Carregando Eventos

« Todos Eventos

Palestra na Saraiva: Uma (re)visão dos Raios X (Jonder Morais)

31 de outubro:19:30 - 21:00

CONVERSAS AO PÉ DO FÍSICO – 2018

Saraiva – Praia de Belas Shopping

Avenida Praia de Belas, 1181 – Porto Alegre


UMA (RE)VISÃO DE RAIOS X

Em 8 de novembro de 1895, o físico alemão Wilhelm Conrad Roentgen foi o primeiro a reconhecer um “novo tipo de raio”, e o denominou como “X” para indicar que era um tipo desconhecido. A repercussão mundial de sua descoberta lhe rendeu o primeiro Prêmio Nobel de Física em 1901. Prof. Roentgen descobriu-os quase por acidente, munido apenas com sua curiosidade e capacidade de executar experimentos bem planejados, e com a metodologia científica adequada. Os raios X são uma forma de radiação eletromagnética de alta frequência capaz de penetrar objetos sólidos, o que lhes rendeu um grande número de aplicações quase que imediatas e ao mesmo tempo admiráveis para nossa sociedade. Tamanho impacto foi suficiente para que em 2009 os raios X fossem eleitos como a mais importante descoberta moderna pelo público britânico.

Nesta palestra será apresentada e discutida a importância dos raios x em diversas áreas da ciência, desde seu uso em diagnósticos médicos até no desenvolvimento de materiais avançados.


JONDER MORAISPossui graduação em Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (1987), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1991), e doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Realizou pós-doutorado na Johannes Gutenberg Universitaet (Alemanha-1996), University of California at Berkeley e Lawrence Berkeley National Lab (EUA-1997). Atualmente é Professor Titular no Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e coordena o Laboratório de Espectroscopia de Elétrons (LEe-) onde se dedica a produzir novos materiais nano-estruturados e a explorar suas propriedades inusitadas. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física de Superfícies, e sua pesquisa é norteada pelo desenvolvimento de nano-catalisadores, os quais podem ser aplicados na produção de energia limpa, para reduzir a emissão de gases do efeito estufa e em alguns processos industriais. Mais recentemente seu trabalho também envolve o desenvolvimento de novos biossensores mais eficientes e de menor custo, tais como os utilizados para determinar o índice glicêmico em diabéticos.

31 de outubro de 2018 (quarta-feira) – 19h30min.

Como ingresso, solicitamos a doação de 1 kg de alimento não perecível, material escolar brinquedos, ou roupas que serão distribuídos às instituições carentes do entorno do Campus do Vale da UFRGS.

Obs.: emissão de certificados com validade para créditos complementares aos alunos da UFRGS.

Detalhes

Data:
31 de outubro
Hora:
19:30 - 21:00
Categoria de Evento:

Local

Livraria Saraiva (Avenida Praia de Belas, 1181, 2º piso)