Palestra na Saraiva: O tempo da Física e do Marcel Proust (Livio Amaral)

25 de julho:19:30 - 21:00

CONVERSAS AO PÉ DO FÍSICO – 2018

Saraiva – Praia de Belas Shopping

Avenida Praia de Belas, 1181 – Porto Alegre

O TEMPO DA FÍSICA E DO MARCEL PROUST

Na palestra serão abordados os conceitos e significados da variável tempo em variados contextos da física, em alguns processos biológicos e na literatura de Proust.

LÍVIO AMARAL – bacharel em Física (1974), Mestre em Física (1977) e Doutor em Física (1982) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com pós-doutorados em Paris, França (1985) e Amsterdam, Holanda (1992). Desde 1998 é Professor Titular do Departamento de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Exerceu diversos cargos de representação, e administração na UFRGS, em agências do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Ministério da Educação (MEC) e Fundações de Amparo à Pesquisa e na Diretoria da Sociedade Brasileira de Física (SBF). Em 2007 recebeu o Prêmio FAPERGS/Copesul – Pesquisador Destaque na área de Física e Astronomia). Recebeu da Presidência da República do Brasil a Comenda (2006) e a Grã-Cruz (2009) da Ordem Nacional do Mérito Científico. Em 2014 foi eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Exerceu o cargo de Diretor de Diretor de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento do Ensino Superior (CAPES) de 2009 a 2015. Tem área de atuação na física experimental nos temas: implantação iônica, análise e modificação de materiais de dimensões nanométricas por feixes iônicos; técnicas de análises físicas associadas a feixe de íons em estudos de diferentes tipos de materiais vegetais e tecidos orgânicos; Síntese e Caracterização de Matrizes Nanoestruturadas de Óxidos Semicondutores para Utilização em Fotocatálise.

25 de julho de 2018 (quarta-feira) – 19h30min.

Como ingresso, solicitamos a doação de 1 kg de alimento não perecível, material escolar, brinquedos ou roupas que serão distribuídos às instituições carentes do entorno do Campus do Vale da UFRGS.

Obs.: emissão de certificados com validade para créditos complementares aos alunos da UFRGS.

Livraria Saraiva (Avenida Praia de Belas, 1181, 2º piso)