Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Palestra no Planetário: Einstein e o radiante céu do Brasil: os 100 anos da comprovação da Teoria da Relatividade Geral (Cristina Furlanetto)

29 de maio de 2019:19:30

XIV Ciclo de Palestras do Instituto de Física/UFRGS

Planetário José Baptista Pereira – UFRGS

Avenida Ipiranga, 2000 – Santana – Porto Alegre

Sempre às 19h30m

EINSTEIN E O RADIANTE CÉU DO BRASIL: OS 100 ANOS DA COMPROVAÇÃO DA TEORIA DA RELATIVIDADE GERAL

A era moderna da Cosmologia iniciou com a publicação da Teoria da Relatividade Geral por Einstein em 1915. Esta teoria faz uma descrição geométrica da gravitação e uma de suas principais premissas é que matéria e energia modificam a malha do espaço-tempo, podendo inclusive defletir a trajetória da luz que viaja por ele. O primeiro experimento para confirmar observacionalmente a teoria de Einstein foi realizado em 29 de maio de 1919, durante um eclipse solar, observado em Sobral (CE) e na Ilha do Príncipe. Os astrônomos utilizaram o eclipse para provar que a luz de estrelas distantes era defletida pelo campo gravitacional do Sol por um ângulo que concordava com a aquele que havia sido previsto por Einstein. Nesta palestra, eu discutirei este famoso experimento em seu contexto histórico e sociológico, dando ênfase aos resultados obtidos em Sobral, e também mostrarei o seu impacto na Cosmologia e Astrofísica modernas. 

CRISTINA FURLANETTO – é professora do departamento de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É graduada em Física pela UFRGS, Mestre em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e Doutora em Física pela UFRGS. Realizou pós-doutorado na University of Nottingham (Inglaterra) e na UFRGS. Sua principal área de pesquisa é formação e evolução de galáxias.

29 de maio de 2019 (quarta-feira)

Como ingresso, solicitamos a doação de 1 kg de alimento não perecível, material escolar, brinquedos ou roupas que serão distribuídos às instituições carentes do entorno do Campus do Vale da UFRGS.

Obs.: emissão de certificados com validade para créditos complementares aos alunos da UFRGS.

Detalhes

Data:
29 de maio de 2019
Hora:
19:30
Categorias de Evento:
,

Local

Planetário Professor José Baptista Pereira
Av. Ipiranga, 2000
Porto Alegre, Rio Grande do Sul 90160-091
Telefone:
(51)3308-5384
Ver site do Local