Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Palestra no Planetário: Nanomateriais e Nanotecnologia: Uma introdução à ciência do mundo Nano (Fabricio Faita)

16 de agosto:19:30 - 21:00

XIII Ciclo de Palestras do Instituto de Física/UFRGS

Planetário José Baptista Pereira – UFRGS

Avenida Ipiranga, 2000 – Santana – Porto Alegre

Sempre às 19h30min


NANOTECNOLOGIA: UMA INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DO MUNDO NANO

Nanotecnologia é um termo cunhado para o ramo da ciência que aborda a manipulação de materiais em escala nanométrica. Nessas dimensões a matéria possui dimensões atômicas e/ou molecular e novas propriedades físicas se manifestam. Essas novas propriedades são únicas e inexistem nos materiais quando estes possuem dimensões massivas. Redução significativa da temperatura de transição de fase, efeitos quânticos e de superfície, novos níveis e subníveis eletrônicos, propriedades eletrônicas únicas, são exemplos de novas propriedades físicas que são observadas em nanomateriais. Assim, a nanotecnologia está muito fortemente associada à nanociência, ramo da ciência que investiga as novas propriedades desses novos materiais. Nesse seminário serão apresentadas algumas das novas propriedades que surgem nos materiais em escala nano, as dependências necessárias e suas potenciais aplicações. Ainda, um apanhado dos produtos e tecnologias nano já disponíveis no mercado.

Fabricio Luiz Faita   possui graduação em Física-Licenciatura Plena pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2007). Possui Mestrado (2010) e Doutorado (2014) em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina, tendo realizado parte do doutoramento (estágio sanduíche) na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (2011-2012). Atualmente suas pesquisas estão relacionadas à área da Física experimental, com ênfase em Física da Matéria Condensada e é revisor dos periódicos científicos: Materials Chemisty and Physics e Materials Science & Engineering. C. Desenvolve pesquisa com semicondutores óxidos (Cu2O, ZnO, TiO2, entre outros) para produção de hidrogênio via eletrólise da água, buscando desenvolver eletrodos fotocatalíticos de elevada eficiência e estabilidade. (Texto informado pelo a

16 de agosto de 2018 (quinta-feira) – 19h30min.

Como ingresso, solicitamos a doação de 1 kg de alimento não perecível, material escolar, brinquedos ou roupas que serão distribuídos às instituições carentes do entorno do Campus do Vale da UFRGS.

Obs.: emissão de certificados com validade para créditos complementares aos alunos da UFRGS.

Detalhes

Data:
16 de agosto
Hora:
19:30 - 21:00
Categoria de Evento:

Local

Planetário Professor José Baptista Pereira
Av. Ipiranga, 2000
Porto Alegre, Rio Grande do Sul 90160-091
Telefone:
(51)3308-5384
Website:
http://www.ufrgs.br/planetario/