
- Este evento já passou.
Palestra no Planetário: De sacudir átomos a destruir pontes: o que a ressonância tem a ver com isso? (Thomas Braun)
25 de outubro de 2018:19:30 - 21:00
XIII Ciclo de Palestras do Instituto de Física/UFRGS
Planetário José Baptista Pereira – UFRGS
Avenida Ipiranga, 2000 – Santana – Porto Alegre
Sempre às 19h30min
De sacudir átomos a destruir pontes:
o que a ressonância tem a ver com isso?
A ressonância é abundante em nosso mundo tanto na natureza como em dispositivos construídos pelo homem. Após apresentar noções básicas sobre ressonância, dentre os inúmeros exemplos possíveis, focamos em átomos e pontes. Ao “sacudir” átomos podemos explicar porque objetos são transparentes ou opacos à luz, porque o céu é azul e o pôr do sol é vermelho. Por sua vez, entender o efeito da ressonância em pontes é vital para mantê-las íntegras. Nesse aspecto, o colapso da ponte de Tacoma em 1940 é um exemplo muito emblemático e o comentamos com algum detalhe. Também relatamos sobre efeitos da ressonância na ponte Rio-Niterói. Finalizamos apresentando um exemplo mais elusivo de ressonância que é a ressonância estocástica.
THOMAS BRAUN – possui bacharelado (1982), licenciatura (1990), mestrado (1987) e doutorado (1996) em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é Professor Adjunto da UFRGS. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física Geral. Além do Ensino de Física, atua principalmente nos seguintes temas: Dinâmica Não Linear, Caos Determinístico e Descarga Elétrica Luminosa.
25 de outubro de 2018 (quinta-feira) – 19h30min.
Como ingresso, solicitamos a doação de 1 kg de alimento não perecível, material escolar, brinquedos ou roupas que serão distribuídos às instituições carentes do entorno do Campus do Vale da UFRGS.
Obs.: emissão de certificados com validade para créditos complementares aos alunos da UFRGS.