Manual de Instalação da Impressora Samsung (LINUX)

As novas impressoras do Instituto de Física já estão disponíveis para uso interno do instituto. O passo a passo a seguir detalhará como configurá-las corretamente em seu computador Linux. Siga as instruções e imagens abaixo.

Antes de começar

Para simplificar o processo, o Setor de Informática do Instituto desenvolveu um script que automatiza a instalação dos drivers e a configuração da impressora, sendo necessário somente que o usuário baixe o arquivo correspondente à impressora que deseja utilizar.

Entretanto, este método adiciona um novo repositório ao sistema – o que pode não ser desejado por alguns usuários. Se você deseja instalar o driver manualmente, ou se você é usuário de alguma distribuição não derivada de Debian (como Fedora, CentOS ou Arch, por exemplo) com a qual nosso script não é compatível, utilize o driver disponibilizado diretamente pela fabricante no link abaixo:

Instalando o Driver

  1. Abra uma janela de Terminal em seu computador. Na maior parte dos sistemas, basta abrir o menu de programas e procurar pelo aplicativo “Terminal” ou “Console”.

  2. Com o terminal aberto, iremos fazer o download do script de instalação. Para isso, escolha a impressora que deseja utilizar, copie e cole o comando correspondente na janela de terminal e aperte Enter.
    (DICA: Copie todo o comando, incluindo o “wget”. Você pode colar na janela de terminal clicando com o botão direito e selecionando a opção “Colar”, ou utilizando o atalho Ctrl-Shift-V)

    • Sala L203:

      wget http://lief.if.ufrgs.br/pub/printdriver/samsung-driver-L203.sh
      
    • Sala N229:

      wget http://lief.if.ufrgs.br/pub/printdriver/samsung-driver-N229.sh
    • Biblioteca:

      wget http://lief.if.ufrgs.br/pub/printdriver/samsung-driver-biblioteca.sh
    • Sala ADM 208:

      wget http://lief.if.ufrgs.br/pub/printdriver/samsung-driver-ADM208.sh
    • Corredor da Administração:

      wget http://lief.if.ufrgs.br/pub/printdriver/samsung-driver-ADMCorredor.sh
      

  3. Quando o download for concluído, copie e cole (ou digite) o comando abaixo e aperte Enter. Assim, estaremos dando permissão para que o script que baixamos possa ser executado na máquina. Se nenhuma mensagem aparecer na tela, o comando foi executado com sucesso.
    chmod u+x samsung-driver*

    (DICA: O asterisco no fim do comando é uma forma de indicar ao sistema que desejamos aplicar o comando a qualquer arquivo cujo nome comece com “samsung-driver”, já que mesmo que cada impressora possua um nome de arquivo diferente, todos iniciam desta forma. Se preferir, também é possível digitar o nome completo do arquivo como na imagem abaixo.)

  4. Iremos agora executar o script. Para que ele funcione corretamente, é preciso executá-lo com permissões de administrador – sendo assim, será solicitada a sua senha de usuário para continuar com a instalação. Copie e cole (ou digite) o comando a seguir, aperte Enter e informe sua senha quando solicitado. Ao aparecer a mensagem de boas-vindas, aperte S para continuar com a instalação, ou simplesmente aperte Enter novamente. Aguarde o término da instalação.
    sudo ./samsung-driver*.sh


    AVISO: Alguns sistemas podem não ter o comando sudo disponível (algumas máquinas com Debian, por exemplo). Nestes casos, utilize o comando abaixo. Ao invés de informar a sua senha de usuário, será necessário informar a senha de root (administrador) do sistema, portanto tenha ela em mãos.

    su -c "bash samsung-driver*.sh"
  5. Concluída a instalação, a sua impressora já estará disponível para uso. Imprima uma página de testes se desejar, para constatar seu funcionamento.