
- Este evento já passou.
Palestra na Saraiva: Uma (re)visão dos Raios X (Jonder Morais)
31 de outubro de 2018:19:30 - 21:00
CONVERSAS AO PÉ DO FÍSICO – 2018
Saraiva – Praia de Belas Shopping
Avenida Praia de Belas, 1181 – Porto Alegre
UMA (RE)VISÃO DE RAIOS X
Em 8 de novembro de 1895, o físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen foi o primeiro a reconhecer um “novo tipo de raio”, e o denominou como “X” para indicar que era um tipo desconhecido. A repercussão mundial de sua descoberta lhe rendeu o primeiro Prêmio Nobel de Física em 1901. Prof. Roentgen descobriu-os quase por acidente, munido apenas com sua curiosidade e capacidade de executar experimentos bem planejados, e com a metodologia científica adequada. Os raios X são uma forma de radiação eletromagnética de alta frequência capaz de penetrar objetos sólidos, o que lhes rendeu um grande número de aplicações quase que imediatas e ao mesmo tempo admiráveis para nossa sociedade. Tamanho impacto foi suficiente para que em 2009 os raios X fossem eleitos como a mais importante descoberta moderna pelo público britânico.
Nesta palestra será apresentada e discutida a importância dos raios x em diversas áreas da ciência, desde seu uso em diagnósticos médicos até no desenvolvimento de materiais avançados.
JONDER MORAIS – Possui graduação em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (1987), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1991), e doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Realizou pós-doutorado na Johannes Gutenberg Universitaet (Alemanha-1996), University of California at Berkeley e Lawrence Berkeley National Lab (EUA-1997). Atualmente é Professor Titular no Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e coordena o Laboratório de Espectroscopia de Elétrons (LEe-) onde se dedica a produzir novos materiais nano-estruturados e a explorar suas propriedades inusitadas. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física de Superfícies, e sua pesquisa é norteada pelo desenvolvimento de nano-catalisadores, os quais podem ser aplicados na produção de energia limpa, para reduzir a emissão de gases do efeito estufa e em alguns processos industriais. Mais recentemente seu trabalho também envolve o desenvolvimento de novos biossensores mais eficientes e de menor custo, tais como os utilizados para determinar o índice glicêmico em diabéticos.
31 de outubro de 2018 (quarta-feira) – 19h30min.
Como ingresso, solicitamos a doação de 1 kg de alimento não perecível, material escolar brinquedos, ou roupas que serão distribuídos às instituições carentes do entorno do Campus do Vale da UFRGS.
Obs.: emissão de certificados com validade para créditos complementares aos alunos da UFRGS.