Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Tarik P. Cysne (UFF) – O Efeito Hall Orbital na fase isolante dos dicalcogenetos de metais de transição – 22 de abril 14:00

22 de abril:14:00 - 15:00

O efeito Hall orbital é análogo ao efeito Hall de spin e foi previsto pela primeira vez no silício dopado com buracos a mais de 15 anos [1]. No efeito Hall orbital uma corrente transversal polarizada em momento angular orbital (operador Lz) é gerada como resposta a aplicação de um campo elétrico longitudinal. Depois de uma década com apenas poucos estudos sobre esse efeito, a maior parte realizados em sistemas tridimensionais e metálicos, a comunidade de matéria condensada parece estar se interessando no efeito Hall orbital e em temas correlacionados ao comportamento do momento angular orbital em sólidos de forma geral, construindo-se assim o campo emergente da orbitrônica. De forma semelhante ao, já bem estabelecido, campo da spintrônica, a orbitrônica visa a manipulação do momento angular orbital dos elétrons que se movimentam em sólidos para o desenvolvimento de dispositivos mais eficientes.

Neste seminário, discutirei alguns trabalhos recentes do nosso grupo [2,3] que investigam o efeito Hall orbital em sistemas bidimensionais tais como os dicalcogenetos de metais de transição (TMD). Mostramos que em sua fase isolante, os TMDs possuem uma condutividade orbital finita, tanto em sua estrutura monocamada quanto em sua estrutura bicamada. Discutiremos brevemente a topologia associada a essas fases introduzindo o conceito de número de Chern orbital que assume o valor 1 para a monocamada e 2 para a bicamada de TMD. Também mostramos que o efeito Hall orbital no sistema bicamada ocorre sem interferência de efeitos concorrentes como o efeito Hall de vale (VHE), que está presente na monocamada, tornando assim a bicamada de TMD o sistema ideal para o estudo de transporte de momento angular orbital.

[1] “Orbitronics: The Intrinsic Orbital Current in p-Doped Silicon”, B. Andrei Bernevig, T. L. Hughes, and S.-C. Zhang, Phys. Rev. Lett. 95, 066601 (2005).

[2] “Orbital Hall insulating phase in transition metal dichalcogenide monolayers”, L. M. Canonico, T. P. Cysne, A. Molina-Sanchez, R. B. Muniz, and T. G. Rappoport, Phys. Rev. B 101, 161409(R) (2020).

[3] “Disentangling orbital and valley Hall effects in bilayers of transition metal dichalcogenides”, T. P. Cysne, M. Costa, L. M. Canonico, M. B. Nardelli, R. B. Muniz, and T. G. Rappoport, Phys. Rev. Lett. 126, 056601 (2021).

Detalhes

Data:
22 de abril
Hora:
14:00 - 15:00
Categoria de Evento:
Website:
https://sites.google.com/view/matter-ufrgs/

Local

https://mconf.ufrgs.br/webconf/seminarios-de-fisica-da-materia-condensada-if-ufrgs