 |
Edição 487, de 06/07/2020
|
- Continua ativa a Rede de Solidariedade do IF. Obrigado à comunidade pelo envolvimento nessa ação!
- O Dr. Cláudio da Silva Dantas conquistou o Prêmio Sociedade Brasileira de Física de Tese de Doutorado 2017/2018 na Comissão de Pesquisa em Ensino de Física com o trabalho “Avaliação no ensino de ciências no Nível Fundamental: investigando orientações oficiais e práticas docentes, fazendo “escuta” e intervenção em escolas”, orientado pela Profa. Neusa Teresinha Massoni (IF-UFRGS). Parabéns, Cláudio, Neusa e Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física! Veja os(as) demais premiados(as) aqui.
- Instituto de Informática lança Moção de Apoio à Implementação do ERE. Se concordar, assine aqui. Sua assinatura reforçará a moção que será enviada ao CEPE em 10/07.
- No dia 13 de julho será realizada a consulta (eletrônica) à comunidade para Reitoria Gestão 2020-2024. Acompanhe as notícias através do link https://www.ufrgs.br/eleicoesreitor2020/. A participação de todos(as) é muito importante.
- O Acervo Museológico dos Laboratórios de Ensino de Física (AMLEF) tem orgulho em apresentar a exposição virtual “De Galvani a Ampère — A história da instrumentação eletromagnética”. A exposição será realizada durante o segundo semestre de 2020, através de publicações periódicas de artigos sobre a história da instrumentação eletromagnética para a medida de corrente elétrica, apresentando variados modelos de galvanômetros do acervo para contar a história do desenvolvimento da área. Visite em https://www.ufrgs.br/amlef/
- Acaba de ser lançado o “Guia para Integridade em Pesquisa Científica” da UFRGS. Veja aqui. Sugestões e comentários devem ser enviados para propesq@propesq.ufrgs.br até 15/07/2020.
- O Comitê de Governança Digital informa que a UFRGS está em processo de adesão institucional às plataformas webconferência Microsoft Teams (Microsoft Office 365) e Google Meet (G-Suite Education). Veja mais aqui.
- Contatos da segurança no Campus do Vale (cadastre em seu celular)
- Chefe da Vigilância: Jonacir Rolim – 3308 6751
- Plantão Campus do Vale: 3308 6601 (24 h)
- Plantão de Monitoramento: 3308 9939 (24 h)
- Plantão Pórtico: 3308 7431 (24h)
- Aniversariantes de julho
- Julian Penkov Geshev (01/07)
- Dirceu Adair Bueno Junior (01/07)
- Charles José Bonato (09/07)
- Henri Ivanov Boudinov (10/07)
- Luis Gustavo Pereira (10/07)
- Victória Herscovitz (13/07)
- Fernando Lang da Silveira (14/07)
- Ricardo Francke (15/07)
- Dioni Paulo Pastorio (15/07)
- Rogério Riffel (16/07)
- Silvio Kirst (16/07)
- Fabiano Bernardi (19/07)
- Eliane Angela Veit (20/07)
- Marcos Antonio Zen Vasconcellos (20/07)
- Walberto José Andrade Chuvas (24/07)
- Alexandre da Cas Viegas (28/07)
- Ives Solano Araújo (29/07)
- Antonio Levorci Neto (29/07)
- Acirete Souza da Rosa Simões (31/07)
- de Freitas, D. N., Mendonca, B. H. S., Kohler, M. H., Barbosa, M. C., Matos, M. J. S., Batista, R. J. C., de Oliveira, A. B. Water diffusion in carbon nanotubes under directional electric frields: Coupling between mobility and hydrogen bonding. CHEMICAL PHYSICS, 537, Sep 1 2020.
- Sirunyan, A. M., Tumasyan, A., …, da Silveira, G. G., …, Collaboration. Measurement of the cross section for electroweak production of a Z boson, a photon and two jets in proton-proton collisions at root s=13TeV and constraints on anomalous quartic couplings. JOURNAL OF HIGH ENERGY PHYSICS, Jun 10 2020.
- Haas, F., Soares, L. G. F. Nonlinear oscillations of non-neutral plasmas in a time-dependent harmonic trap. Physics of Plasmas 27, 062307 (2020).
- O Fronteiras da Ciência desta semana, 06/07/2020, traz de volta como convidados o psiquiatra Alexandre Annes Henriques, coordenador do Programa PRODOR do Hospital de Clínicas da UFRGS, e o médico anestesista Leonardo Botelho, pertencente ao Laboratório da Dor do Hospital de Clínicas da UFRGS, desta vez para falar sobre a fibromialgia. Esta condição clínica tem como seu principal sintoma a dor crônica, mas não se restringe só a ela, tendo também repercussões no humor geral do paciente, no seu sono e inclusive memória. É notoriamente de difícil diagnóstico e exige uma abordagem multidisciplinar para tratamento. Conversam com eles Carolina Brito e Marco Idiart, ambos do IF/UFRGS. Este episódio, juntamente com os anteriores, ficará disponível na página oficial do programa e também aqui. Assine nosso podcast via agregador (RSS). Experimente nosso aplicativo para Android baixando-o aqui. Curta nossa “fan page” no Facebook e siga-nos pelo Twitter!
- Como criar podcasts para as suas aulas usando o Audacity (com Carolina Brito e Jeferson Arenzon)
Data: 07/07/2020
Horário: 17h
Local: fanpage @ufrgssead
- Debate online “Jovens Cientistas: Desafios e perspectivas”
Data: 14/07/2020
Horário: 14h
Local: https://mconf.ufrgs.br/webconf/00099024
Convidados(as): Dr. Alexandre dos Santos Rodrigues (Prof. Adjunto UFF, chefe substituto do Departamento de Neurobiologia do IB e Secretário do Clube Brasileiro de Purinas), Dra. Ethel Antunes Wilhelm (Profa. Adjunta UFPel e Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Bioprospecção), Dr. Guilhian Leipnitz (Prof. Associado UFRGS e Coordenador Adjunto do PPG Bioquímica), Dra. Jociane de Carvalho Myskiw (Profa. Adjunta PUC-RS e Orientadora no PPG em Gerontologia Biomédica); Mediação: Profa. Dra. Angela Wyse (Profa. Titular UFRGS, Membro Titular da ABC, Membro titular da TWAS e Secretária Regional da SBPC-RS)
- Até 31/7 – Chamada CNPq Nº 02/2020 – Bolsas de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora – DT.
Contribuições para o SPIN devem ser enviadas para
Cristiano Krug (interino) em
spin@if.ufrgs.br
até a sexta-feira anterior à divulgação do novo número. |
|