Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Palestra na Saraiva: Observando o Universo através de lentes gravitacionais (Cristina Furlanetto)

29 de agosto:19:30 - 21:00

CONVERSAS AO PÉ DO FÍSICO – 2018

Saraiva – Praia de Belas Shopping

Avenida Praia de Belas, 1181 – Porto Alegre

OBSERVANDO O UNIVERSO ATRAVÉS DE LENTES GRAVITACIONAIS

Observar objetos astronômicos distantes nos permite voltar no tempo e estudar os estágios iniciais do Universo, quando a maioria das estrelas estava nascendo e as galáxias passavam por um período mais ativo de crescimento. Embora seja muito desafiador observar galáxias em distâncias tão grandes, a natureza eventualmente pode nos dar uma ajuda através do fenômeno de lentes gravitacionais, que ocorre devido à deflexão da luz pela gravidade. Nesta palestra, eu discutirei o fenômeno de lentes gravitacionais, que faz com que o tamanho aparente e o brilho de galáxias distantes sejam amplificados por fatores muitas vezes maiores do que 10. Mostrarei que usando modelos numéricos para reconstruir os sistemas de lentes podemos entender o histórico de formação e evolução de galáxias e investigar a história de expansão do Universo.

CRISTINA FURLANETTO – é professora do departamento de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É graduada em Física pela UFRGS, Mestre em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e Doutora em Física pela UFRGS. Realizou pós-doutorado na University of Nottingham (Inglaterra) e na UFRGS. Sua principal área de pesquisa é formação e evolução de galáxias.

29 de agosto de 2018 (quarta-feira) – 19h30min.

Como ingresso, solicitamos a doação de 1 kg de alimento não perecível, material escolar brinquedos, ou roupas que serão distribuídos às instituições carentes do entorno do Campus do Vale da UFRGS.

Obs.: emissão de certificados com validade para créditos complementares aos alunos da UFRGS.

Detalhes

Data:
29 de agosto
Hora:
19:30 - 21:00
Categoria de Evento:

Local

Livraria Saraiva (Avenida Praia de Belas, 1181, 2º piso)