DE VACINAÇÃO INFLUENZA 2020. O Ministério da Saúde decidiu realizar a CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA com um mês de antecedência, devido ao momento que o mundo passa no combate ao coronavírus e em virtude da confirmação dos casos no país, APESAR DESTA VACINA NÃO PREVENIR CONTRA ESSE NOVO VÍRUS. Anexo.
  • Renovação dos empréstimos na Biblioteca: Os empréstimos em dia serão renovados automaticamente até o dia 11 de maio. Caso o período de suspensão das atividades seja ampliado, os empréstimos continuarão sendo renovados tendo como prazo a devolução para uma semana após o término da suspensão das atividades acadêmicas.
  • Contatos da segurança no Campus do Vale (cadastre em seu celular)
    • Chefe da Vigilância: Jonacir Rolim – 3308 6751
    • Plantão Campus do Vale: 3308 6601 (24 h)
    • Plantão de Monitoramento: 3308 9939 (24 h)
    • Plantão Pórtico: 3308 7431 (24h)
  • Aniversariantes do mês
    • Gustavo Gil da Silveira (03/05)
    • Agostinho Antonio Bulla (06/05)
    • Silvio Buchner (06/05)
    • Silvana Kaster Tavares (07/05)
    • Paulo Roberto Kovalick de Oliveira (10/05)
    • Jonder Morais (11/05)
    • Marco Aurélio Pires Idiart (14/05)
    • Maria Teresinha Xavier Silva (17/05)
    • Ricardo Ferrari Severo (21/05)
    • Cassiano Alves Graeff (23/05)
    • Rogério Nunes Wolff (24/05)
    • Marina Tevisan (25/05)


SEMINÁRIOS


ARTIGOS E PATENTE


EVENTOS

  • A pandemia do Covid-19 invade nossas vidas com uma série de informações, dados, estudos, angústias e fake-news. Atualmente, um dos grandes desejos de todos é encontrar uma cura para esta doença. Mas como as drogas são desenvolvidas e como são selecionadas para garantir que sejam seguras para uso em seres humanos e um remédio eficaz para uma doença? O Fronteiras da Ciência do dia 27/04/2020 é a segunda parte da conversa com Ricardo Petraco, médico cardiologista, professor e pesquisador no Imperial College em Londres. Neste episódio, conversamos em maiores detalhes sobre as etapas de um Estudo Clínico Randomizado, a estimativa do número de pessoas necessárias para que tenha resultados válidos e sobre as questões éticas em torno deste assunto. Participam também desta conversa Carolina Brito e Marco Idiart, do IF-UFRGS, e Jorge Quillfeldt, da Biofísica-UFRGS. Este episódio, juntamente com os anteriores, está disponível na página oficial do programa e também aqui. Assine nosso podcast via agregador (RSS). Experimente nosso aplicativo para android baixando-o aqui. Curta nossa “fan page” no Facebook e siga-nos pelo Twitter!
  • Inovação e Empreendedorismo na Quarentena
    Data: Segundas e Quartas às 14h
    Mais informações aqui.
  • Para docentes: Aprendizagem ativa com questões calculadas do Moodle — Edição EAD
    • Turma 1: de 04/05 a 08/05 (inscrições até 28/04 pelo Portal do Servidor);
    • Turma 2: de 11/05 a 15/05 (inscrições até 06/05 pelo Portal do Servidor).


DEFESAS E EXAMES

EXAMES

  • Wallace Torres de Figueiredo, “Elucidando a natureza eletrônica do efeito de forte interação Metal-Suporte (SMSI)”, (“Elucidating the electronic nature of the Strong Metal-Support Interaction (SMSI) effect”).
    Orientador: Prof. Dr. Prof. Dr. Fabiano Bernardi
    Coorientador: Prof. Dr. Maximiliano Segala
    Local: Sala de Videoconferência do IF/UFRGS (prédio 43176 – sala 302)
    Data: 10/06/2020, 14h


CONCURSOS


EDITAIS

  • até 27/04: chamada CNPQ – COVID19 – link.
  • até 30/04: A Pró-Reitoria de Pós-Graduação informa que está publicada em sua página a Chamada nº 03/2019-PROPG, com vistas às Missões PRINT para o período de 01 de março de 2020 a 30 de abril de 2020. Segue o edital.
  • até 09/05: bolsas de Iniciação Científica 2020-2021 da PROPESQ/UFRGS – link.


CREF


VÍDEOS


TEXTOS


Contribuições para o SPIN devem ser enviadas para
Cristiano Krug (interino) em
spin@if.ufrgs.br
até a sexta-feira anterior à divulgação do novo número.