Quadringentésima Décima Quarta Edição – 2019

SPIN 414, de 14/01/2019

NOTÍCIAS
  • Até o dia 19 de janeiro acontecem a avaliação dos docentes pelos discentes e a autoavaliação docente das atividades de ensino da graduação 2018/2. Aproveite para acessar os resultados gerais da Universidade através do link.
  • Divulgado resultado Bolsas PQ-CNPQ. Contemplados IF: Alejandra Romero, Alexandre Pereira dos Santos, Allan Muller, Ana Leonor Chies dos Santos, Fabiano Bernardi, Ives Araujo, Luiz Fernando Ziebell, Magno Trindade, Marina Trevisan, Naira Balzaretti, Pedro Grande, Roberto da Silva, Rudi Gaelzer, Thaisa Bergmann, Sergio Magalhaes, Sherdil Khan e Yan Levin. Parabéns a todos!
  • Aniversariantes do mês:
    • Rosângela Fonseca Lopes (03/01)
    • Edmilson Schmidt Raupp (04/01)
    • Pedro Luis Grande (09/01)
    • Cristian Bonatto (10/01)
    • Alejandra Daniela Romero (12/01)
    • Marcia Cristina Bernardes Barbosa (14/01)
    • Maria Beatriz de Leone Gay Ducati (14/01)
    • Alexandre Pereira dos Santos (15/01)
    • José Henrique Rodrigues dos Santos (16/01)
    • Rogerio Luis Maltez (27/01)
SEMINÁRIOS
  • Colóquio: Evolution and Probability
    Palestrante: Luca Peliti
    Data: 15 de Janeiro, 16:00h a 17:00h
    Local: Anfiteatro Antônio Cabral

EVENTOS
  • VII Encontro de Física e Astronomia da UFSC: O evento contará com palestras e minicursos de professores convidados de renome na sua área de atuação.
    A programação completa e inscrições, como ouvinte e para apresentação de trabalhos, devem ser feitas no site.
    Haverá premiação a melhor apresentação oral e pôster.
    Data: 18 a 22 de Fevereiro
    Local: Auditório do Departamento de Física (sala 212) do campus Florianópolis da Universidade Federal de Santa Catarina
    Inscrições: até 26/01/19 (pôster), até 04/02/19 (apres. oral) ou até 14/02/19 (ouvinte)
  • Escola de Fabricação e Caracterização de Nanomateriais e Nanodispositivos: A Divisão de Metrologia de Materiais do Inmetro juntamente com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), campus Xerém, oferecerá a “Escola de Fabricação e Caracterização de Nanomateriais e Nanodispositivos” no período de 18 a 22 de fevereiro de 2019. O objetivo da escola é apresentar conceitos teóricos e práticos sobre técnicas avançadas de preparação e caracterização de nanomateriais e nanodispositivos. O público alvo desta escola são alunos de graduação, mestrado e doutorado, pós-docs, pesquisadores e engenheiros que desejem aprofundar seus conhecimentos em nanotecnologia e técnicas avançadas de preparação e caracterização de nanomateriais e nanodispositivos. Para maiores informações visite o sítio.
    Data: 18 a 22 de Fevereiro
    Local: Xerém, distrito de Duque de Caxias, RJ
    Inscrições: até 21/01/19
  • ICTP-SAIFR/FAIR: Workshop on Mass Generation in QCD
    Data: 25 de Fevereiro a 01 de Março
    Local: São Paulo, IFT-UNESP
    Inscrições: encerradas
    Mais informações aqui.
  • TECNOx: encontro latinoamericano e caribenho para as tecnologias livres. Depois de andar pela Argentina, pelo México e pelo Chile, o evento chega em sua quarta edição a terras brasileiras! Nesse movimento, propõe-se para a próxima edição o tema “Ética, direitos humanos e tecnologias livres” (mais informações aqui).
    Data: 11 a 15 de Março
    Local: Centro Cultural da UFRGS
    Inscrições: aqui
  • LML Summer School 2019: Postgraduate students will spend four weeks researching a project under the supervision of LML Fellows and colleagues from the ICTP and the International School for Advanced Studies (SISSA). Students will also attend a scientific writing course, and the School will culminate with student presentations of their research.
    Data: 08 de Julho a 02 de Agosto
    Local: Abdus Salam International Centre for Theoretical Physics (ICTP), Trieste, Italy
    Inscrições: até 10 de Fevereiro
    Mais informações aqui.
TESES E DEFESAS

CONCURSOS
EDITAIS
CREF
TEXTOS

Contribuições para o SPIN devem ser enviadas para
Júnior Sezerotto
spin@if.ufrgs.br
até a sexta-feira anterior à divulgação do novo número.