Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Seminário: Elettra synchrotron facility & Fermi free-electron laser lightsources: como pesquisadores brasileiros podem ser financiados e ter acesso a estes instrumentos? (Dr. Frederico Alabarse – Elettra Sincrotrone Trieste, Italy)

23 de julho de 2019:10:30

Elettra synchrotron facility & Fermi free-electron laser lightsources

Como pesquisadores brasileiros podem ser financiados e ter acesso a estes instrumentos?

Dr. Frederico Alabarse *

Xpress – high pressure diffraction beamline, Elettra Sincrotrone Trieste, Italy

Elettra Sincrotrone Trieste & FERMI-FEL lightsources são centros de pesquisas multidisciplinares de excelência internacional, especializados na geração de luz sincrotron e FEL (free-electron laser) de alta qualidade para o estudo da matéria e ciências da vida, ambos localizados nos arredores de Trieste – Itália.

Elettra é a instalação de radiação sincrotron italiana, instrumento de terceira geração, que atende à comunidade científica e industrial nacional e internacional desde 1993, foi completamente revisada e atualizada em 2009. Em um sincrotron, elétrons circulam no anel de armazenamento atingindo velocidades de ordem relativísticas, que fornecem radiação ultra brilhante de alta intensidade. Esta radiação, que se estende desde o infravermelho até os raios-x “duros”, é produzida ao passar por diferentes dispositivos magnéticos, como onduladores, wigglers e ímãs. Os feixes de radiação são coletados por sistemas ópticos no vácuo e se propagam através de linhas de luz até chegar a estações experimentais, onde uma variedade de diferentes técnicas analíticas e de processamento está disponível. A luz resultante, dez bilhões de vezes mais brilhante do que a fornecida por fontes convencionais em laboratórios, permite que um amplo espectro de usuários de instituições acadêmicas e da indústria tenham acesso a técnicas avançadas de pesquisa e realizem experimentos de última geração em física, química e biologia, ciências da vida, ciência ambiental, medicina e patrimônio cultural. Elettra 2.0 já foi aprovado, e nos próximos anos o instrumento será totalmente renovado e atualizado para a tecnologia sincrotron de quarta geração.

FERMI (sigla para Free Electron laser Radiation para Investigações Multidisciplinares) é a instalação de laser FEL em operação para usuários externos, se localiza próxima à instalação de radiação sincrotron Elettra. É hoje o único entre as fontes FEL no mundo que operam na faixa de energia que se estende desde os raios-x ultravioleta aos raios-x “leves”. FERMI foi desenvolvido para fornecer pulsos ultracurtos (10-100 femtosegundos) totalmente coerentes com um pico de brilho dez bilhões de vezes superior ao disponibilizado pela terceira geração de fontes de luz sincrotron. FERMI abre oportunidades únicas para explorar a estrutura e estados transitórios de matéria condensada, matéria mole e matéria de baixa densidade usando uma variedade de técnicas de difração, espalhamento e espectroscopia.

Neste seminário, irei apresentar o complexo Elettra & FERMI, indicando o percurso de como pesquisadores podem encontrar a melhor técnica para seu estudo de interesse. Irei apresentar brevemente a linha de luz onde atuo, Xpress, como exemplo. Finalmente, para os interessados, de uma forma mais didática, irei apresentar como se ter acesso aos instrumentos: como fazer um proposal? E mencionar as fontes de fomento disponíveis.

Prazo final para envio de propostas para o Elettra é 16 de setembro de 2019 e está aberto a toda a comunidade internacional.

* F. Alabarse é ex-aluno do Instituto de Física (IF, graduação) e do programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais (PGCIMAT, mestrado) da UFRGS. Com doutorado pela Université de Montpellier, possui experiência posdoc no Synchrotron SOLEIL e na Sorbonne Universités, e hoje é pesquisador na Xpress, a linha de luz dedicada a estudos estruturais da matéria sob condições extremas da Elettra Synchrotron Facility.

e-mail: frederico.alabarse@elettra.eu

Detalhes

Data:
23 de julho de 2019
Hora:
10:30
Categorias de Evento:
,

Local

Anfiteatro Antônio Cabral – Prédio 43.135
Porto Alegre, RS Brasil