Quadringentésima Octogésima Quarta Edição – 2020

 

Edição 484, de 15/06/2020

Ações do IF na pandemia

  • O IF apoia o projeto do Hospital de Clínicas que vai tratar pacientes da Covid-19 com plasma de pessoas que já tiveram a infecção e se recuperaram. A doação do plasma é como uma doação de sangue. Interessados(as) em doar devem contactar a equipe do HCPA pelo e-mail doadordeplasma@hcpa.edu.br.


NOTÍCIAS

  • UFRGS prorroga até 30 de junho a suspensão de atividades presenciais.
  • O Pergunte ao CREF está com tudo durante a pandemia! Desde a suspensão das atividades presenciais ocorreram 23 novas postagens e houve meio milhão de visualizações nas 1376 postagens existentes. O total de visualizaçõe é 12% maior do que no mesmo período de 2019.
  • Renovação dos empréstimos na Biblioteca: Os empréstimos em dia foram renovados automaticamente até o dia 14 de julho. Caso o período de suspensão das atividades seja ampliado, os empréstimos continuarão sendo renovados tendo como prazo a devolução para uma semana após o término da suspensão das atividades acadêmicas.
  • Contatos da segurança no Campus do Vale (cadastre em seu celular)
    • Chefe da Vigilância: Jonacir Rolim – 3308 6751
    • Plantão Campus do Vale: 3308 6601 (24 h)
    • Plantão de Monitoramento: 3308 9939 (24 h)
    • Plantão Pórtico: 3308 7431 (24h)
  • Aniversariantes do mês
    • Carolina Brito Carvalho dos Santos (02/06)
    • Rubem Erichsen Junior (02/06)
    • Daniel Pires Moreira da Silva (07/06)
    • Basilio Xavier Santiago (17/06)
    • Stefan Demoliner (22/06)
    • Joselito Massur (24/06)
    • Ricardo Rego Bordalo Correia (26/06)
    • Sérgio Ribeiro Teixeira (27/06)
    • Caetano Castro Roso (28/06)


SEMINÁRIOS

ARTIGOS


EVENTOS

  • No Fronteiras da Ciência de 15/06/2020, em meio a protestos raciais em todo mundo, nosso programa não poderia falar de outro assunto que não fosse racismo. Numa resolução de 2019, a ONU enfatizou que qualquer doutrina de superioridade racial é cientificamente falsa, moralmente condenável, socialmente injusta e perigosa, e portanto deve ser rejeitada. Hoje no Brasil caminhamos por trilhas estreitas à beira de precipícios neofascistas e neonazistas, e todo esforço deve ser feito para que a Declaração Universal dos Direitos Humanos seja compreendida, respeitada e efetivada, e que o Brasil se torne o país democrático, igualitário e laico que queremos. O Fronteiras da Ciência e toda sua equipe estão nessa mesma trincheira. Nosso convidado é o Alan Alves Brito, professor do Departamento de Astronomia e, conversando com ele, Jeferson Arenzon (Depto. de Física) e Jorge Quillfeldt (Depto. de Biofísica), todos da UFRGS. Este episódio, juntamente com os anteriores, ficará disponível na página oficial do programa e também aqui. Assine nosso podcast via agregador (RSS). Experimente nosso aplicativo para Android baixando-o aqui. Curta nossa “fan page” no Facebook e siga-nos pelo Twitter!

DEFESAS E EXAMES

EXAME

  • Fabiola Grasnievicz Prants, “Dinâmica não linear de modelos de laser com injeção e realimentação óptica” (Nonlinear dynamics of laser systems with optical injection and feedback”).
    Orientador: Prof. Dr. Cristian Bonatto
    Local: https://us02web.zoom.us/j/89440558694
    Data: 25/06/2020, 14h


CONCURSOS


EDITAIS

  • Até 20/6 – Chamada CNPq Nº 12/2020 – Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação MAI/DAI. Caso a proposta institucional da UFRGS seja aprovada no CNPq, será realizado um edital interno para seleção dos binômios empresa/aluno bolsista. Solicitamos que as empresas parceiras interessadas enviem carta de adesão (conforme modelo do edital) até 20/6 para carlacaten @ gmail.com

CREF


VÍDEOS


TEXTOS


Contribuições para o SPIN devem ser enviadas para
Cristiano Krug (interino) em
spin@if.ufrgs.br
até a sexta-feira anterior à divulgação do novo número.