Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Palestra: O privilégio da servidão (Ricardo Antunes – Professor Titular Unicamp/SP)

17 de junho:14:00

A Comissão Interna de Supervisão de Carreira dos Técnico Administrativos da UFRGS convida a toda a comunidade da UFRGS e comunidade em geral para a palestra “O privilégio da servidão”, com Ricardo Antunes.

Ricardo Antunes é um dos principais nomes da Sociologia do Trabalho no Brasil. Professor titular de Sociologia no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH/Unicamp).

O estudo apresenta uma análise detalhada das mudanças trabalhistas que ocorreram na história recente do país, desde a redemocratização até o impeachment de Dilma Rousseff, e seu eixo está em compreender a explosão do novo proletariado de serviços, que se desenvolve com o trabalho digital, on-line e intermitente. Antunes demonstra como estão se manifestando essas tendências tanto nos países da Europa quanto no Brasil, apresentando elementos presentes na nova morfologia do trabalho. Os adoecimentos, padecimentos, precarizações, terceirizações, desregulamentações e assédios parecem tornar-se mais a regra do que a exceção.

Um dos principais estudiosos da sociologia do trabalho no Brasil, Antunes combina a pesquisa sociológica concreta, rigorosa e empiricamente fundamentada com um compromisso social intransigente, a saber, a tomada de partido pelos explorados e oprimidos. “Se o mundo atual nos oferece como horizonte imediato o privilégio da servidão, seu combate e seu impedimento efetivos, então, só serão possíveis se a humanidade conseguir recuperar o desafio da emancipação”, afirma o autor. (Fonte: Boitempo Editora)

Incrições podem ser feitas por aqui.

INSCRIÇÕES ENCERRADAS! Será oportunizado o ingresso no auditório após a entrada dos(as) inscritos(as).

O certificado de participação será emitido após o evento e enviado para o e-mail dos participantes.

Participe! Entrada franca.

Detalhes

Data:
17 de junho
Hora:
14:00
Categoria de Evento:

Local

Centro Cultural da UFRGS – Auditório Ipê